Os trens da Série 8900 são o conjunto de 36 novos trens que a ViaMobilidade adquiriu da empresa francesa Alstom para a renovação de frota das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda. Nesta semana o primeiro destes trens entrou em operação.
Nos últimos meses fizemos duas matérias dissecando o novo trem da chamada Série Alfa. Neste artigo iremos fazer um detalhamento da cabine do novo trem, seus equipamentos e funções mais importantes.
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Para melhor entender as funções do trem, iremos dividir o conjunto de componentes em quatro grupos:
- Painel de controle
- Painel de informações
- Painel técnico
- Itens auxiliares e outros
Painel de controle
O painel de controle é a parte do console por onde o condutor realiza a maioria das ações de controle do trem. O painel está dividido de forma que o operador possa realizar suas atividades de forma simples e intuitiva.
Um exemplo claro são as extremidades da mesa de comando onde estão alocados os botões para abertura e fechamento de portas para o lado esquerdo e direito. Além disso há a presença de um sinal luminoso indicando o status de abertura das portas.
No lado direito está alocado um botão extra, o de freio de emergência, posicionado próximo ao seletor de velocidade do trem. No lado esquerdo está a buzina.
Na região intermediária estão dispostos mais itens de controle. Na parte direita está alocado o seletor de movimentação do trem que indica o sentido de deslocamento. Ele é classificado em Neutro, Ré, Frente e Velocidade Imposta.
Abaixo dele está o orifício onde é inserida a chave para ligar o trem. Esta chave possui a posição 0 (desligada) e a posição 1 (ligado). Através deste item o trem é habilitado para a operação.
Não menos importante está o manípulo de controle do trem. Este item é responsável pelo controle de velocidade e possui as posições de Tração (movimentação do trem), Neutro (inércia), Freio (desaceleração) e Emergência. Neste último estágio é utilizado o freio máximo de serviço, gerando uma parada brusca.
Na parte esquerda estão dispostos diversos botões com funções múltiplas do trem. Podemos citar as funções para a melhoria de visibilidade como o limpador, esguicho e desembaçador de parabrisas.
O maquinista pode ligar e desligar a iluminação interna da cabine e a externa, localizados na parte dianteira da composição. Outros itens importantes são as funções de acoplamento e desacoplamento para seccionamento do trem, o freio de estacionamento aplicado quando o trem é recolhido e o teste de lâmpadas que verifica se toda a iluminação do painel está ativa.
Por último, na região central, está o microfone por onde o maquinista pode se comunicar com os passageiros no salão e também com a cabine oposta.
Painel de informações
Os equipamentos aqui classificados são aqueles que auxiliam o operador na execução de algumas funções, mas principalmente, informam o condutor quanto ao estado da operação do trem.
O primeiro equipamento localizado na extremidade esquerda é o painel de CCTV. Este item tem como uma das principais funções o controle e monitoramento das diversas câmeras de segurança dentro do trem.
Além disso, por meio deste é possível realizar funções como a configuração de equipamentos de som e selecionar o destino do trem que é transmitido ao longo dos mapas dinâmicos e painéis de LED.
O segundo painel mostra itens como o velocímetro e o odômetro que medem a velocidade instantânea do trem e a quilometragem percorrida. Ao lado está o sistema de rádio que permite a comunicação entre operador e consolista do CCO.
O terceiro painel mostra o ATC/ATO, itens responsáveis pela segurança da composição. No ATC o trem recebe um código por meio da via que limita a velocidade máxima permita para determinado trecho. O ATO controla funções básicas do trem como aceleração, frenagem e controle de abertura de portas de forma automática.
Junto a tela principal do ATC estão o seletor de ATO (ligado/desligado) controle de Velocidade Imposta e o bodão de Reconhecer VR, utilizado em movimentações quando o código de via é 0 km/h
O quarto painel mostra mais informações técnicas importantes para o operador. Temos três medidores, sendo dois deles o voltímetro de tensão de bateria, com tensão nominal de 70V, e o voltímetro de tensão de linha (rede aérea) com tensão nominal de 3000V.
Ainda temos a presença no manômetro, item que afere a pressão do encanamento principal e cilindro de freio. Este equipamento é importante para o acionamento do freio pneumático do trem.
Sinalizadores luminosos indicam a necessidade de se acionar o “homem morto” e de diversos status do sistema de proteção de incêndio. O operador pode, em situação de emergência, acionar o sistema ou, em caso de falha, resetar seu funcionamento.
O quinto painel mostra a chamada DDU (Driver Display Unit). Este componente mede diversos parâmetros técnicos do trem como velocidade, tensão e corrente de bateria e rede aérea, sistema pneumático, laço de tração, status das portas, sistema de rede interna (MVB), relatório de falhas, entre outros.
É um item bastante complexo que, na maioria das vezes, é utilizado para a resolução de situações adversas, já que fornece a informação precisa do status real do trem.
Painel técnico
O painel técnico é composto por uma série de botoeiras, seletores e disjuntores alocados na parte traseira da cabine. Este painel possui uma série de funções técnicas de suma importância para a condução com níveis apropriados de segurança.
A parte superior do painel é composta de indicadores, seletores e uma botoeira. Algumas das funções dos botões estão relacionadas a iluminação dos salões do trem, inibição de tração e inibição do circuito de baixa tensão, utilizado em atividades de manutenção.
Itens importantes para a operação cotidiana são a seletor de potência reduzida que faz com que o trem tenha uma aceleração menor, diminuindo o pico de corrente dos motores. O acionamento do ar condicionado também é feito pelo maquinista, mas sem o controle direto da temperatura.
A parte inferior contém elementos como a seleção de frequência do ATC. As Linhas 8 e 9 são as únicas do sistema metroferroviário a operar com circuitos em 90hz ao invés dos tradicionais 60hz. O controle do pantógrafo também pode ser executado.
Os botões abaixo têm como objetivo a inibição de funções como freio de emergência, freio de serviço, freio de estacionamento, fechamento de portas e o modo de resgate onde o trem poderá ser movimentado em situações de falhas.
Na última linha de cinco botões também possui funções inibitórias como a desabilitação do sensor de descarrilamento, do homem morto e do ATC. Nesta linha destaca-se o seletor de “ATC redundante” que utiliza o equipamento da extremidade oposta para a operação do sistema de sinalização de bordo.
Os últimos dois seletores são exclusivos para o ar condicionado da cabine que pode ser acionado nas funções de refrigeração e ventilação. Na refrigeração as temperaturas podem ser selecionadas, partindo de 22º até 25º.
Por fim, ainda há a um conjunto de tomadas 220V e de disjuntores que exercem diversas funções dentro do conjunto da cabine do trem e também ao longo da composição. São itens mais detalhados que são acionados em situações excepcionais.
Itens auxiliares
Os itens auxiliares ajudam na condução do operador e lhe garantem maior conforto e segurança durante suas atividades. Um dos itens que está contemplado é o banco retrátil que pode ser utilizado por um instrutor ou outra pessoa na cabine.
O pedal do “homem morto” é o equipamento de segurança que permite a condução de forma atenta por parte do operador. Ele deve sempre estar pressionado e, ao soar do alarme, deve ser rapidamente movimentado. Assim, os sistemas garantem que o operador está em constante vigilância.
O extintor de incêndio faz parte dos itens de proteção do trem em caso de emergências. Da mesma forma, a composição dispõe de compartimentos onde estão alocadas ferramentas e equipamentos diversos.
As portas da cabine possibilitam a entrada do operador pelas laterais do trem e também pela parte posterior da cabine. Na parte superior temos a presença do spot em LED que ilumina o interior da cabine.
O banco do operador é um item bastante pertinente. Não só porque proporciona conforto ao condutor, mas também pela sua ergonomia. É possível ajustar altura, distância, descanso dos braços e inclinação.
Não menos importante, a nova frota de trens incorpora uma atualização tecnológica em relação ao seu antecessor. O uso de câmeras ao invés dos tradicionais retrovisores permite uma visão aprimorada do exterior do trem por diversos ângulos.
Em âmbito geral a cabine do trem possui tudo o que o condutor precisa para operar o trem com segurança. A quantidade de itens de monitoramento e redundâncias ajuda a manter viagens mais tranquilas aos passageiros e confortáveis para os maquinistas.
Confira também:
Fantástico conteúdo. Matéria histórica, parabéns.
Excelente matéria! Muito bem explicado cada detalhe!
to esperando a alstom advinhar onde moro pra me contrata4 ate hj
Matéria sensacional! Parabéns ao site!
Sabem dizer como surgiu o termo “homem morto”?
na foto em que mostra o manômetro e os voltímetros, estão todos zerados. o trem estaria desligado, com bateria descarregada e totalmente sem ar nos encanamentos pneumáticos.
Jean, realmente o trem estava desligado? isso foi na fábrica da Alstom?