O governo do estado de São Paulo está estruturando, por meio da Secretaria de Parcerias em Investimentos, os projetos para expansão da rede metroferroviária de passageiros. O TIC entre São Paulo e Campinas é o primeiro, mas não será o único destes projetos.
No Fórum de Debates – Ferrovias em Foco novas informações foram apresentadas acerca de projetos a serem alvo de apreciação pela SPI.
Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
Durante a apresentação foram elencados os principais empreendimentos a serem considerados no portfólio do estado. O primeiro deles é a expansão da Linha 13-Jade para Bonsucesso e a construção da Linha 14-Ônix com 33km de extensão ligando Guarulhos ao ABC. O projeto deverá ser estruturado para ser apresentado até 2024.
As Linhas 19-Celeste e 20-Rosa do Metrô também estão no alvo da SPI como projetos promissores para investimento da iniciativa privada. A Linha 19-Celeste ligará Guarulhos ao centro de São Paulo e a Linha 20-Rosa fará a ligação entre o ABC e Lapa. A previsão é de que o projeto seja apresentado entre 2024 e 2025.
O TIC Sorocaba volta a figurar como um dos principais candidatos ao próximo trem de passageiros de longo percurso. A SPI pretende estruturar o projeto e entregá-lo até o ano de 2024 para realizar o leilão até 2025
Só acredito depois que sair do papel, são muitos anos para criar um projeto e para destruir a vida ferrea de Sorocaba só foi alguns dias.
Sim, você tem toda a razão, destruíram bem rapidinho, hoje o trecho já tem várias ocupações irregulares. Ao invés de ao menos terem tentado implantar um trem turístico até São Roque, deixaram a Linha abandonada às traças depois que a ALL deixou de usar o local para transporte de cargas.
Poderiam começando expandindo a linha 8 até Mairinque, depois de construí o trem intercidades entre São Paulo e Sorocaba, poderia ter um trem intercidades entre Campinas e Mairinque.
A operação (não a construção) do TIC Sorocaba não estava atrelada à concessão das linhas 8 e 9?
Sim. Possivelmente o TIC até Sorocaba vai estar atrelado à Concessão. A viamobilidade seria a responsável, na teoria, por assumir o percurso, porém não necessariamente as obras, que podem ser feitas por outro consórcio.
Sinceramente tantos projetos e não se estabelece prioridade nenhuma deveriam focar em tirar do papel a linha 20 e 19 do metro e o trem campinas -sp depois com as obras licitadas e iniciadas aí sim pensar em novas linhas agora sair soltando projeto de linha a rodo é facil.
Linha 19 esta bem mais adiantada que a 20…. deveria ser priorizada
Eu tenho minhas duvidas, sinto que o governo atual é muito competente porém sinto que as promessas do mesmo estão passando do que é virtualmente possível se tratando de São Paulo.