A estação Aricanduva da expansão da Linha 2-Verde é uma das últimas que teve suas obras iniciadas. Contrastando com a maioria das estações, que já possuem grande volume de solo escavado, Aricanduva ainda está no início dos trabalhos.
Em vídeo gravado pelo canal iTechdrones pode-se ter um vislumbre inicial da estação. Nas imagens aéreas é possível observar que o método construtivo adotado será diferente daqueles aplicados na maioria das estações.
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A estação Aricanduva será construída por meio do método de poços secantes. São construídas as estruturas de reforço em forma circular na superfície e vigas entre os círculos que promovem maior estabilidade ao conjunto.
Este método construtivo foi amplamente aplicado em algumas estações da expansão da Linha 5-Lilás como Brooklin. Tal método permite maior velocidade de execução e menor interferência na superfície.
Nas imagens nota-se que duas secções circulares já estão concretadas e outras duas estão em fase de preparação. Na região central, onde possivelmente estarão alocadas mais duas secções, os trabalhos estão sendo iniciados.
Apesar do “atraso” da estação em relação às demais, a parada deverá ser uma das últimas a receber o tatuzão. O equipamento, que chegou recentemente ao porto de Santos, iniciará a primeira rodada de escavações até a estação Orfanato, partindo do Complexo Rapadura.
Até a conclusão da primeira etapa a empreiteira responsável terá tempo para concluir a construção do corpo da estação até que o equipamento seja desmontado e remobilizado na região da estação Penha. Assim, se iniciará a segunda e última etapa de perfuração dos túneis. O prazo de entrega da extensão de oito estações da Linha 2-Verde é previsto para o ano de 2026.
Confira o vídeo do canal parceiro, que também inclui as estações Guilherme Giorgi e Penha.
Na Linha 6 – Laranja, a estação São Joaquim também está sendo construída com o método de poços secantes, porém nesse caso, somente 2.