O Tatuzão Norte, um dos dois equipamentos usados nas escavações da Linha 6-Laranja, teria retomado seu trabalho nos últimos dias, segundo relatos de funcionários ao canal “Linha 6 Laranja”.
A máquina estava parada desde o final de junho por conta de anomalias e recalques no solo da região da Avenida Miguel Conejo, na Freguesia do Ó.
O subsolo da área possui grande quantidade de água, que teria sido remanejada para permitir a passagem da tuneladora. Ainda assim, houve casos em que o solo cedeu, sendo necessário o isolamento desses trechos.
No mês passado, a tuneladora norte estava a cerca de 260 metros da estação João Paulo I, segunda parada do trajeto até Brasilândia.
Fabricada com uma roda de corte preparada para abrir túneis em rocha, a tuneladora terá um avanço mais lento que sua irmã “tuneladora sul”, que escava em solo macio. Mas até aqui o trabalho tem sido complicado.
O Tatuzão Norte iniciou suas escavações em novembro de 2022, a partir de um poço aberto nas proximidades do VSE Tietê. Em sete meses, ele teria avançado cerca de 1 km dos 5 km previstos.
A Linha 6-Laranja, com 15 estações, deverá ser inaugurada em 2026.