Na última quinta-feira (25) o Metrô de São Paulo entregou para a operação o novo conjunto de portas de plataforma da estação Belém. É a segunda estação que possui equipamentos desta natureza em operação após Vila Matilde.
É também a primeira estação a contar com o equipamento fornecido pelo Consórcio Kobra, contratado em 2019 para fornecer 88 fachadas para estações das linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha.
O site esteve na estação Belém durante o período da noite e traz alguns detalhes de funcionamento deste equipamento.
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As portas de plataforma instaladas na Linha 3-Vermelha são compostas por módulos, de forma que a sua montagem seja facilitada e célere. Seu principal objetivo é propiciar maior segurança aos passageiros que aguardam o trem na plataforma.
Normalmente, as portas de plataforma ficam conjugadas com o sistema de sinalização. No caso das Linhas 1-Azul, 2-Verde, 4-Amarela, 5-Lilás e 15-Prata, o controle das portas está associado ao sistema CBTC.
Mas, como o novo sistema de sinalização ainda não está concluído na Linha 3-Vermelha, as portas de plataforma operam por um modo nomeado por “AUX/BK”. O Backup das portas de plataforma atua como um sistema secundário importante.
Quando está em operação, uma série de sensores realiza a leitura das portas dos trens. Quando o trem abre as portas, os sensores detectam esta atividade e abrem as portas da plataforma. O mesmo ocorre no fechamento, assim que as portas do trem fecham as portas de plataforma correspondem.
Neste tipo de operação ocorre um pequeno atraso, natural, por parte dos equipamentos. Quando o CBTC estiver plenamente operacional estas restrições deixarão de existir, tornando o funcionamento das portas de proteção mais dinâmicas e eficientes.
O plano do Metrô de São Paulo é de que, neste primeiro momento, todas as estações das Linhas 1-Azul e 3-Vermelha, as mais movimentadas de toda a rede, possuam fachadas de segurança.
A única coisa que precisa de ajustes é a “centralização” das portas do trem com as PSD’s.
Após a conclusão CBTC da linha vermelha , as estações poderão receber os formidáveis painéis com os intervalos e lotações dos vagões, desenvolvido pelo metrô, um trabalho de excelência, e extrema expertise!
Qual a previsão da licitação portas de plataforma da linha verde?
Qual a previsão de finalizar a implantação do CBTC na linha Vermelha ?
o CBTC vai proporcionar:
*Mais conforto e segurança aos usuários com capacidade de realizar paradas mais precisas e suaves nas estações;
* Redução nos intervalos com possibilidade de injeção de mais trens no carrossel permitindo incríveis 15 metrôs de distância entre os trens;
*Instalação de painéis com os horários dos próximos trens e indicação dos vagões mais vazios para o passageiro embarcar em uma viagem mais confortável !
…é preciso divulgar o cronograma, e prazos de para finalizar a implantação.
Ontem (29/05) as portas de plataforma não abriram qdo o trem parou (era umas 16:30). O trem fechou e abriu as portas novamente e as da plataforma continuaram fechadas. Na porta que eu estava os usuários dentro do trem puxaram a alavanca laranja e só aquela porta abriu, deixando eles descerem. Depois disso o trem fechou as portas e partiu sentido Itaquera. A da plataforma fechou em seguida.
O Delay entre a abertura e o fechamento das portas está bem alto….
Lembro que, qdo o metrô ativou em V.Matilde lá atrás e em Sacomã ainda com o ATO, as portas fechavam logo que apitava o sinal de fechamento…dai atrasava um pouco, mas não era tão longo assim.
Já em Belem, a porta do trem fechou e as do PSD ainda nem tinha começado a fechar…
Isso acaba que atrasando a partida dos trens em uns segundos preciosos….