CPTM vai recapacitar todo o sistema de energia de suas linhas até 2026

Melhorias deverão ocorrer nas Linhas 10-Turquesa, 11-Coral e 12-Safira. A recapacitação compreende a implantação de novas subestações e cabines seccionadoras
Subestação Dom Bosco (Jean Carlos/SP Sobre Trilhos)

O sistema de energia é um dos principais componentes para permitir a operação dos trens da CPTM. A estatal pretende concluir as obras de melhorias das linhas 11 e 12 durante o ano de 2023, além de entregar novas estruturas para a Linha 10-Turquesa.

O suprimento de energia dos trens ocorre através de um conjunto de subestações e cabines seccionadoras dispostas ao longo das linhas. Elas alimentam a rede aérea com uma tensão de 3.000 Volts em corrente contínua.

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Para as Linhas 11-Coral e 12-Safira, a CPTM tem como foco finalizar a entrega de diversas estruturas em 2023. Já foram entregues as novas cabines seccionadoras de José Bonifácio e Itaquaquecetuba, a próxima a ser finalizada será a de Ferraz de Vasconcelos.

Na Linha 10-Turquesa a meta em 2023 é entregar três novas cabines seccionadoras: Capuava, Guapituba e Utinga. Duas subestações serão reformadas, as de Pari e São Caetano, além da recente entrega da reforma da cabine seccionadora de Nothmann.

Cronograma pra implantação do sistema de energia (CPTM)
Cronograma pra implantação do sistema de energia (CPTM)

Para além das metas do corrente ano, a companhia ainda deverá realizar uma série de melhorias para os próximos três anos.

Em 2024 deverão ser entregues a cabine seccionadora de Rio Grande da Serra e a nova Subestação Memorial da América Latina, fruto do contrato de expansão do Expresso Aeroporto para a estação Barra Funda.

Para 2025 está prevista a entrega da nova subestação Santo André e para 2026 será finalizada a subestação Ribeirão Pires a a linha de transmissão e distribuição interna de 34,5kV.

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2 comments
  1. Reforma e gasta o dinheiro público pra doar pra CCR que vai esculhambar as linhas e dizer que elas foram sucateadas pela CPTM…

    1. A CCR paga outorga todos os anos, e é com esse dinheiro que a melhorias estão sendo financiadas. E outra, a CCR não esculhambou a L4 nem a L5, ficaram melhores.

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