Tarcísio confirma que o Metrô de SP mudará de papel, focado em projetos

Segundo governador, haverá um redirecionamentos da companhia, que passará a atuar na gestão de projetos de expansão e empreendimentos, mas garantiu que funcionários serão “reaproveitados”
Trem do Metrô que opera na Linha 3-Vermelha
Trem do Metrô que opera na Linha 3-Vermelha (Jean Carlos)

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) confirmou nesta quinta-feira (8) que o Metrô de São Paulo terá um novo papel nos próximos anos. Segundo ele, será uma “revocação”, em suas palavras um redireciomento das funções da companhia.

“A gente está vendo qual vai ser o novo papel do Metrô no sentido de fazer gestão, empreendimentos, projetos”, disse ele durante coletiva de imprensa na cerimônia de início de serviço do trem Série 8900 na Linha 9-Esmeralda (ViaMobilidade).

Embora não tenha confirmado que a companhia deixará de operar os quatro ramais hoje sob sua responsabilidade, o governador afirmou que os funcionários serão “reaproveitados”, porém, sem trazer mais detalhes.

Defensor das concessões, Tarcísio já havia sinalizado que as linhas da CPTM serão oferecidas a operadores privados durante sua gestão.

Tarcísio a bordo do Série 8900: Metrô terá novo papel (GESP)

Sobre o Metrô, há planos concretos de licitar os novos ramais em projeto como a Linha 19-Celeste e a Linha 20-Rosa, mas não estava claro se as linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata entrariam nesse pacote de concessões.

O atual governo começou com uma greve dos metroviários em abril motivada pelo pagamento de um bônus aos funcionários. A paralisação acabou estendida por quase dois dias após um impasse com a categoria, quando o Metrô concordou com uma operação ‘catraca livre’ a pedido do Sindicato dos Metroviários, mas que não ocorreu sob a alegação que nem todos os funcionários haviam voltado aos postos.

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Os metroviários farão uma assembleia na segunda-feira (12) para decidir se haverá uma nova greve na terça-feira (13). Além de reajustes e benefícios, o sindicato da categoria pleiteia a realização de concurso para recuperar o quadro de funcionários, considerado deficiente.

 

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27 comments
  1. Por algum motivo, a opinião de muitos é que isso é necessário, que o Tarcísio faz bem em desequilibrar TOTALMENTE uma empresa que funciona muito, mas muito bem, achando que ela ainda é ruim de acordo com um “padrão mundial” que não existe. Já andei no metrô de Berlim, Londres, Paris, Roma, Lisboa, Madrid, Barcelona, Nova Iorque, Milão, Los Angeles e San Francisco. Todos tem seus pontos altos e baixos, e até mesmo no geral o de Londres e Paris até podem ser considerados melhores por conta do tamanho e frequência; mas (tirando o tamanho, muito por falta de investimentos do Governo Estadual) o Metrô de São Paulo é o de maior qualidade que já andei, é super frequente, limpo, trens muito bem mantidos, estações totalmente acessíveis e bem feitas, e tem gente que acha que mudar tudo é o que vai resolver! Resolver o que? Nada! Não há nada para ser resolvido que um aumento em investimentos não faça; o metrô tem uma ótima gestão, que mantém o alto padrão sempre mesmo com os altos e baixos da economia. Tarcísio NOVAMENTE deixando um legado em São Paulo, um legado que vai piorar a vida da população

    1. A linha 2 e linha 5 do metrô já são “privatizadas” (concedidas) à anos e não houve nenhuma piora do serviço depois da “privatização”. Na linha 1 mesmo operada pelo Metrô, trens velhos onde dá nem pra ouvir as chamadas de tão baixo que está o volume. Se privatizar vai piorar em nada.

      1. Primeiro linha 2 não é privatizada, e a linha 5 teve nos dois primeiros anos da privatização, teve sim piora no serviço, mas vc esta desinformado demais pra saber disso

      2. Tirando a Frota E, todos os trens velhos são reformados. E esse problema dos avisos sonoros baixos é problema no alto falante…

  2. colocaram esse traste forasteiro e entreguista para governar SP e ele vai acabar com tudo e sair de bolso cheio…

  3. Esse boçal vai entregar tudo e ficar com o serviço de “excelência” que a CCR oferece nas linhas 8 e 9 da CPTM (um horror!).

    1. Que morte trágica o metrô e todo o sistema metrô ferroviário de SP está tendo. Vão entregar tudo pra CCR por pura ideologia e entreguismo. Daqui alguns anos SP não será um MetroRio, será uma Supervia! Lamentável.

      1. Quem ta comentando abobrinhas aqui, ou não vive em SP, se vive não usa transporte público, linhas privatizadas são de péssima qualidade, linha 2 não é privatizada, linha 4 vc não acha nem uma alma viva pra te dar informação, linha 5 é tão boa quanto as linhas 8 e 9, todas as licitações e contratos deveriam ser revistos, as cláusulas só beneficiam a CCR, mais engraçado é que muito antes do edital da linha 5 sair, funcionários da CCR já faziam trabalhos de transição no pátio do Capão Redondo, são muito bons mesmo, ja sabiam até que a CCR ganharia a licitação, fora as multas bilionárias pagas pelo governo a CCR, inclusive com dinheiro dessas multas, que compraram as linhas 8 e 9 e ainda sobrou uns milhões de troco, não sei como nada disso é considerado suspeito e não é investigado.

  4. Inacreditável o despreparo desse sujeito forasteiro, nem sabe do que fala. Quer destruir o sistema metroviário de SP.

    1. Vocês não intendem de nada só do fato de usarem o metro, tanto falam da CCR, então vamos ao ponto, qual Estado do Brasil tem as rodovias com excelência e outra coisa, não é só a CCR que vai concorrer, BH por exemplo o Grupo Comporte que ganhou e o Gov Estadual tem que fiscalizar, igual fazem nas rodovias, falar que o Metro de SP e comparar com metrôs da Europa chega a ser piada, lá é outro sistema governo só fiscaliza…

  5. com a lava jato os políticos rapidamente migraram o modus operandi para as boas e velhas privatizações… Infelizmente o que se levou anos para construir esse forasteiro vai entregar para empresas mequetrefes sugarem até a última gota…

  6. A privatização não é nem necessária nem um desastre caso ocorra. Boa gestão é ortogonal a natureza jurídica do operador.

  7. Ccrr Izar tudo !Vamos ter uma mega única operadora dos transportes, sem ter construído um quilômetros de via ! Será um feito sensacional deste e dos últimos governos de São Paulo. Seria bom informar a população que a passagem na CCR e bem cara, que além do que o povão paga, o estado coloca mais uma passagem de subsídio. Muita eficiência envolvida !

  8. Linha 4 foi construída com todas as tecnologias mais modernas (portas de plataforma, trens automáticos, sistema de sinalização moderno etc), tem um trajeto curto, de 11 estações e sem carregamento pendular, de todas as linhas de São Paulo é definitivamente a mais fácil de operar e ainda assim, por causa da forma q a concessão foi feita, a CCR ganha R$6,20 pra cada passageiro que entra na catraca, e R$3,00 pra cada um que entra por integração com as outras linhas, apesar de o passageiro só pagar R$4,40 pra entrar (menos se for idoso ou aluno). A Linha 4 sai mais caro p o estado doq a linhas públicas.
    Já a linha 5 tem problemas com alguma frequência e não tem uma operação nem de longe tão “ideal” quanto a 4.

    Privatização de serviço público monopolistico só serve pra encher o bolso de bilionário, quase sempre acompanhado de piora do serviço e/ou aumento do preço.

    1. Com relação ao governador paraquedista falastrão Tarcísio recentemente esteve reunido em Brasília junto com o presidente eleito para reivindicar entre outras obras de mobilidade de Metrô, para Guarulhos e o ABC além do TIC, junto com o senador Astronauta vendedor de travesseiros da NASA Marcos Pontes se deseja candidatar à Prefeitura de São Paulo, indicado pelo presidente derrotado que já se juntou com Rodrigo Garcia discípulo do Dória, não fez absolutamente nada de relevante por São Paulo enquanto foi Ministro dos Transportes em passado recente, duas das pontes construídas às pressas na sua gestão na região Amazônica já desabaram, e com relação a São Paulo embora esteja colocado em primeiro lugar com ~31,2% da arrecadação nacional, ficou colocado em último lugar dos 27 estados em investimentos e nem completou o desvio nos dois viadutos prontos na Rio Santos na região de São Sebastião no Litoral Norte local das últimas catástrofes por enchentes que poderia ser minimizada neste momento, boicotando o estado de forma despudorada e acintosa e será um governante maquiado com muitas promessas inexequíveis e nenhuma realização inclusive com a revitalização e expansão das ferrovias paulistas de cargas e já falou que vai manter o projeto do BRT para a Linha 18-Bronze, mesmo em seu estado de origem que possui o número maior que São Paulo deseja extingui-los, enquanto isto lá já decidiram que substituíram tudo por VLT, de acordo com o plano da Prefeitura do Rio de Janeiro de expandir o sistema de VLT na cidade.

  9. Ou seja o turista vai destruir o que funciona bem pra molhar a mão de meia duzia.estava claro que o sonho dele era privatizar o metro o metro funciona a 55 anos mas o turista miliciano tinha que molhar a mão de meia duzia que anda de jatinho. se tiver problema não vão ter a quem recorrer algo parecido acontece no abc com o monopolio dos setti bragra.

  10. parabéns ao governador Tarcísio!! o Estado não deve estar em locais que a iniciativa privada pode atuar, tuso que o Estado faz é lento, caro e mal feito!
    privatização deve ser a palavra de ordem, chega de ter pelejou encostado recebendo para fazer greve, para ficar gerindo sindicato e produzindo muito a quem do esperado.

  11. Onde miliciano toca, tudo se perde e se deteriora. Se privatizar é tão bom assim, por que o sistema metrô ferroviário do RJ é uma bosta se é privatizado há anos?!

  12. O Povo está com você Governador, até o momento está sendo um dos melhores! Continue assim. Só é contra a privatização funcionários estatais com o salário muito acima do mercado como é o caso do metrô, sindicalistas e demais beneficiados. Já a empresa fica estourada e não sobra dinheiro para expansão e investimentos. Enquanto uns se beneficiam a população continua utilizando transporte público lotado, e sem a devida cobertura necessária.

  13. Privatizar para dar lucro. metrô só opera no vermelho.
    Cabide de empregos, por isso são contra privatizar.

  14. São Paulo está a venda. Querem encher os bolsos de dinheiro. Gestão entreguista, exploradora e oportunista. Assim como o bandeirante que nomeará a estação. Uma verdadeira homenagem.

  15. 100% dos comentários negativos …são dos mesmos que criticavam o picolé de chuchu ..hoje estão juntos … essa galera não se importa com nada , tudo é narrativa…que privatize tudo ..tire o máximo das mãos do setor público e de seus vampiros que vivem junto de sindicatos, políticos e essas narrativas medonhas.. quanto menos setor público (atraso) melhor…

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