Tatuzão Norte suspende escavação a cerca de 260 metros de chegar à estação João Paulo I

Trecho da Avenida Miguel Conejo cedeu na manhã de sábado, obrigando a interdição do trecho. Linha Uni afirma que situação está sob controle e tuneladora voltará a escavar nos próximos dias
O caminho aproximado que falta para o Tatuzão Norte chegar até João Paulo I (Arte sobre imagem do Google)

O Tatuzão Norte, da Linha 6-Laranja, responsável por abrir os túneis do ramal no sentido da Brasilândia, teve seus trabalhos suspensos no sábado (24) por conta de o piso da Avenida Miguel Conejo ter cedido na altura do número 850.

O local fica a cerca de 260 metros da estação João Paulo I, próxima parada da tuneladora. Por conta da fragilidade do terreno na área, a Acciona solicitou à CET que interditasse a área de forma preventiva.

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Segundo a empresa, “trata-se de uma ação normal, parte das medidas de controle que a equipe técnica da obra desenvolve ao longo de todo o traçado da Linha 6 – Laranja”.

A equipe técnica da concessionária “está acionando poço de rebaixamento do lençou freático” para reforçar o solo e permitir que a tuneladora retome o trabalho. De acordo com a Linha Uni, isso deve ocorrer na próxima semana.

Marcação no asfato mostra onde o tatuzão escavará (Canal Linha 6 Laranja)

Solo rochoso

O Tatuzão Norte iniciou suas escavações a partir do VSE Tietê em novembro do ano passado. No final de janeiro atingiu a estação Freguesia do Ó, mas o avanço no sentido de João Paulo I tem sido bem lento, com problemas afetando imóveis pelo caminho.

Este equipamento foi fabricado para abrir túneis em rocha, cuja atividade é mais lenta. A Acciona, responsável pela obra do ramal, prevê uma velocidade média de 9 metros por dia. Ele terá que percorrer ao todo cerca de 5 km, até a estação Brasilândia. A previsão é que a Linha 6-Laranja seja inaugurada em 2026.

O canal Linha 6 Laranja registrou a interdição na Avenida Miguel Conejo:

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  1. Para trabalhos de escavação em engenharia, se requerem muitos conhecimentos principalmente em geologia e plantas e análises detalhadas das regiões subterrâneas atualizadas por onde se fará as escavações, sob o risco de se cometer falhas.
    Porém entendo que se deveriam focar em locais e estações consolidadas e de uso imediato, e priorizar de se adiantar a construção da Estação Integrada Água Branca, inclusive com a ViaMobilidade em conjunto com a CPTM, a qual seriam de utilizações imediatas inclusive para utilização das Linhas provenientes do Alto Tietê sem extinguir na Linha Integradora-710 independente da conclusão da Linha 6-Laranja do Metrô, mais uma vez iludiu a população dizendo simplesmente da intenção de construir mais seis estações para após 2026, e posteriormente anunciam a postergação da extensão das quatro estações da Linha 13-Jade no sentido Alto Tietê / Guarulhos ou seja para o final de seu mandato.

  2. É bastante preocupante que isso tenha acontecido se tratando de um trecho em que o tatuzão está passando por uma profundidade até que grande, sabendo que a região é de solo rochoso, espero que a acciona investigue e conclua esse pequeno trecho com bastante cautela

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