O tatuzão da Linha 2-Verde começou a ser montado no Complexo Rapadura. A tuneladora que será responsável pela escavação dos túneis da expansão da Linha 2-Verde tem origem chinesa e será a maior máquina deste tipo a operar na América Latina.
O canal iTechdrones trouxe imagens inéditas do processo de montagem da tuneladora por meio de imagens aéreas. É possível identificar vários componentes importantes da máquina tanto na superfície como dentro da vala.
Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
Foi montado um guindaste de alta capacidade para permitir o deslocamento das grandes peças para o fundo do poço. As imagens mostram uma das loterias da tuneladora sendo içada.
É possível ver nesta peça a presença de alguns dos pistões hidráulicos que são responsáveis por empurrar a máquina para frente apoiando-se nos anéis de concreto instalados no túnel.
Outra peça bastante importante é o parafuso sem fim responsável por realizar a remoção da terra da frente de escavação de forma gradual.
Dentro da vala é possível constatar a montagem de praticamente metade da couraça onde estão instalados os pistões hidráulicos. No meio delas, uma estrutura faz o suporte de todo o conjunto circular.
No canteiro é possível localizar a maior e mais importante peça do tatuzão, o “main drive”. Este item é composto de uma série de motores que, em conjunto, fazem a rotação da roda de corte.
A tuneladora deverá realizar as escavações da Linha 2-Verde em etapas distintas. Num primeiro momento será escavado o trecho entre o Complexo Rapadura e a estação Orfanato. Posteriormente a máquina retorna ao local de origem para escavação no trecho norte, até a estação Penhaco.
Único erro na matéria é que está escrito que o Tatuzão partirá do Rapadura em direção a Penha, sendo que é ao contrário, Penha ficará para a parte 2 das escavações.
Obrigado pelo aviso Felipe!
Farei a correção!
quem quiser ver o vídeo do içamento da outra peça ontem, olha no meu drive: https://photos.app.goo.gl/2Zdozd8BYTuSBjw79