A nova ligação entre a Linha 13-Jade e os terminais do Aeroporto de Cumbica será realizada através do People Mover. Ao longo das últimas semanas as obras de implantação já tem tomado corpo, com pilares e vigas sendo implantados até o Terminal 3.
Em um novo vídeo produzido pelo canal iTechdrones é possível visualizar o avanço das obras. O modo de transporte adotado é o Aeromovel, movido a propulsçao pneumática e que utilizará trens com caixas fabricadas pela Marcopolo.
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Enquanto as primeiras unidades são fabricadas, em Guarulhos é possível visualizar pilares ao longo de todo o trecho. No início do traçado está sendo construída uma edificação que poderá servir de base de apoio ao novo sistema.
Chegando ao Terminal 1 o traçado realiza curvas relativamente fechadas, uma das características mais positivas do Aeromovel. Ali perto foram implantadas quatro novas vigas vazadas.
As vigas vazadas são outra característica importante do modo de transporte que utiliza uma vela, propulsionada pelo vento oriundo de ventiladores, para a movimentação dos veículos.
Uma quinta viga também pode ser observada isolada, ainda na área do Terminal 1. Por enquanto foram implantadas apenas vigas retas neste trecho.
Seguindo para o terminal 2, é possível observar pilares sendo construídos. Suas bases já estão finalizadas, sendo realizado a construção do corpo da estrutura com uma combinação de aço e concreto.
Chegando nas proximidades do Terminal 3 é possível notar a presença de mais uma viga vazada. Basicamente o traçado do People Mover está completamente delineado, sendo necessário o término dos pilares em alguns pontos.
Já as áreas onde ficarão as quatro estações permanecem sem estruturas visíveis, possivelmente por conta do consórcio AeroGRU preparar as fundações desses edifícios.
Avançando mais chega-se ao canteiro de obras onde são preparadas as vigas vazadas. Lá um conjunto de fôrmas faz a modelagem de cada modelo. As vigas retas geralmente são as mais simples.
Agora, estão sendo produzidas vigas curvas, que precisam se adaptar exatamente ao traçado ao qual foram projetadas. Estas vigas curvas, dado o traçado com raios de bastante apertados, deverão ser produzidas e instaladas com maior cuidado.
A previsão da conclusão do novo modo de transporte é para o começo de 2024. Até lá os primeiros trens deverão estar completos para realizarem os primeiros testes e movimentações no trecho.
A única coisa que acho estranho é ser um meio de transporte totalmente brasileiro e ser chamado com nome estrangeiro. Porquê não chamar de AEROMÓVEL? Eita Brasil que não valoriza o que é nosso.
parabéns ao nobre governador Tarcísio,sao Paulo tem tudo pra ser umas melhores metrópole mundial, Tarcísio nosso futuro presidente.
Não tem nada a ver com Tarcísio. Pare de bajular esse novo Celso Pitta. O cara quer privatizar empresas que são boas. Não se privatiza o que e é bom. Se privatiza o que é ruim!
Moda de privataria precisa acabar. E o mandato do Tarcísio também.
Anibal, aeromóvel é uma tecnologia de ‘people mover’, mas não a única. People mover é nome que se dá a categoria de transporte de BAIXA capacidade, que servem como um elevador horizontal. Você tem como people movers que são bondes, carros de cabo, e temos o aeromóvel que um é trem atmosférico de baixa pressão. Eles estão instalando o aeromóvel como um people mover, mas não tem como substituir um conceito pelo outro.
Muito bom este post, pois ele complementou com mais informações que nos escapam da atenção no vídeo!
A edificação mencionada no início do trajeto parece ser uma das casas de máquinas onde ficarão os sopradores.
Por que será que 1 viga foi instalada fora da sequência, distante das outras 4 perto do terminal 1?
Foi aqui neste post que notei que a outra viga isolada no terminal 3 que aparece no vídeo tem uma inclinação!
Essa tem seu isolamento explicado.
Faltou mais uma imagem das outras vigas no canteiro de fabricação, não são só aquelas na imagem acima, são quase 20 vigas que aparecem no vídeo.
Fiquei mais otimista com a obra.
Essa obra é mérito do ex-governador João Doria Jr. por ter dialogado com a empresa responsável e depois com o Gov. Federal em Brasília sobre a escolha do transporte público, senão fosse ex-presidente Bolsonaro (PL) em ter atrasado esse projeto em específico por razões políticas, no qual é de simples execução a obra estava para uso da população no ano passado.
A região em sí vem ficando boa com os constantes investimentos e tendo um olhar ampliado, será um cartão postal de Guarulhos e do Brasil.
Espero que agora pensem em expandir a linha 13 até Arujá ou Santa Isabel.
Ao mencionar as curvas, o texto me criou essas indagações:
Será que o aeromovel faria curvas mais fechadas se utilizasse bitola métrica em vez de bitola larga?
Ou será que o tamanho da vela impede o uso de bitolas menores?
rebU, o aeromóvel usa bitola métrica, não larga.
Você tem algum link com essa informação?
Pois não encontrei essa menção à bitola métrica no Aeromovel, vejo mais menções à bitola larga, principalmente, quando se refere ao protótipo do Gasômetro.
Enquanto os gestores continuam insistindo na troca dos atuais BRT ao invés de se expandir a Linha 13-Jade como já foi anunciado neste site, e não será a simples troca dos atuais ônibus circulares na GRU Airport por VLT, Aero Móvel, Monotrilho ou People Mover ou quaisquer outros que irá aumentar a baixa demanda desta linha!
Está licitação com a GRU Airport foi um contrato muito mal elaborado, a contrapartida que a empresa deu ao estado é praticamente nula, aí se ficou “refém” da mesma. Chega a ser absurdo os interesses de uma concessionária estejam acima dos interesses públicos por omissão e falha no contrato de concessão deste aeroporto do qual o locatário está mais preocupado com a exploração comercial e com o lucro que se pode obter com o aluguel para lojas e shoppings no local, do que o conforto dos usuários, não entendo porque o Ministério Público ainda não interviu neste imbróglio.
Com relação a postagem de fevereiro de 2019, poderia me informar a situação atual após passados um ano, uma vez que este modelo de protótipo nacional “Aeromovel” da Coester / Siemens que é uma espécie de Veículo Leve Elevado, conforme este adotado no aeroporto Salgado Filho-RS, foi uma das opções sugeridas para serem instaladas pela GRU Airport em Guarulhos-SP.
Como está a confiabilidade destas composições A-200, que contam com dois carros, e estavam parados há um ano e sete meses, por conta de falhas na manutenção nas portas e além da comunicação do veículo com as estações?