A pesquisa Origem Destino é o mais importante levantamento de mobilidade da região metropolitana de São Paulo. Em situações normais ela é realizada de 10 em 10 anos. Porém, devido aos impactos da pandemia, o Metrô de São Paulo realizará uma nova edição em 2023.
A nova pesquisa Origem Destino 2023 terá como principal objetivo realizar um remapeamento dos deslocamentos das pessoas no período pós-pandemia. A informação foi revelada em primeira mão no Fórum de Debates – Ferrovias em Foco promovido na ultima quinta-feira (16).
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Um dos efeitos da crise sanitária foi a distorção dos dados da pesquisa OD 2017, já que ela leva em consideração um modelo matemático com premissas já bem estabelecidas como crescimento do PIB, renda familiar, estratégia de viagens, etc.
A ideia é realizar um novo levantamento, já dentro da realidade pós pandêmica, para coletar as informações de viagem neste novo período. Uma dos principais objetivos será mapear as principais modificações e motivos de viagem dos grupos familiares.
A nova pesquisa OD 2023 realizará a coleta de informações de 30 mil domicílios separados em zonas pré-determinadas. Ao todo mais de 120 mil pessoas serão entrevistadas para coleta de dados de viagem.
Incrementos tecnológicos como o uso de tablets para pesquisa e também de aplicativos para mapear os deslocamentos poderão ser fundamentais para delinear a coleta de dados com ainda mais precisão.
Os trabalhos iniciais para o preparativo da pesquisa já estão ocorrendo. A ideia é que até agosto a etapa de levantamento em campo esteja em curso.
Após o fim da pesquisa o Metrô terá em posse uma valiosa base de dados que poderá alimentar modelos de demanda que irão traçar os principais eixos de transporte a serem desenvolvidos nas regiões com maior fluxo de passageiros.
Pesquisas de Origem Destino é o mais importante levantamento de mobilidade da região metropolitana de São Paulo. Deveriam ser realizadas no máximo a cada cinco anos, independentes de impactos quaisquer que sejam.
Já não é mais a melhor forma para se minimizar a pandemia que ocorre atualmente nos sistemas públicos de transporte é o de se evitar e eliminar aglomerações e superlotações em múltiplas transferências desnecessárias, e com relação aos usuários, é o de se deslocar da sua origem e destino com um mínimo de transbordos possível com comprovados ganhos de tempo diários, neste caso a manutenção da “Linha Integradora-710” é um exemplo prático disto, pois beneficia a todos e não os usuários destas linhas!?
Se fosse levado a sério em consideração pelos planejadores o resultado destas Pesquisas Origem-Destino do Metrô/CPTM, a maioria das decisões de se lançar linhas de forma aleatória além de inumeráveis estudos de obras governamentais inconclusas e incompletas ocorrem atualmente elevados gastos suplementares com equipamentos ociosos com grande desperdício do dinheiro público, alguns em deterioração e em estado de condicionamento e comissionamento devido ao abandono, adiamentos constantes dos projetos, montagens, construções e testes até as partidas de operações.