Os novos trens que serão construídos para a operação da Linha 6-Laranja tiveram suas primeiras imagens e características técnicas divulgadas em uma apresentação da LinhaUni ao Comitê Brasileiro de Túneis (CBT).
Apresentado pelo gerente de projetos da LinhaUni, Gustavo Rodrigues, foram reveladas novas informações sobre as 22 composições que serão fabricadas pela empresa francesa Alstom. Elas deverão ter características semelhantes àquelas dos trens que são operados na Linha 4-Amarela, possuindo nível de automação máximo (GoA4) dispensando a operação por condutores.
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O material de fabricação das caixas é o aço inoxidável austenítico que incorpora em suas propriedades químicas uma maior resistência à corrosão, imprescindível para a longa vida útil destas composições.
As composições serão compostas por seis carros, dos quais quatro deles são 100% motorizados. O primeiro e último carro do trem deverão ter 50% de motorização, devido a presença de equipamentos de sinalização CBTC que deverão ser instalados nesta região.
A composição teria uma formação diferenciada, sendo formada por:
MC1-M1-M2-M3-M1-MC1
- MC1: Carro motor “Cabinado”
- M1: Carro motor tipo 1
- M2: Carro motor tipo 2
- M3: Carro motor tipo 3
Itens importantes como frenagem regenerativa permitirão uma economia substancial de energia elétrica. O salão contínuo está previsto, bem como a presença de ar-condicionado em todos os carros.
A capacidade máxima dos trens será de 2.044 passageiros em condição de AW4 (8 passageiros m²). O sistema de comunicação do trem permitirão a interação entre passageiros e CCO em caso de anormalidade.
Em termos de manutenção e operação, o CCO terá o monitoramento contínuo do controle de todos os trens, incluindo o status de alarmes, sensores e equipamentos de supervisão.
Algumas imagens do trem sugerem características técnicas diferenciadas. Uma delas é a possibilidade de adotar um sistema de portas com corrediça externa, algo que existe nos trens da Linha 15-Prata e série 2000 da CPTM.
A hipótese é levantada dado a largura das janelas ser bastante elevada e o espaço, aparentemente insuficiente, para as folhas das portas serem recolhidas para dentro do trem.
As portas dos trens aparentemente possuem janelas mais amplas, possibilitando uma visualização aprimorada das estações e da região da plataforma. A máscara seria composta por elementos na cor preta e laranja. A parte inferior estaria na dianteira enquanto a metade superior ficaria mais recuada.
A predominância de cores do novo trem seriam o preto e laranja na máscara. O corpo dos carros deverá ter a parte superior na cor laranja e o corpo, aparentemente, será aço inox sem pintura. Logomarcas da LinhaUni estariam dispostas ao longo de todo do carro entre as portas.
Em ocasião anterior, a Alstom afirmou que daria início às entregas dos 22 trens em 2024, mas diante dos problemas na cadeira de suprimentos e do pequeno atraso na abertura do ramal, talvez essa meta seja revista.
Interessante isso, gostaria de ver o corte frontal dos trens e o layout interno, será que haverá estofamento nos bancos e a disposição deles será transversal e longitudinal como nos trens da Linha 04 e nos trens mais novos da CPTM e daqueles que o Metrô vai adquirir? Eu gostaria de ver também como será a iluminação interna do salão de passageiros e os consoles embutidos das cabines de condução, assim como os tipos de truques e rodeiros, mas acho que outros ítens técnicos serão divulgados com mais detalhes à posteriori, vamos ver…
e as portas de plataforma? serão instaladas junto com a entregas das estações ??
precisam furar a estação Perdizes logo.
As linhas só podem operar sem condutores no nível GoA4 se tiver PSDs em todas as estações, então sim, nenhuma estação será inagurada sem as PSDs
Será que 22 trens serão suficientes pra uma linha de 15 estações? Geralmente a média do metrô é que o numero de trens seja o dobro do num. de estações
Para um intervalo de 45 segundos, sim. Não será necessário.
Esse frontal mostrado de perfil é semelhante aos da linha 3 antigos.
Fiquei sabendo que sua alimentação elétrica será catenária rígida.
Queria saber por que será que nas linhas mais novas que estão construindo, estão dando a preferência pela catenária rígida ao invés do terceiro trilho?
Se alguém souber me tire esta dúvida!
kkkkkkkkkkkkkkkkk