O Tatuzão Sul, que escava a maior parte dos túneis da Linha 6-Laranja, estaria a pouco metros de atingir a estação SESC-Pompeia, a terceira em seu caminho até São Joaquim. De acordo com informações obtidas pelo site, a máquina pode encerrar a etapa iniciada em abril na próxima terça-feira, 30.
Até mesmo um palco estaria sendo montado no canteiro de obras para uma eventual cerimônia com a participação de autoridades, conforme apuramos. O site enviou questionamentos para a LinhaUni, concessionária do ramal, para confirmar se informação confere com o planejamento da empresa.
A tuneladora fabricada na China iniciou suas escavações em dezembro de 2021, pouco mais de um ano após a empresa espanhola Acciona assumir o lugar do consórcio Move São Paulo. A máquina e sua irmã, a Tuneladora Norte, estavam desmontadas em um galpão no VSE Tietê desde 2016 e foram montadas em tempo recorde no poço do canteiro.
Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
No entanto, em fevereiro de 2022, quando havia acabado de chegar a outro poço, o SE Aquinos, houve um rompimento de um interceptor de esgoto da Sabesp, logo acima do túnel escavado. A ruptura alagou túneis e poços e inundou o tatuzão com esgoto.
Após um demorado processo de recuperação, o TBM (Tunnel Bore Machine) retomou seu trabalho em agosto do ano passado. Desde então passou pelas estações Santa Marina e Água Branca. Ele deve percorrer quase 10 km até um ponto logo após a estação São Joaquim, onde será desmontado.
E eu que li a manchete todo empolgado com a possibilidade das obras estarem evoluindo de pressa, só pra descobrir que ainda faltam 10km de escavação :/