ViaMobilidade estuda operar trens de carga nas proximas décadas

Ideia é incorporar serviços de logística e intermodalidade junto à infraestrutura ferroviária existente. Proposta está no radar da concessionária, mas sem parâmetros definidos
ViaMobilidade poderia operar trens de carga (Jean Carlos)
ViaMobilidade poderia operar trens de carga (Jean Carlos)

O Grupo CCR é um dos principais operadores de trens metropolitanos e metrôs na região metropolitana de São Paulo. Embora seu foco hoje seja o transporte de passageiros, a empresa cogita operar sistemas de carga conjugados com suas linhas atuais.

Algumas declarações nesse sentido foram dadas na teleconferência do Grupo CCR para o segundo trimestre de 2023 em que o chefe financeiro da empresa, Waldo Perez, mencionou essa possibilidade para o longo prazo.

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Segundo Perez, a mobilidade deverá sofrer transformações relevantes ao longo dos próximos 30/50 anos, sobretudo nos grandes centros urbanos.

“Com relação à mobilidade, é um segmento onde haverá uma transformação bastante relevante nos próximos 30, 50 anos, especialmente nos grandes centros metropolitanos nos lugares onde operamos.“

Trem de carga passando pela estação Palmeiras-Barra Funda (Jean Carlos)
Trem de carga passando pela estação Palmeiras-Barra Funda (Jean Carlos)

Diante deste cenário, onde a rede de transporte poderá estar melhor consolidada e surjam mais concessionárias, novas possibilidades de negócios podem ser abertas. A ideia de logística multimodal, aquela que utilize de mais de um modo de transporte, poderia ser adotada.

“Então existem possibilidades de ter, digamos, uma logística multimodal onde você não só opera um metrô ou um trem sobre a superfície, mas que isso se combine com outras alternativas de mobilidade urbana que venha a prestar um serviço mais completo aos nossos clientes. Certamente está dentro deste panorama”

Perez cita que os ativos atuais de mobilidade podem vir a ser utilizados para soluções logísticas, de forma que o transporte de cargas possa vir a ser executado também pela malha de trens metropolitanos ou metrô.

A possibilidade está em estudos, mas não há ainda uma definição de como isso deverá ser realizado.

“Também existem oportunidades que poderão vir a ser exploradas no futuro em termos de carga. Acho que não é segredo que cidades como São Paulo, onde nós temos uma presença muito relevante, há cada vez mais uma ineficiência em trazer produtos para dentro da cidade.

Então, acho que soluções logísticas que incorporem nossos ativos de mobilidade também possam vir a ser usados. É algo que está no nosso radar que precisa muito estudo e que não temos ainda uma definição exata de como será.”

Transporte de carga pode gerar receita adicional (Jean Carlos)
Transporte de carga pode gerar receita adicional (Jean Carlos)

A exploração de cargas e passageiros em linha de transporte metropolitano foi uma prática comum quando a Fepasa e a Rede Ferroviária Federal atuavam em ambos os segmentos. Em algumas situações, o transporte de carga era o que sustentava o transporte de passageiros, que geralmente não obtinha lucros relevantes.

A possibilidade de transporte de cargas por meio de vias já existentes poderia ser uma forma bastante eficaz de eliminar gargalos e gerar receita. Entretanto, tal modelo precisaria ser bem estruturado tanto em termos logísticos como em termos operacionais.

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  1. tem que avisar as prefeituras ao longo da via ferrea, as prefeituras estao mais interessadas em mudar o zoneamento para transformar galpoes em predios, um abaurdo, tudo para atender os interesses do secovi, primeiro acabam com a infra estrutura existente ao inves de preservar, depois procuram soluçoes para resolver o problema que criaram, logico que tudo isso gadtando fortunas para assim atender o interesse das empreiteiras, estamos ferrados….

  2. Vai operar em toda infraestrutura fornecida pelo Estado. Não vai precisar de construir um centímetro e o transporte de passageiros ficara em segundo plano, pois não dá lucro.

  3. Sr. Jean, o Consórcio Augusto Veloso A3 foi intimado pelo metrô para entregar a documentação necessária, ele foi escolhido na licitação para o alargamento da Av. Ragueb Chohfi. Sabe dizer de ja entregou, e se esta perto de assinar o contrato?

  4. já assinaram acordo com o MP, já estão em vias de receber reequilíbrio econômico financeiro …

    obrigado a vc que paga os impostos para faça contratos onerosos, a iniciativa privada agradece.

    1. que diferença faz? vc ja dá seus impostos pra sustentar politicos mentirosos e corruptos; juízes parciais e autoritarios…

      1. Então também não faz diferença manter o metrô estatal, bancar empresários pode, agora bancar o metrô vc vem surtando, enfim a hipocrisia

  5. Me parece boa ideia. Quem trabalha em empresa privada sabe que é comum o estudo de alternativas futuras. Assim que surgem inovações. Me parece algo para pequenas cargas, não trens cargueiros pesados. A Alemanha utiliza sua rede de VLT para distribuir encomendas pela cidade, em vagões de carga acoplados no trem de passageiros. Pode ser um embrião de uma boa ideia.

  6. Mal tá operando trem metropolitano, vai operar trem de carga sim kkkkkkkkkkk
    Essa empresa só viaja.
    É igual aquele comentário de que ela espera receber 31 trens ainda em 2023, piada pronta!

  7. Engraçado… Quando o governo ofereceu para a Via Mobilidade concluir a linha 17-Ouro, que será operada por eles, eles se esquivam. Daí ficam, a cada dia, inventando um novo suposto interesse: É Trem Intercidades, Linha 15-Prata, e agora até trem de carga?! Que terminem então a linha 17 antes de ir atrás de qualquer outro suposto investimento novo.

    E sobre o trem de carga… Bom, já saberemos a quem culpar se as cargas chegarem vencidas, estragadas ou tombadas, né?!rs…

  8. acho importante compartilhar o trem de carga junto ao de passageiros, claro, fora dos horários de pico, não vejo problema algum. a cerca de 10 ou 15 anos atrás era dessa forma na linha 8.

    ainda diminui o gargalo e trânsito rodoviário.

  9. É incrível o quanto essa empresa se esforça em ser ruim, todos os projetos atuais e futuros prevêem a segregação de transporte de cargas do transporte de passageiros e a vida mobilidade faz oq? Pensar em voltar atrás, não é possível tamanha burrice

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