O Metrô de São Paulo abriu uma nova licitação relacionada à Linha 22-Marrom, que pretende ligar os municípios a oeste da capital, como Cotia, à região de Pinheiros e Sumaré.
O novo certame envolve o acompanhiamento técnico, assessoria e controle de qualidade das atividades de sondagens geológicas que serão usadas no desenvolvimento do anteprojeto de engenharia do ramal.
As propostas deverão ser entregues em 23 de maio no centro de São Paulo.
Para tocar o anteprojeto de engenharia e estudo ambiental, a companhia selecionou e habilitou o Consórcio Systra Prime L22 em fevereiro, mas ainda não divulgou a assinatura do contrato.
A nova concorrência escolherá a empresa que dará suporte a um terceiro contrato, com a CCL Serviços em Rodovias, responsável pela realização de investigações geotécnicas, sondagens e mapeamento de redes públicas da Linha 22.
Com os estudos, o Metrô espera ter subsídios para decidir qual tipo de modal será implantado e como isso será feito. Embora a Linha 22 esteja sendo avaliada há vários anos, a empresa ainda não chegou à conclusão sobre como será seu perfil.
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Estudos internos indicaram que a Linha 22 deverá atender a 649 mil passageiros por dia. Ela também será bastante extensa, com 29 km, 19 estações e um pátio de manutenção. Serão necessários 52 trens para atender os usuários, segundo estimativa da companhia.
O ramal poderá ser subterrâneo, em superfície ou elevado, e utilizar trens convencionais ou monotrilho, por exemplo. Há também a possibilidade de que a Linha 22 tenha um projeto mais robusto até Granja Viana e de lá até Cotia um modal de média capacidade.
Deveria ser 100 % Metrô convencional.
Não faz sentido uma linha ter demanda de 650 mil pessoas e ter 2 modais diferentes por falta de demanda.
Tem que ser METRÔ. Todo resto é BALELA.
Com tantas cores p/escolher optaram pelo nome mais feio: MARRON. Alem de ser a ultima a ser pensada ainda tera mesmo esse nome e cor horriveis? Revejam isso, ja e tudo sombrio ai inventam a linha marron.
Seria interessante se fosse assim:
– Metrô subterrâneo até Cotia, com as devidas paradas previstas em projeto.
– Sistema auxiliar em BRT com a EMTU (similar ao conceito do Corredor Itapevi-Butantã): as paradas nas estações podem conter terminais menores que distribuem para bairros lindeiros (Como Granja Viana) como também para outros municípios (como Embu das Artes, ou as áreas ao sul de Carapicuíba e Barueri). Infelizmente o Itapevi-Butantã não está totalmente funcional, mas o ideal seria algo assim.
Fazer “dois tipos de modais”, tal como o Linha 2 – Linha 15, é problemático. E a experiência brasileira com monotrilhos não foi o dos melhores: não temos bons construtores e estamos sofrendo até com falta de peças para os que estão em operação, fora a linha 15 ainda não concluída.
Ou se faz modal único tipo trem, com pontos de distribuição nas estações, ou esquece-se da linha marrom e faz um BRT na Raposo Tavares. Não foi assim que ocorreu com o ABCD e a linha bronze?
Acho que, já que a linha 22 ainda está em projeto, o ideal seria já contar com a possibilidade de conectá-la com as demais linhas.
Depois da estação Sumaré, com a estação PUC na linha 6 e a Marechal Deodoro, na linha 3.
concordo e poderia ir além, ir sentido zona norte, podendo ter estações na região da avenida Caetano Álvares e ir até o Mandaqui
Será que essa linha sai até 2099? Há décadas falam nisso e nem o anteprojeto conseguiram fazer até agora…..
Vamos 🙏 agradecer por esse milagre pq estamos a décadas sofrendo e ficando doentes devido a perda de tempo que sofremos no trânsito nesse percurso estou ansiosa para ver isso um dia concluído será que vai demorar qtos anos mais!!!!!!
Se a linha Amarela levou decadas pra concluir imagine o que será dessa.
talvez meus netos vejam essa linha concluida um dia.
Já fazem alguns anos que vi publicações sobre isso e a situação continua indefinida, ou seja com muitas dúvidas e incertezas…e pelo visto com possibilidades de se conceber um embrião com sequelas…Ora, com tanta vivência e experiência já está mais do que óbvio que errar agora é imperdoável!
O problema dos dois modais diferentes é a transferência de um pro outro. A antiga transferencia em Guaianazes eram do mesmo modal e já era uma desgraça…
trem urbano é a transposição do São Francisco para o Paulista. Da mesma forma que governos enganam o nordestino com água, enganam o Paulista com mobilidade urbana. kkk