Em seu discurso no canteiro de obras da estação SESC-Pompéia nesta quarta-feira (31), o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) trouxe boas notícias como a extensão de 5 km e seis estações da Linha 6-Laranja. Mas o mandatário também admitiu que o ramal em construção deverá abrir apenas em 2026 e parcialmente.
“Em 2026 vamos ter parte dessa linha operando, transportando pessoas“, disse Tarcísio pouco antes de confirmar a extensão do ramal, que hoje possui 15,3 km em construção.
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Inicialmente, a meta da Acciona, que constroi a linha, era abrir as estações no final de 2025, mas no comunicado enviado nesta quarta-feira, a empresa e a concessionária LinhaUni não citam um prazo para conclusão.
A opção por abrir parcialmente a Linha 6-Laranja existe em contrato. Basta para isso que o trecho esteja conectado ao restante da malha metroferroviária. Essa hipótese envolve abrir uma extensão que inclua a estação Água Branca, onde haverá conexão com as linhas 7-Rubi e 8-Diamante.
Ao mesmo tempo será preciso que os túneis sejam abertos até o futuro pátio Morro Grande, onde os trens fornecidos da Alstom serão mantidos e local também do CCO da Linha 6.
A nova previsão do governo pode ter sido influenciada por dois fatores, o atraso nas escavações dos dois tatuzões, por conta do alagamento ocorrido em fevereiro de 2022, e as descobertas arqueológicas no subsolo de onde será construída a estação 14 Bis. Além disso, há um poço de ventilação, o VSE Almirante Marques, na Rua Ulisses Paranhos, 78, que não foi iniciado ainda.
Batismo da tuneladora norte
A LinhaUni prevê que a tuneladora sul deva chegar em sua próxima estação, Perdizes, em outubro. O trecho, de cerca de 820 metros, é praticamente uma linha reta em relação à SESC-Pompeia e se mantiver o bom ritmo da última etapa, ele pode ser vencido em pouco mais de dois meses. Tudo dependerá do tempo necessário para arrastar o tatuzão de 2 mil toneladas para o novo emboque e da necessidade de serviços de manutenção na máquina, sempre realizados durante as paradas nas estações.
Tarcísio ainda prometeu comparecer à chegada da outra tuneladora (Tatuzão Norte) na estação João Paulo I, aguardada para meados de julho. Segundo ele, será feito o batismo da máquina, que segue sem homenagear nenhuma personalidade, ao contrário da tuneladora sul “Maria Leopoldina”.
4 meses para chegar em Perdizes, dúvido que abra mesmo em 2026 mesmo que parcialmente, até que todos os testes sejam feitos e etc….
Nesta cerimônia com o governador do estado referente a Linha 6-Laranja de chegada da tuneladora sul à estação SESC Pompéia, Tarcísio utilizou da mesma tática de sucessivas procrastinações como faziam seus antecessores do PSDB para justificar múltiplos adiamentos afirmando de forma aleatória sem detalhar que a Linha terá mais 5 km além dos 15,3 km atualmente em construção será expandida com quatro estações após São Joaquim e outras duas no sentido norte sem informar quais seriam esses novos pontos de embarque.
Vemos neste episódio a repetição do ocorrido com o Grupo Acciona e construtora Mendes Júnior estavam envolvidas nas obras das linhas 2-Verde e 6-Laranja, dois projetos bilionários sobre trilhos eram duas empreiteiras que não concluíram obras do Rodoanel à frente de novas linhas do Metrô, significando que os administradores não aprenderam nada com os erros do passado recente, além do fato de matéria 11/1/23 do site “Metrô instaurar processos contra consórcio responsável pelas obras da Linha 17-Ouro” foi uma farsa!
O Consórcio Expresso Ipiranga é formado pela Álya Construtora e Coesa Construção e Montagens. Aqui vemos a tática de simples substituição de denominações como a construtora Queiroz Galvão enquanto a segunda é parte do antigo grupo OAS, hoje renomeada como Construtora Coesa.
A tuneladora Norte poderia ser batizada de Maria Domitila, a Marquesa de Santos que foi amante de Dom Pedro I.
Não! Poderia ser batizada como sendo: filha da incompetência estadual de SP” !!!! Outra: Aqui é Brasil e não a CHINA !! Lá as coisas parecem que andam rápidas quando o assunto é transporte de passageiros por trem, metrô e por aí vai !! Viva. China “comunista”
Ditadura comunista é simples. Ninguém questiona nada, não tem licença ambiental, derruba sua casa e ninguém tá nem aí. Assim é rapidinho mesmo… como tem gente que cai nesse papo de comunismo. Tem que ser muito ignorante!!
A china constrói mais rápido pq utiliza métodos mais avançados como construção pré-fabricada e impressão 3D, oq economiza tempo e recursos, e investem pesado em tecnologias de ponta, por isso constróem mais rapido, e vc também tem q ser MUITO ignorante, pra não perceber q aqui mesmo com TUDO licitado, TUDO desapropriado, as obras demoram ANOS ou DÉCADAS para ficarem prontas, mas vc não entende isso
Acho engraçado que todos estavam elogiando o bom ritmo da obra e agora que sabemos que irá atrasar alguns meses parece que não aconteceu nada pro atraso e é puramente incompetência, sendo que presenciamos um acidente gravíssimo na construção e ainda estamos vendo um atraso claro na construção de 14 Bis por motivos de preservação de patrimônio histórico, é absurdamente bizarro como a população tem memória curta e parece sempre só reclamar sem ter um olhar crítico, era óbvio que teriam atrasos com os dois eventos que eu e o site citamos, qual a surpresa então?
DESDE QUE ACONTECEU O PRIMEIRO ACIDENTE ,NO VSE TIETE , ERA CLARO QUE HAVERIA ALGUM ATRASO, AGORA FALAR QUE O COMUNISMO É BOM , VEJA GULAG ,VEJAM OS PAISES QUE SÃO E COMO ESTÃO , GENTE VAMOS FAZER UMA BOA CRITICA COMO O KIRITSU FEZ, CAVAR NO SOLO DA CIDADE DE SÃO PAULO NÃO É TÃO FACIL COMO PARECE.