Previsto para iniciar as escavações dos túneis da Linha 2-Verde até Penha no final do ano, o tatuzão fabricado na China já tem boa parte das suas peças descarregadas no Complexo Rapadura, ponto de partida da máquina de 2.700 toneladas.
Vídeo postado pelo canal iTechdrones nesta sexta-feira (16) mostra vários componentes da tuneladora Cora Coralina, incluindo o núcleo da roda de corte, peça que faz a retirada do material no subsolo.
Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
Fabricado na China pela empresa CREG, o tatuzão é o maior já encomendado no Brasil, capaz de abrir túneis com diâmetro de 11,66 metros. Ele supera o tamanho do TBM usado em parte da Linha 4 do Metrô Rio.
A razão para isso está nas características da Linha 2-Verde, com trens de bitola de 1,6 m e vias que possuem passarelas laterais de emergência. Por conta da composições mais largas que as das linhas 4-Amarela e 5-Lilás (bitola internacional de 1,435 m), ele precisou ter um diâmetro maior.
Os tatuzões usados pelo Metrô nas linhas 1-Azul e 3-Vermelha abriam túneis singelos (com apenas uma via), daí o porte menor.
Montagem a partir de agosto
O consórcio CML2, responsável por esse escopo do projeto, está agora preparando a concretagem da vale de fundo do Complexo Rapadura, para permitir a montagem do tatuzão a partir de agosto.
O poço deveria estar pronto, mas uma disputa na Justiça com moradores da região acabou atrasando o início das obras. A previsão do governo é que o trecho de oito estações até Penha seja aberto em 2026, porém, trata-se de um tempo curto, sobretudo para a segunda etapa, entre o Complexo Rapadura e a vala Penha.
Poderiam aproveitar este equipamento e projetar e fazer as licitações para expandir a linhas 2 até Cerro Corá .
Bom dia, Ricardo.
O Sr. no qual é bem informado sobre a área de transportes sobre trilhos, sabe se possui alguma notícia referente ao trecho entre Penha ao município de Guarulhos na atual gestão do Tarísio de Freitas (REP/SP)?
Abraços.
a primeira etapa (fase) eu foi um que contribuira com meus conhecimentos juntamente a mais 22 encarregados, na execução das estações tamanduáteí e sacomã do metrô, foi um baita orgulho ter feito parte da equipe!!