ViaMobilidade recebe terceiro novo trem da Alstom para as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda

Composição da série Alfa foi entregue no final de julho no pátio Presidente Altino, em Osasco
Terceiro trem da Alstom entregue em Presidente Altino (ViaMobilidade)
Terceiro trem da Alstom entregue em Presidente Altino (ViaMobilidade)

A ViaMobilidade, operadora dos trens metropolitanos das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, recebeu neste final de semana a terceira unidade dos novos trens da Série Alfa (8900).

A composição foi recepcionada no Pátio Presidente Altino, local onde os trens são retirados dos caminhões e passam pelo processo de encarrilhamento,  quando são postos sobre os trilhos.

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A entrega ocorre após praticamente um mês após a chegada da composição A02, indicando uma possibilidade de aceleração da fabricação dos trens pela Alstom. A empresa até então alegava problemas na cadeia de suprimentos global devido à demora na entrega da nova série.

Outra novidade importante é a operação da segunda composição já no mês de agosto. A ViaMobilidade realizará os testes dinâmicos no trem, que deverá ser liberado até o final deste mês.

Terceira nova composição da Alstom (ViaMobilidade)
Terceira nova composição da Alstom (ViaMobilidade)

Tendo em vista que os principais testes de desempenho foram realizados na composição A01 (cabeça de série), os demais trens deverão tornar o processo de comissionamento mais rápido, já que os ajustes necessários podem ser realizados na fábrica, em Taubaté.

Com o gradual processo de entrada de novos trens na operação, a concessionária poderá viabilizar a devolução de trens cedidos de volta para a CPTM. O contrato estabelece que os trens da série 8500 serão os primeiros a serem remetidos para a estatal.

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7 comments
    1. A CPTM já não administra mais a linha 8. Foi ela quem optou por nunca comprar trens novos para a Linha 8 mas sim alugar trens da CAF a um custo mais alto do que se tivesse adquirido uma frota própria. Tanto que esse expediente de aluguel de frota nunca foi repetido.

      Não há como a concessionária utilizar todos os trens novos na Linha 9. Mesmo se ela quisesse, seria fisicamente impossível pelas limitações da sinalização e energia da linha.

      1. Só a discordar do termo “aluguel”. Na verdade a PPP da linha 8 até é mais coerente do que as outras compras feitas, tenso em vista que contemplava, além da aquisição dos 36 trens, a manutenção dos mesmos pela fabricante CAF. Em contraste, as demais frotas que foram compradas necessitam de contratos apartados para manutenção, o que cria a aberração de uma empresa diferente da fabricante concorrer num contrato de manutenção. Seria o mesmo que vc levar um Volkswagen zero km pra manutenção numa oficina da Renault.

        1. A manutenção de trens é muito diferente da de automóveis. Qualquer fabricante de trens pode realizar a manutenção dos trens de qualquer fabricante.

          A CPTM terceiriza a manutenção de seus trens desde 1999, empregando diferentes empresas para a manutenção dos trens. Já tivemos a CAF fazendo manutenção em trens Alstom e vice-versa sem prejuízo aos serviços.

          O custo da PPP da frota 8000 foi tão alto que o TCE-SP recomendou que a CPTM desistisse de novas PPP’s de frota.

    2. Concordo em gênero, número e grau.
      A série 8000 era integral da linha 8, não foi usada em maior quantidade porque a CPTM simplesmente abortou a instalação do CBTC na linha (com equipamentos comprados, estocados e apodrecendo) e com isso não aumentou a capacidade de transporte da linha.
      Os trens que a Via Mobilidade está comprando são para substituir a frota 8000, mas (como sempre) a linha que está sendo privilegiada com a entrega dos trens novos é a 9 -Esmeralda.

      1. O problema da L8 e que o noias da região da linha invadia as linha para roubar peças de cobre para comprar drogas . por isso que a fepasa / cptm largava ela de lado em relação a frota

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