Veja do alto as peças do tatuzão da Linha 2-Verde em seu ponto de partida

Tuneladora Cora Coralina já teve boa parte dos componentes levada para o Complexo Rapadura, incluindo a roda de corte
As peças do tatuzão, incluindo parte da roda de corte (iTechdrones)

Previsto para iniciar as escavações dos túneis da Linha 2-Verde até Penha no final do ano, o tatuzão fabricado na China já tem boa parte das suas peças descarregadas no Complexo Rapadura, ponto de partida da máquina de 2.700 toneladas.

Vídeo postado pelo canal iTechdrones nesta sexta-feira (16) mostra vários componentes da tuneladora Cora Coralina, incluindo o núcleo da roda de corte, peça que faz a retirada do material no subsolo.

Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

Fabricado na China pela empresa CREG, o tatuzão é o maior já encomendado no Brasil, capaz de abrir túneis com diâmetro de 11,66 metros. Ele supera o tamanho do TBM usado em parte da Linha 4 do Metrô Rio.

A razão para isso está nas características da Linha 2-Verde, com trens de bitola de 1,6 m e vias que possuem passarelas laterais de emergência. Por conta da composições mais largas que as das linhas 4-Amarela e 5-Lilás (bitola internacional de 1,435 m), ele precisou ter um diâmetro maior.

A vala do Complexo Rapadura ainda precisa ser finalizada (iTechdrones)

Os tatuzões usados pelo Metrô nas linhas 1-Azul e 3-Vermelha abriam túneis singelos (com apenas uma via), daí o porte menor.

Montagem a partir de agosto

O consórcio CML2, responsável por esse escopo do projeto, está agora preparando a concretagem da vale de fundo do Complexo Rapadura, para permitir a montagem do tatuzão a partir de agosto.

O poço deveria estar pronto, mas uma disputa na Justiça com moradores da região acabou atrasando o início das obras. A previsão do governo é que o trecho de oito estações até Penha seja aberto em 2026, porém, trata-se de um tempo curto, sobretudo para a segunda etapa, entre o Complexo Rapadura e a vala Penha.

Total
0
Shares
Antes de comentar, leia os termos de uso dos comentários, por favor
3 comments
  1. Poderiam aproveitar este equipamento e projetar e fazer as licitações para expandir a linhas 2 até Cerro Corá .

  2. Bom dia, Ricardo.
    O Sr. no qual é bem informado sobre a área de transportes sobre trilhos, sabe se possui alguma notícia referente ao trecho entre Penha ao município de Guarulhos na atual gestão do Tarísio de Freitas (REP/SP)?
    Abraços.

  3. a primeira etapa (fase) eu foi um que contribuira com meus conhecimentos juntamente a mais 22 encarregados, na execução das estações tamanduáteí e sacomã do metrô, foi um baita orgulho ter feito parte da equipe!!

Comments are closed.

Previous Post
CPTM deverá regularizar seus terrenos (Jean Carlos)

CPTM deve buscar regularização de seu território em diversas linhas em 2023

Next Post

Veículos do People Mover do Aeroporto de Guarulhos aparecem em fábrica

Related Posts