CPTM quer iniciar obras da Linha 13-Jade em Bonsucesso até 2026

Atualmente a estatal trabalha na finalização do anteprojeto de infraestrutura e de edificações
Linha 13-Jade deverá ser expandida até 2026 (Jean Carlos)
Linha 13-Jade deverá ser expandida até 2026 (Jean Carlos)

A CPTM pretende viabilizar a expansão leste da Linha 13-Jade até Bonsucesso por volta do ano de 2026. As informações constam do plano de negócios da estatal que delimita metas para os próximos cinco anos.

Atualmente a companhia tem focado seus esforços para a extensão dos serviços até a estação Palmeiras-Barra Funda. A promessa é de que já no segundo semestre trens do Expresso Aeroporto comecem a partir do polo intermodal.

Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

Levar o trem até os bairros mais populosos de Guarulhos ainda deverá demorar alguns anos.

Estação Palmeiras-Barra Funda já começa a receber placas da Linha 13-Jade (Jean Carlos)
Estação Palmeiras-Barra Funda já começa a receber placas da Linha 13-Jade (Jean Carlos)

Para isso a empresa deverá focar na conclusão de dois anteprojetos importantes. O primeiro é a finalização do anteprojeto de infraestrutura, enquanto o segundo tem maior ênfase nas edificações.

Dentro desse cenário a CPTM poderá aumentar consideravelmente a quantidade de passageiros transportados na Linha 13-Jade, já que atenderá bairros notadamente mais populosos da cidade.

Trem da Linha 13-Jade deverá chegar em bairros mais populosos de Guarulhos (Jean Carlos)

A viabilização financeira do projeto poderia se dar através da concessão do trio de linhas da zona leste, 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade. O governo do estado apontou que os três ramais estão na mira para a concessão de seus serviços.

Total
1
Shares
Antes de comentar, leia os termos de uso dos comentários, por favor
9 comments
  1. Enquanto isso, a “simples” obra de expansão da Linha 12 – Safira ficou esquecida no churrasco. E olha que a CPTM até implantou uma das novas vias dentro da Estação Suzano e está usando a plataforma fantasma pra estacionamento de trens.

  2. Mais uma vez o governador Tarcísio anuncia a postergação da extensão das quatro estações da Linha 13-Jade no sentido Alto Tietê / Guarulhos ou seja para o final de seu mandato assim como fez ao admitir que ia atrasar a entrega da Linha 6-Laranja ao invés de anunciar a prioridade de se adiantar a construção da Estação Integrada Água Branca, inclusive com a ViaMobilidade em conjunto com a CPTM, a qual seria de utilização imediata independente da conclusão da Linha 6-Laranja do Metrô, mais uma vez trapaceou a população dizendo simplesmente da intenção de construir mais seis estações para após 2026!
    É insensato esta insistência sem nenhuma expansão de linhas e preparação prévia, e não possuir nenhum fundamento plausível os planejadores levarem as Linhas 13-Jade que faz uma conexão em “Y” na Linha 12-Safira em eng.º Goulart e novamente na Linha 11-Coral para Barra Funda utilizando duas conexões e interferindo e congestionando ambas as linhas que já são ultra demandadas e ainda possuem cargueiros pois uma ocorrência do bloqueio de uma paralisa todas as três, exatamente antagônico do que acontece com a “Linha Integradora-710” que possui 21% a mais de passageiros que a Linha 11-Coral, e com a paralização de uma das Linha-7 ou a Linha-10 podem trafegar normalmente unitariamente conforme já ocorrido.
    Um erro não justifica o outro, e esta obsessão por concessões afoitas em prejuízo de decisões técnicas, o resultado desta sobreposição de linhas utilizando o gargalo entre Brás e Barra Funda resultará que não se acabará com a superlotação da Linha 11-Coral com tendência a se agravar, e o acréscimo de demanda da Linha 13-Jade será irrelevante com grande prejuízo em mobilidade para Linha Integradora-710 que beneficia todas as linhas metrô ferroviárias, inclusive da Viamobilidade.

    1. aonde na noticia diz q foi postergado cara? ta louco?? como construir a linha sem os anteprojetos estarem prontos?? sempre se trabalhou com esse prazo!

      1. A prioridade deveria ser levar o trem até os bairros mais populosos de Guarulhos através de no mínimo quatro estações.
        Para isso a empresa deverá focar na conclusão de dois anteprojetos que já estão bastante adiantados, e economicamente muito viáveis e rápidos de se concluir com relação a novas linhas. O primeiro é a finalização do anteprojeto de infraestrutura, enquanto o segundo tem maior ênfase nas edificações.
        Enquanto os gestores continuam insistindo na troca dos atuais BRT por People Mover ao invés de se expandir a Linha 13-Jade rumo ao Leste em direção a Bonsucesso beneficiando o Alto Tietê como já foi anunciado neste site, e não será a simples troca dos atuais ônibus circulares na GRU Airport por VLT, Aero Móvel, Monotrilho ou People Mover, ou levar para Barra Funda interferindo em outras linhas ou quaisquer outros que irá aumentar a baixa demanda desta linha!
        Dentro desse cenário a CPTM poderá aumentar consideravelmente a demanda de passageiros beneficiados na Linha 13-Jade, já que atenderá o município de Guarulhos e região comprovadamente mais populosos da cidade que não possui transporte sobre trilhos aguardando a Linha 2-Verde.

  3. O que foi gasto com as obras faraônicas da ponte sobre a Ayrton Senna e a Dutra, as estações abusrdas desta curta linha daria para esticar até Lua. Só mostra mais uma vez o erro de planejamento. Dinheiro público sendo mau utilizado.

    1. Ingênuo demais achar que uma ponte que já deveria existir daria pra construir ainda mais quilômetros de linha, ainda mais considerando que diferente desse primeiro trecho os próximos exigem desapropriação, o máximo que poderia ser feito nesse viaduto era quebrar em dois fazendo duas estaiadas, o que poderia ser até mais caro do que o atual

  4. Deveriam expandir a linha 13 até Arujá ou Santa Isabel e a futura linha 19 expandir até Parque Cecap integrando estas duas linhas.

  5. Aguardando ansiosamente a linha 13, Jade, chegar no jardim São João, a próxima estação, não vai necessitar desapropriação pois vai percorrer o terreno do aeroporto de Guarulhos…
    Pensando bem não haverá necessidade de construir a estação Jardim Eucaliptos…
    O people mover vai facilitar a vida dos passageiros que precisam ir do terminal 3 para o terminal 2.
    Atualmente o ônibus circular da GRU não tem essa opção!!!

Comments are closed.

Previous Post
Novos trens da Linha 6-Laranja (LinhaUni)

Trens da Linha 6-Laranja têm design e detalhes técnicos revelados

Next Post

Tatuzão da Linha 2-Verde só deve começar a escavar no final de 2023

Related Posts