Em meio a acusações de despreparo, ViaMobilidade inicia treinamento de novos maquinistas

Concessionária anunciou uma nova turma de 26 condutores de trens que passarão por treinamento de 600 horas. Em reportagem, funcionário da CPTM entrevistado relatou preparo insuficiente de colegas
ViaMobilidade contratou 26 novos operadores (Jean Carlos)
ViaMobilidade contratou 26 novos operadores (Jean Carlos)

Em meio a uma série de polêmicas envolvendo acusações de instruções realizadas às pressas e seleção de pessoas não qualificadas, a ViaMobilidade abriu o processo de treinamento de uma nova turma de maquinistas para conduzir os trens nas Linhas 8 e 9.

Desta vez foram recrutados 26 profissionais que deverão receber o treinamento, com carga teórica e prática. Ao todo serão cerca de 600 horas de preparação. Em nota, a empresa reforçou o processo criterioso de seleção e preparação dos operadores.

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O treinamento será dividido em duas etapas, sendo uma teórica onde o funcionário vai obter conhecimentos técnicos acerca do material rodante e trechos de operação, e outro período prático onde haverá prática de condução e atuações nos trens, na maioria das vezes acompanhados de supervisores.

A concessionária ressalta que os novos operadores vão passar por um processo criterioso de formação para garantir mais segurança no dia a dia. Técnicas como o “aponte e fale”, muito aplicado nas ferrovias japonesas, também são adotadas como forma de minimizar erros.

Operador realizando a simulação em realidade virtual (Jean Carlos)
Operador realizando a simulação em realidade virtual (Jean Carlos)

Processo de seleção questionado

A empresa tem sido alvo de vários problemas relacionados a supostas condutas impróprias de operadores, incluindo abertua de portas do lado oposto da plataforma, circulação dos trens por trechos barrados pela sinalização, descarrilamentos e até mesmo o choque com uma barreira de concreto na estação Júlio Prestes.

Em reportagem veiculada no domingo (14) no programa Fantástico, da TV Globo, um maquinista da CPTM que participou dos treinamentos afirma que a empresa contratou profissionais leigos no início da concessão que sequer tinham conhecimento básico sobre ferrovia ou elétrica.

“Eles reduziram o treinamento de seis para dois meses. Não colocaram pessoas realmente que entendem de ferrovia. Eles simplesmente pegavam de baciada e botavam para treinar. Pessoas totalmente leigas, que não tinham o conhecimento de elétrica”, disse o entrevistado, que não quis se identificar.

A ViaMobilidade, no entanto, negou as acusações em nota. “A ViaMobilidade informa que o treinamento aplicado para a função de operador de trem tem duração mínima de 4 meses, conforme regulamento do contrato de concessão, fiscalizado por auditor independente e Comissão de Monitoramento das Concessões e Permissões (CMCP). A concessionária esclarece também que não realiza processos de seleção para profissionais da área de limpeza, uma vez que esse tipo de serviço é contratado de empresa terceirizada desde o início da concessão“.

Porta aberta do lado errado na estação Lapa
Porta aberta do lado errado na estação Lapa

Segundo a empresa, o processo de qualificação de profissionais exige idade mínima de 24 anos, CNH tipo B, conhecimentos em elétrica e informática.

Em empresas como a CPTM é apenas exigido ensino médio e elétrica básica, mas os treinamentos costumam ser mais abrangentes, com carga teórica maior e com profissionais com larga experiência em operação.

Nota do editor: o artigo foi editado para corrigir informações equivocadas e acréscimo da resposta da ViaMobilidade a respeito da carga horário de treinamento.

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12 comments
  1. Nesta mesma reportagem o funcionário disse q um rapaz tinha se inscrevido para faxineiro, e o chamaram para ser maquinista, algo preocupante, colocar alguém de uma área diferente q não tem conhecimento sobre trens, elétrica, etc. E ainda sem treinamento adequado, o risco da pessoa fazer alguma merd@ é muito alto, mas se tratando de Viamobilidade não da pra espera nada

    1. Amigo, se acreditar nessas reportagens ai só da ibope a fakemews, nunca foi 2 meses de treinamento e sempre foi 4, apenas a primeira leva de operadores tiveram 2 meses de treinamento com a própria CPTM devido ao prazo para assumir concessão, e essa história de faxineiro é outra fake, a empresa de faxina é terceirizada e o contrato vem da própria CPTM, então não tem como alguém se cadastrar para vaga de faxineiro pela CCR, e outra se realmente contrataram um faxineiro e deram treinamento para ser maquinista, qual seria o problema nisso? Faxineiro não é competente na visão sua e dessas páginas de fake news?

      1. O problema é não ter treinamento adequado, não é a area dele, logo esta não esta apto para tal, por conta desse pensamento de querer fazer as coisas de qualquer jeito q essas linhas estão nesta situação, e qual fonte vc tem para afirmar q essas falas são fake news? ou é tudo achismo criado na sua cabeça para defender a Viamobilidade

      2. fake news é seu comentário. a CPTM encerrou ou alterou todos os contratos que haviam serviços prestados nas linhas concedidas. isso foi publicado em diário oficial, é público.

        a viamobilidade pegou de baciada sim e não foi só maquinistas. não paga periculosidade para maquinista, atrasa salário, e os direitos são mínimos, tipo um vale alimentação de 49 reais.

  2. uma empresa que tem alta rotatividade, que sempre tá contratando, é porque se trata de um má empregadora.

    mas eles não estão preocupados com isso. o importante é o rendimento dos acionistas

    1. Aí você tocou em um ponto importante!

      A alta rotatividade de maquinistas nessa empresa é algo absurdo, que merecia uma investigação do poder público.

      Ferrovia se executa com muita experiência; caso contrário passa-se a sensação de puro amadorismo após quase dois anos de operação. Cadê a expertise da tração? Não existe, pois mandam todo mundo embora…

  3. CCR tem faxineiros próprios sim, por exemplo, na Via Quatro. Como sempre vemos funcionarios com crachá da Via Quatro trabalhando na Linha 5, não dá para duvidar que alguém inscrito para uma vaga em uma concessionária foi deslocado para outra.

  4. A CCR contrata diretamente faxineiros sim, na Via Quatro por exemplo, faxina é feita com mão de obra própria.

    Como sempre vemos funcionarios com crachá da Via Quatro atuando na Linha 5, fica claro que não tem uma separação rígida entre a linha que o funcionário vai atuar quando contratado, de forma que não dá pra negar que é possível que um funcionário inscrito para vaga de faxina na Via Quatro foi contratado para operar trens Via Mobilidade.

  5. É triste ver como as pessoas são maldosas. A população deveria culpar e cobrar os dirigentes, gerentes, acionistas da CCR para terem melhores serviços.

    Mas caem matando nos profissionais da empresa que trabalham arduamente com altas jornadas trabalhistas (a maior da CLT), salários muito abaixo das empresas que operam Brasil à fora, e sem benefícios garantidos por lei como a periculosidade, por atuarem em dispositivos elétricos. Maquinistas e Supervisores da ViaMobilidade merecem muito respeito. Pois quem errou foi corretamente demitido.

    Não é justo culpá-los por todo desmoronamento que ocorre, são profissionais de linha de frente que fazem a máquina funcionar, e mereciam maior respeito.

    Encontremos os responsáveis pela não compra de locomotivas para manutenção; pela demora em identificar trilhos partidos; pela ausência de segurança ao longo da via. Alguém é culpado..

    Recentemente uma página do Twitter denominada “Via’I’mobilidade” fez um post que enoja ao falar dos maquinistas, colocando a população contra os profissionais. Tanto que um seguidor fez questão de entrar no perfil dos condutores no Linkedin e expor onde cada um já trabalhou, como se todo mundo tivesse a obrigação de nascer maquinista.

    Maquinista possui a missão de conduzir vidas a seus destinos, e sua grande maioria faz isso com brilhantismo. Quem não fez, teve como destino a rua.

    Meu respeito aos maquinistas da ViaMobilidade!

    1. acredito que a crítica da maioria é em cima do governo e da concessionária, nunca em cima dos empregados, até porque esses são tão vítimas quanto os usuários.

      já cansei de falar aqui que a CCR paga pouco, não paga direito e explora seus funcionários.

      essa página via imobilidade eu não conheço, mas os que eu conheço que criticam a concessão não batem nos trabalhadores, mas sim no governo e concessionária

      1. Bom dia! Página com grande relevância, que não só bateu na concessionária, como nos seus maquinistas.

        https://twitter.com/viamobilidadebr/status/1658602466001268737?cxt=HHwWgsC9mfeJxYQuAAAA

        Foi uma agressão gratuita. Mas enfim, com a relevância da página, espero que façam um post falando da carga horária absurda (44 horas semanais) que esses profissionais possuem, acredito que seja o real motivo de tantos erros operacionais. Cadê o Sindicato da Sorocabana???

  6. Cada dia pior, realmente despreparados! empresa despreparada, todos os dias nos horários de picos nas principais estações Osasco, presidente Altino e Carapicuíba fecham as portas quando os passageiros estão saindo causando acidentes diários tratando os humanos pior que animais entrando pro abate, as portas fecham nas pessoas que nem saíram e tem tantas outras a entrar causando mais atraso pq tem centenas ainda pra entrar e ainda vem os seguranças truculentos puxando as pessoas presas como se tivessem comentando um crime segurando as portas, só essa semana vi dois acidentes causados por essa empresa desumana… absurdo diário cadê o MP pra ver isso?

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