O Metrô de São Paulo lançou nesta quarta-feira (5) o edital de obras civis das unidades habitacionais voltadas ao reassentamento de famílias que estão no trajeto da extensão da Linha 15-Prata até o Ipiranga.
Essas pessoas vivem hoje na borda da Favela de Vila Prudente, em frente à Avenida Luiz de Ignácio Anhaia Melo, que será redesenhada para permitir a construção dos pilares do monotrilho.
Como o site mostrou em primeira mão, a companhia decidiu utilizar um terreno desapropriado na Rua Tomás Izzo, que foi usado para construir os túneis da Linha 2-Verde e hoje estão desocupados.
No local, a cerca de 500 metros da comunidade, serão construídas 60 habitações com dimensões semelhantes às casas do entorno. Os detalhes da licitação não haviam sido divulgados pelo Metrô até a publicação desta nota, portanto, não há como estimar ainda o prazo para que as obras sejam entregues.
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Caso o projeto de levar a Linha 15-Prata até a estação Ipiranga avance antes que as unidades habiatacionais fiquem prontas, o Metrô deverá conceder auxílio moradia às famílias afetadas.
A extensão da Linha 15 deve ficar pronta entre 2025 e 2026, portanto, dentro de dois a três anos.
O governador Tarcísio de Freitas confirmou em 8/6/23 que o “Metrô de São Paulo terá um novo papel nos próximos anos”. Segundo ele, será uma “revocação”!?, em suas palavras um redirecionamento das funções da companhia, e em 30/6/23 Metrô informou vai contratar empresa para cuidar dos trens da Linha 15-Prata por dois anos, e agora 5/6/23 lança licitação para construir casas para moradores da Favela de Vila Prudente!?
Até onde querem chegar os dirigentes com estes desvirtuamentos das inúmeras questões crônicas mal resolvidas das verdadeiras atribuições de funções da direção do Metrô?
Para tanto convocaram mais um forasteiro para fazer a função de “marionete” totalmente despreparado para presidência do Metrô, o sr. Júlio Castiglioni Procurador do estado do Espírito Santo.
Com as inumeráveis postergações das obras físicas os gestores veem colecionando fracassos com sucessivos erros de planejamento ignorando o “Plano diretor”, divulgando e iniciando e interrompendo a execução de novas linhas Metrô em detrimento da CPTM de forma concomitante sem concluir as que estão iniciadas, invertendo prioridades, fazendo politicagem com os projetos, desperdiçando o dinheiro público, tais explanações podem ser comprovadas em diversas atitudes descabidas.
Percebe-se que já se estão pensando no financiamento das próprias campanhas políticas nas concessões afoitas, e não na mobilidade e o bem-estar da população.
Não há mais tempo hábil nem para terminar as obras dessa extensão e iniciar testes em 2025. Muito menos inaugurar.
E para abrir em 2026, é preciso começar agora essas obras.
Certamente terão de conceder esse auxílio-moradia, pois se for esperar construir as moradias primeiro, então essa expansão não sai nem em 2027.
Uma expansão tão pequena (porém importante) que se fala há pelo menos 10 anos, mas até agora nada de sair do papel.
🙄🥱
esta expansao necessaria dificil acreditar
que vá sair a estaçao ipiranga da cptm é
a mais abandonada da rede metros inteiros
em paises ricos sao feitos em 4 anos aqui a-
penas 1 estacao 8 anos é ver para crer
tudo isso é para se adequar ao calendário eleitoral, onde esse forasteiro do Tarcisio já disse que vai tentar a reeleição. vai lá tirar foto para a propaganda de TV e depois esquecer.. ele já mudou a data da inauguração da linha 6 laranja para 2026.