Sem previsão de início, as obras da Linha 18-Bronze, monotrilho que passará por três municípios do ABC Paulista e chegará à estação Tamanduateí, em São Paulo, receberá um novo aditivo de prazo, segundo artigo publicado pelo jornal Metro. Assinado em 2014, o contrato havia sido prorrogado até novembro de 2017 e agora terá um novo prazo até maio de 2018.
Apesar de manter viva a PPP (Parceria Público-Privada) com o consórcio VEM ABC, o governo do estado segue sem dar previsões a respeito do início dos trabalhos. Em declaração no ABC, o governador Geraldo Alckmin disse que “não dá para cravar data ainda sem ter o financiamento definido”, mas observou que “não tem decisão em curto prazo, mas haverá, sim. Tanto é que o contrato está mantido”, se referindo ao aditivo.
O principal obstáculo para que a linha de metrô saia do papel foi resolvido em dezembro do ano passado quando a Secretaria do Tesouro do governo federal elevou o “rating” do estado de São Paulo, permitindo que o ente possa contrair empréstimos no exterior – por vários anos, São Paulo foi considero incapaz de pagar suas dívidas, segundo critério da União, a despeito de outros estados terem notas positivas e poucos recursos próprios em caixa.
Agora, a expectativa é que a gestão Alckmin dê início a tramitação de um pedido de empréstimo de cerca de R$ 400 milhões para custear as desapropriações e assim, liberar as áreas necessárias para a construção das vias, estações e prédios técnicos, que são responsabilidade da concessionária VEM ABC.
A obra está prestes a completar três anos e seis meses de atraso: o contrato foi assinado em agosto de 2014 e tinha previsão de entrega quatro anos depois, ou seja, em 2018. Agora, na melhor das hipóteses, o monotrilho do ABC deverá ficar pronto apenas em 2022.
Chega Com Essa Novela Para Iniciar as Obras das Linhas do Metrô 18 (Bronze) “em Monotrilho” & 20 (Rosa) Com Operação Térrea
Não entendi o q são “plataformas laterais”.
Baccko é simples, quando as plataformas são divididas e os trens acessem pelo meio. Na plataforma central, por sua vez, os trens é que entram pelas laterais da estação.