A ViaMobilidade, operadora dos trens metropolitanos das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, recebeu neste final de semana a terceira unidade dos novos trens da Série Alfa (8900).
A composição foi recepcionada no Pátio Presidente Altino, local onde os trens são retirados dos caminhões e passam pelo processo de encarrilhamento, quando são postos sobre os trilhos.
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A entrega ocorre após praticamente um mês após a chegada da composição A02, indicando uma possibilidade de aceleração da fabricação dos trens pela Alstom. A empresa até então alegava problemas na cadeia de suprimentos global devido à demora na entrega da nova série.
Outra novidade importante é a operação da segunda composição já no mês de agosto. A ViaMobilidade realizará os testes dinâmicos no trem, que deverá ser liberado até o final deste mês.
Tendo em vista que os principais testes de desempenho foram realizados na composição A01 (cabeça de série), os demais trens deverão tornar o processo de comissionamento mais rápido, já que os ajustes necessários podem ser realizados na fábrica, em Taubaté.
Com o gradual processo de entrada de novos trens na operação, a concessionária poderá viabilizar a devolução de trens cedidos de volta para a CPTM. O contrato estabelece que os trens da série 8500 serão os primeiros a serem remetidos para a estatal.
eu acho esses trens da viamobilidade muito bonitos interna e externamente
Para a linha 9*, porque na 8 a falsa empresa militante só joga as sucatas de pior qualidade
A CPTM já não administra mais a linha 8. Foi ela quem optou por nunca comprar trens novos para a Linha 8 mas sim alugar trens da CAF a um custo mais alto do que se tivesse adquirido uma frota própria. Tanto que esse expediente de aluguel de frota nunca foi repetido.
Não há como a concessionária utilizar todos os trens novos na Linha 9. Mesmo se ela quisesse, seria fisicamente impossível pelas limitações da sinalização e energia da linha.
Só a discordar do termo “aluguel”. Na verdade a PPP da linha 8 até é mais coerente do que as outras compras feitas, tenso em vista que contemplava, além da aquisição dos 36 trens, a manutenção dos mesmos pela fabricante CAF. Em contraste, as demais frotas que foram compradas necessitam de contratos apartados para manutenção, o que cria a aberração de uma empresa diferente da fabricante concorrer num contrato de manutenção. Seria o mesmo que vc levar um Volkswagen zero km pra manutenção numa oficina da Renault.
A manutenção de trens é muito diferente da de automóveis. Qualquer fabricante de trens pode realizar a manutenção dos trens de qualquer fabricante.
A CPTM terceiriza a manutenção de seus trens desde 1999, empregando diferentes empresas para a manutenção dos trens. Já tivemos a CAF fazendo manutenção em trens Alstom e vice-versa sem prejuízo aos serviços.
O custo da PPP da frota 8000 foi tão alto que o TCE-SP recomendou que a CPTM desistisse de novas PPP’s de frota.
Concordo em gênero, número e grau.
A série 8000 era integral da linha 8, não foi usada em maior quantidade porque a CPTM simplesmente abortou a instalação do CBTC na linha (com equipamentos comprados, estocados e apodrecendo) e com isso não aumentou a capacidade de transporte da linha.
Os trens que a Via Mobilidade está comprando são para substituir a frota 8000, mas (como sempre) a linha que está sendo privilegiada com a entrega dos trens novos é a 9 -Esmeralda.
O problema da L8 e que o noias da região da linha invadia as linha para roubar peças de cobre para comprar drogas . por isso que a fepasa / cptm largava ela de lado em relação a frota