O Metrô de São Paulo publicou recentemente uma nova licitação para a substituição de seu sistema de supervisão por um modelo mais moderno e que possa atender às atuais necessidades da companhia.
O software tipo SCADA (Supervisory Control and Data Acquisition) é responsável por controlar e obter dados dos diversos sistemas que operam no Metrô de São Paulo. O modelo atual foi fornecido pela Alstom (Prodix) no final da década de 90 e está em operação no CCO desde então.
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Segundo a minuta do contrato, o escopo da licitação envolve o fornecimento de licença de software de supervisão, projeto executivo, desenvolvimento das aplicações de monitoramento, supervisão e simuladores de treinamento.
O sistema deverá ser implantado, em primeiro plano, no Centro de Controle Operacional do Metrô e, posteriormente, nos SCL (Sistema de Controle Local) localizado nas estações das Linha 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha.
Em suma, a empresa deverá executar as seguintes tarefas:
- Documentação Técnica (Projeto Executivo)
- Armazenagem, embalagem e transporte
- Montagem, Instalação e desmontagem
- Inspeção e testes
- Suporte e assistência técnica
- Verificação de conformidade (As Built)
- Avaliação do desempenho de sistemas
Segundo o Metrô, “a proposta é melhorar a experiência dos Operadores da Sala de Controle de forma a otimizar seu desempenho e assim a experiência dos passageiros do METRÔ. O resultado será um novo sistema de controle contemporânea, escalável, seguro, assertivo, humano e flexível”
O escopo de monitoramento engloba o sistema de energia, o sistema de equipamentos auxiliares, sistema de telecomunicações, sistema de controle de trens e telas de diagnóstico. Observe a relação na lista abaixo:
Sistemas de Energia
- Sistema de baixa tensão
- Sistema de média tensão (22kV)
- Subestações primárias
- Sistema de tração elétrica (750Vcc)
- Sistema de terceiro trilho
- Grupo Gerador Diesel (GGD)
- No-break (UPS)
Sistema de equipamentos auxiliares
- Linha de bloqueio
- Bloqueios
- Ar condicionado
- Sistema Bombas (consumo, incêndio, infiltração e água pluviais, esgoto) e controladores de níveis
- Combate de incêndio (extinção automática de incêndio)
- Detecção de incêndio
- Elevador
- Escada rolante
- Iluminação e tomadas
- Portas de plataforma
- Sinalização de rotas de fuga (retroiluminada)
- Ventilação principal (túnel)
- Ventilação de salas técnicas e operacionais
- Máquina de lavar trens
- Sistema de controle de Pessoas Com Deficiência (PCD).
Sistema de Telecomunicações
- Sistema multimídia (SMM)
- Sistema de controle de acesso (SCA)
- Sistema de controle de arrecadação de passageiros (SCAP/Arrecadação)
- Sistema de monitoração eletrônica (SME).
Sistema de controle de trens
- Interface com o sistema de supervisão automática de trens – Automatic Train Supervision (ATS) -, informando os estados dos tramos de alimentação elétrica
O contrato deverá ter duração de 42 meses, sendo que a execução do objeto contratual deverá durar 32 meses a partir da emissão da primeira ordem de serviço. O processamento da licitação ocorrerá no dia 13 de julho.