O sistema de sinalização, atrelado ao sistema de energia, permite uma operação cada vez mais célere, aumentando a oferta de lugares. A CPTM pretende concluir uma série de novos sistemas nas Linhas 9-Esmeralda, 10-Turquesa, 11-Coral e 12-Safira ao longo dos próximos anos.
No evento Fórum de Debates – Ferrovias em Foco foram divulgados novos prazos para a conclusão desses empreendimentos. Corroborados também pelo plano de negócios 2023-2027, a empresa deverá fazer melhorias em quatro linhas.
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Em 2023 a CPTM deverá concluir a implantação do sistema ATO na Linha 9-Esmeralda. Apesar de operada pela ViaMobilidade, a finalização do sistema ficou contratualmente a cargo da estatal.
Para o ano de 2024/2025 será a vez de finalizar o sistema ATO da Linha 12-Safira. As obras deste sistema já duram diversos anos e pela primeira vez um prazo mais factível é dado pela empresa.
Em 2025 o sistema de controle CBTC será finalizado na Linha 10-Turquesa. Atualmente as obras de implantação tiveram seu ritmo acelerado naquela região.
Por último, já em 2026, a CPTM finaliza a implantação do sistema CBTC na Linha 11-Coral. A mudança permitirá a diminuição dos intervalos e aumento da oferta de trens sem abrir mão da segurança operacional
Duvido, pois isso vem se arrastando desde que foi criada a CPTM, enquanto isso quem sofre são os usuários pois diariamente estes trens mais parece tartarugas!
Justamente quando o infeliz governador quer doar tudo aos amigos que as melhorias apareceram. Uma vergonha o que está sendo feito em SP.
como é excelente privatizar e usar os recursos que estao sendo pagos para finalmente resolver questoes obvias e que ninguem resolvia
Coisas obvias- que nenhuma gestao tomava acao
por isso mesmo e que recursos privados sendo pagos,, é a melhor solucao pra tudo que o estado so degenera ou nao cuida
Nenhuma dessas obras é bancada por empresas privadas, nenhuma dessas melhorias foi encomendadas visando privatizações, todas essas melhorias foram projetadas, contratadas e implatadas sob a gerência da cptm, nenhuma empresa privada sequer investiu no transporte paulista, tire as bolas da privatização da sua boca, elas não fizeram nada pelo transporte paulista até hoje, depois que a L6 inaugurar aí sim você terá algum exemplo talvez de sucesso de investimento privado nessa cidade
Esse é o cronograma dos sonhos, porém difícil de acreditar. Mas temos visto a CPTM trabalhar nas reformas meia cuié das estações da Linha 10 e na extensão da Linha 13.
Mas a impressão que tenho é que o governador “técnico” quer jogar todas as obras, extensões, expansões, reformas da CPTM para justificar as privatizações. Aí os emocionados, como o amigo mais acima, fazem justamente isso: associam obras que estão no cronograma a anos com a privatização.