A CPTM pretende adequar todas as suas estações até o ano de 2026. Dentro das melhorias previstas em diversas linhas da estatal estão modernizações, reconstruções e, inclusive, construção de novas paradas.
O plano de negócios da CPTM estabeleceu como metas para o ano de 2023 a finalização de obras na estação Engenheiro Manoel Feio da Linha 12-Safira e a assinatura de contratos em duas estações da Linha 10-Turquesa.
Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
As estações Santo André e Mauá, as maiores do ramal na região do ABC, deverão passar por obras de acessibilidade universal e NR 24, que versa sobre o conforto e higiene do trabalho.
Para além destas estações, a CPTM apresentou no Fórum de Debates – Ferrovias em Foco um plano que ao todo soma R$ 1,7 bilhão de investimentos.
Além das melhorias já citadas, a estatal pretende iniciar ainda no ano de 2023 as obras para reconstrução da estação Aracaré, que deverá ser remodelada para atingir um maior padrão de qualidade.
No ano de 2024 a empresa pretende iniciar a reconstrução da estação Rio Grande da Serra e as melhorias na estação Itaquaquecetuba.
Duas estações que deverão passar por processo de reconstrução são a estação Ipiranga da Linha 10-Turquesa e a estação Mogi das Cruzes na Linha 11-Coral.
Para o ano de 2026 a CPTM deverá modernizar as estações Jundiapeba, Bráz Cubas e Estudantes, todas da Linha 11-Coral. As estações União de Vila Nova e Lajeado também deverão ter suas construções iniciadas.
Ainda estão em estudo a construção de três novas estações, sendo duas na região central e uma na Linha 10-Turquesa. As estações Pari e Bom Retiro se localizam nas proximidades da estação Luz.
A estação ABC Pirelli será construída entre Santo André e Capuava no local da antiga parada. Algumas destas estações possuem projetos em discussão com a iniciativa privada.
A CPTM não vai reconstruir as estações até 2026 pq a CPTM não vai existir em 2026
São Carlos e Barcelona na L10 ficaram com Deus pelo visto né?
São Carlos aparecerá quando for anunciado a expansão sul da L6.
Barcelona pelo visto já era. Inclusive já estão construindo algo naquele estacionamento onde seria a estação.
A CPTM poderia reconstruir Ipiranga junto com a futura da L15 Metrô.
Outros incógnitas no sistema é a junção das Lapas, Água Branca da L8 e minguou a L12 em Suzano.
Melhor já ter a estação pronta do que aguardar a da L15.
Boa noite, Caio.
Sobre a linha 12 safira da CPTM, existe a possibilidade de construir a estação Tiquatira nessa gestão do Tarcísio de Freitas (REP/SP)?
Abraços.
A estação Tiquatira está no pacote de expansão da Linha 2 (Penha -Dutra). O trecho Penha-Dutra não tem financiamento assegurado no momento. Recentemente o governo Tarcísio procurou o governo Lula para tentar incluir a expansão Penha- Dutra no “novo Pac” para obter recursos federais. Caso não consiga, o estado terá de recorrer ao BNDES e demais bancos de Fomento.
O trecho Vila Prudente – Penha tem financiamento da Coorporacion Andina de Fomento (CAF), banco público de Fomento da América do Sul e BNDES e investimento de recursos do tesouro paulista (se não me engano na proporção 40%/30%/30%).
Finalmente a CPTM vai voltar a reconstruir estações, taba mais do que na hora. E no meio de tantos projetos a estação Suzano da Linha 12 – Safira foi esquecida no churrasco né? Rios de dinheiro gastos na estrutura da estação para NADA.
Só não vi César de Souza da linha 11 nesta lista