ViaMobilidade entregará expansão de Santo Amaro com pelo menos 33 meses de atraso

Concessionária anunciou retomada da obra que estava paralisada há quase dois anos. Projeto praticamente se manteve inalterado e utilizará 55% da estrutura antiga
Estação Santo Amaro superlotada (Jean Carlos)
Estação Santo Amaro superlotada (Jean Carlos)

A ViaMobilidade, operadora da Linha 5-Lilás de metrô, anunciou nesta quinta-feira (20) a retomada das obras de expansão da estação Santo Amaro. As melhorias estão previstas no contrato de concessão.

Parte dos requerimentos da concessão do ramal, a construção de duas passarelas paralelas à ponte estaiada onde ficam as plataformas foi pensada pelo Metrô como uma forma de adequá-la à demanda muito alta que existe na conexão com a Linha 9-Esmeralda.

Já com sinais claros de atrasos, a obra acabou sofrendo um revés em 17 de agosto de 2021, quando uma das quatro estruturas laterais desabou ferindo levemente dois funcionários. As causas do acidente nunca foram totalmente esclarecidas pelo governo ou pela ViaMobilidade.

A concessionária passou por um longo período de seleção das empresas. O processo de análise técnica teve início no final de 2022 e, após todas as ponderações, a ViaMobilidade contratou a EGTC Infra para a continuidade das obras.
As análises técnicas levaram em consideração os pontos críticos dos estudos e as precauções para a retomada das obras.

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Os estudos também apontaram que parte da estrutura existente poderá ser reutilizada. Cerca de 55% da estrutura existente poderá ser aproveitada, incluindo os pilares das plataformas que passarão sobre o Rio Pinheiros. No total serão 550 toneladas de aço reutilizadas.

Ampliação da estação Santo Amaro (Jean Carlos/SP Sobre Trilhos)

Sem mudanças significativas

Apesar da obra estar sendo retomada depois de um longo período de paralisação, motivado pela queda da antiga estrutura que estava sendo montada no Rio Pinheiros, aparentemente o projeto teve poucas alterações comparado ao modelo original.

As imagens divulgadas pela ViaMobilidade são, aparentemente, do projeto antigo. Os dados e informações técnicas do projeto são os mesmo, o que indica que apesar da grande análise técnica, o projeto é praticamente idêntico ao antigo em termos funcionais.

Expansão da estação Santo Amaro

Longos atrasos

O contrato de concessão da Linha 5-Lilás estabeleceu prazos bem definidos para a conclusão da obra. No item vi. da cláusula 7.2 do contrato há a seguinte redação:

“cronograma da realização das obras de requalificação e adequação, cujo prazo de início não poderá superar 18 (dezoito) meses, contados do prazo de vigência da CONCESSÃO, nos termos da Cláusula 17.1, e cujo prazo de conclusão não poderá ser superior a 42 (quarenta e dois) meses, contados do início do prazo de vigência da CONCESSÃO;”

O contrato de concessão foi assinado em abril de 2018, portanto o prazo de entrega das obras deveria ser em outubro de 2021. Antes mesmo do incidente que culminou na paralisação das obras, a Viabilidade já admitia que as obras seriam entregues em 2022.

Agora, oficialmente no segundo semestre de 2023, a operadora promete entregar as obras no segundo semestre de 2024. Cabe citar que este período pode compreender desde julho de 2023 até dezembro de 2023.

Ou seja, no prazo mais otimista, a ViaMobilidade entregará a obra com um atraso de 33 meses do prazo original que era de 42 meses a partir da assinatura do contrato de concessão.

A estrutura da passarela que desabou em agosto de 2021 (iTechdrones)

Pelo menos mais um ano no aperto

Sabe-se que a demanda da estação Santo Amaro é bastante elevada. Em muitas situações, sobretudo no horário de pico, transitar pela estação é algo impraticável. O passageiro deverá lidar com o aperto por pelo menos mais um ano.

A falta da passarela também compromete a acessibilidade. A estação atualmente é dotada de rampas elevatórias na região das escadas fixas. Foi uma solução adequada adotada na época de construção da linha, mas que hoje não é tão eficiente quanto os elevadores.

Ampliação da estação Santo Amaro

Espera-se que com a seleção da nova empresa, e a consequente retomada das obras, os vícios da construção antiga tenham sido sanados e que os procedimentos de implantação, sobretudo aqueles relativos a segurança dos colaboradores, sejam devidamente redobrados para se evitar qualquer interrupção nesta obra necessária ao conforto e qualidade de vida da estação Santo Amaro.

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10 comments
    1. para de ser mau-caráter! se fosse a obra na mão do Estado, iria atrasar do mesmo jeito ou pior por conta do ACIDENTE!!! Antes disso, estava correndo super bem … todos os acidentes causam toda essa demora..

      1. Não estou sendo mal caráter, só estou mostrando o óbvio, a obra mesmo com a iniciativa privada demora pra ser concluída, não há diferença, quando tocada pelo estado

      2. Falou acionista da CCR. Qto ganhou para vir defender a VIA CALAMIDADE?

        NÃO ERA SÓ PRIVATIZAR QUE MELHORA? KKKKKKKKKKKKK

  1. Esse puxadinho é horroroso, se pelo menos seguisse a arquitetura original da estação, mas nem isso.
    E claro que o “governo técnico” do forasteiro não vai fazer nada quanto aos atrasos, nem uma multa vai rolar.

  2. A Viamobilidade vai pagar multa pelo atraso com as obras? Porque o estado desembolsou mihões de reais em multa por atrasos com a Linha 4 Amarela e agora a 17 ouro.

  3. Comentarios a parte, o mais importante e que a Via Mobilidade vai iniciar o retorno das obras de ampliacao da estacao Santo Amaro do metro.

  4. pelo amor de Deus só basta ver o prefeito meter o pau na aciona jogando a responsabilidade do entupimento da galeria de chuva . Se excluindo da responsabilidade de limpar a galeria

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