Linha 15 terá operação diferenciada neste sábado, 24, e domingo, 25

Operações similares devem ocorrer nos quatro próximos fins de semana também e visam melhorias no ramal
Metrô busca fornecedores para peças do Monotrilho (Jean Carlos)
Trem da Linha 15 (Jean Carlos)

Neste fim de semana, a Linha 15-Prata terá operação diferenciada para a realização de manutenção programada e melhorias. Por todo o sábado, 24, e até às 18h de domingo, 25, os trens circularão apenas entre as estações Jardim Colonial e Vila União. A partir de Vila União até Vila Prudente a circulação estará interrompida e ônibus gratuitos do sistema PAESE cobrirão o trecho.

De acordo com o Metrô, este será o primeiro de cinco fins de semana onde ocorrerão operações similares.

Serão realizadas intervenções preventivas nos track-switches. As atividades vão ser feitas pela empresa Alstom, fabricante do monotrilho e sócia do Consórcio CEML, e que divide as tarefas de manutenção de via com o Metrô.

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Segundo a companhia, também serão implantadas melhorias nos equipamentos de mudança de via a fim de reduzir a necessidade de intervenções em manutenções futuras.

Esses trabalhos, como mencionado acima, serão feitos em outros fins de semana, e estão sujeitos às condições climáticas, o que pode exigir mais intervenções além das já programada.

Aparelho de track switch (iTechdrones)

“Como é necessário o bloqueio da via e a retirada da energia que alimentam os trens para a segurança dos funcionários envolvidos, o Metrô vai priorizar a realização dessas manutenções entre o fim de junho e mês de julho, sempre nos finais de semana, que é o período de redução da demanda”, explicou o Metrô.

Vale lembrar que o passageiro deverá retirar uma senha na estação Vila União para prosseguir pelo Paese e ter acesso à Linha 2-Verde sem pagar novamente. Já quem está na Vila Prudente da Linha 2, deverá retirar a senha, acessar o PAESE, prosseguindo pela Linha 15 a partir de Vila União.

Track Switch

O Metrô explicou em nota as características do “track-switch”, equipamento usado para que os trens possam mudar de via.
O track-switch “funciona por meio de um conjunto eletromecânico que movimenta as vigas, permitindo que o trem mude de via. Ao longo de toda a Linha 15-Prata, são nove desses conjuntos, que fazem o trem manobrar para poder seguir no sentido oposto.
Track-switch: viga-trilho metálica é responsável pela mudança de via no monotrilho

No trecho do track switch, a viga é constituída de chapas de aço estruturadas, em formato parecido com as demais vigas que são de concreto. Esse material é usado para deixá-la menos pesada e permitir sua movimentação rápida. O conjunto também conta com uma extremidade livre fixa, que é uma espécie de chapa de aço que se conecta à viga fixa, para que não haja um vão entre elas. O funcionamento de todo esse conjunto deve ser preciso, demandando manutenções programadas para garantir a boa circulação dos trens.

Nas linhas de metrô tradicional, esse aparelho também é utilizado, porém para a movimentação de trilhos de ferro que são mais leves em comparação às vigas do monotrilho. Essa característica também torna o processo de manutenção menos complexo”.

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