O embate entre o governo do estado, administrado por Tarcísio de Freitas (Republicanos), e o Sindicato dos Metroviários de São Paulo, terá um novo capítulo nesta segunda-feira quando a entidade marcou uma assembléia para uma possível greve amanhã, 15 de agosto.
O motivo do protesto é conhecido, os planos de privatização do Metrô e da CPTM, entre outras empresas controladas pelo estado. A entidade decide a partir das 18h30 se haverá greve nas quatro linhas do Metrô (1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata).
Veja também: Metroviários desistem de greve nesta terça-feira, 15 de agosto
Antes disso, no entanto, a diretoria do sindicato realiza uma entrevista coletiva às 10h. Segundo a entidade, a privatização irá piorar os serviços para os passageiros além de torná-los mais caros, utilizando como exemplo a SuperVia, no Rio de Janeiro.
“As linhas privatizadas registram o TRIPLO de falhas. Quem é usuário das linhas 8 e 9 da Via Mobilidade sabe disso. E quem não é, pode acompanhar pelas notícias. Todo dia tem falhas, lentidão e descarrilamentos. Esses acidentes colocam em risco a vida da população e dos trabalhadores”, diz texto divulgado pelo sindicato.
Novamente, a direção do sindicato propôs o esquema de catraca livre ao governo, em que os funcionários compareceriam ao trabalho, mas os passageiros acessariam o sistema sem pagamento de tarifa. A hipótese, entretanto, não costuma ser aceita pelo estado.
Terceirização da manutenção
Desde que assumiu o governo em janeiro, Tarcísio tem citado planos de promover mudanças no Metrô e na CPTM. A companhia de trens metropolitanos deve perder seus ramais, que serão incluídos em concessões do Trem Intercidades.
Já o Metrô, segundo declaração do governador, teria seu foco alterado, passando a ser uma empresa de gestão de projetos e não operadora das linhas.
Entretanto, em documento a que este site teve acesso, a gestão planeja conceder o próprio Metrô, juntamente com novas linhas como a 19-Celeste e a 20-Rosa.
“Metro Linhas 19 ou 20 e/ou desestatização+extensão Linha 2+investimentos Linha 15 (a ser estudado, de acordo com evolução de investimentos em andamento)”, diz o escopo do chamado Lote 4 de projetos de mobilidade urbana sobre trilhos que fazem parte dos planos de concessão.
Os estudos para desestatização do Metrô devem ter início em setembro, ainda segundo o documento. A previsão é que a companhia tenha o edital de privatização lançado em março de 2025 e a assinatura do contrato, seis meses depois desse prazo.
O sindicato também mira uma licitação mais próxima, marcada para o final do mês, em que o Metrô pretende terceirizar a manutenção dos trens de monotrilho Innovia 300, hoje sob responsabilidade da fabricante, a Alstom.
O contrato prevê que a empresa privada cuidará de 25 dos 27 trens atuais, além de novas composições que serão entregues nos próximos anos.
Apóio os metroviários em tentar parar a privatização, seria bom se o governo permitisse a catraca livre durante a greve, mas do jeito que o Tarcísio é, todo mundo sabe que vai acabar sendo paralisação
Tava na hora de privatizar o metrô mesmo, serviços péssimos a anos, sucateado demais, tomara que seja igual a via 4 linha amarela e lilás, tudo esses caras querem greve.
e o precário manutenção da L15 ,l3 com frota g pulando que nem boi bravo . invés do sindicato dos metroviarios sair de um vez do prédio que já foi vendido que vergonha
A manutenção da L15 é feita pelo metrô junto com a Alstom, oq o Tarcísio quer e deixar tudo com a Alstom.
Se com os dois é precária, com apenas 1 vai ficar mais ainda
Não é só a Alstom que pode prestar serviços de manutenção, existem outras empresas como a Siemens, a BYD, a Hitachi
O metrô queria assinar um contrato com a Alstom para a manutenção dos trens
nooossa hein, como se a linha 15 estivesse uma maravilha na mão desses metroviários né? hahahahaha
funcionario usando o celular enquanto manobra o trem, etc etc
aproveita e já manda todo mundo embora e privatiza já
Me dá um exemplo de metrô privatizado no mundo inteiro que funcione bem??? Único é o de Hong Kong, e você acha que no BRASIL a privatização vai dar certo? Paulistano não sabe o privilégio que tem com o Metrô de SP, um dos melhores que já andei no mundo, só ficando pra trás de metrôs na Ásia (que são todos estatais)
Metrô de Dubai
super a favor da privatização!! se ficarem como a linha 4 amarela, ficará ótimo! só quem usa, sabe o lixo que são as linhas, que não são privatizadas. privatização Já.
A população que se dane. Minha boquinha primeiro!!
A greve é válida, entretanto deveria ter adesão dos trabalhadores da CPTM e da Sabesp. Com relação às críticas aos serviços do Metrô, o sindicato denúncia exatamente o quê está sendo feito pelo Governo de São Paulo que é a precarização dos serviços prestados. Seja não contratando mão de obra, seja terceirizado a manutenção ou ainda não comprando as peças para a correta manutenção. O Metrô sempre foi excelência em prestação de serviços desde sua inauguração, os paulistanos sempre se orgulharam deste serviço que é prestado pelo Estado há pelo menos 38 anos. Muito estranho um governo acabar com essa qualidade e com essa empresa. Outro ponto a se pensar na privatização seria um custo menor para o Estado e para a População. Entretanto vemos que o preço do serviço se mantém o mesmo e a empresa CCR sempre pedindo reequilíbrio para o Estado.
pessoal aqui nos comentários falando que é melhor privatizar? a linha 4 e linha 5 era do metrô, só é boas assim porque o metrô que cuidou… só olhar o que a linha 8 e 9 viraram .. mau serviço prestado e ainda descarrilhou 4 vezes em menos de um ano! se privatizar vai ficar tudo pior!
Linha 4 sempre foi operada por empresa privada
Os melhores continuam sendo os estatais🤷♂️
Não sei se o que os funcionários do metrô pedem é justo, mas está greve servirá de argumento para privatizar todas as linhas de metrô.
Quanto mais greve os metroviários fazem, menos eu os apoio. Dificultar o direito de ir e vir – que já não é de boa qualidade – da população, só atrapalha a eficácia da mensagem que querem passar. Tem outros métodos bem mais eficientes para protestar ao invés do modo arcaico de fazer greve, prejudicando conscientemente a população, por usá-las de modo unilateral como massa de manobra. Mas enfim….
Os metroviários não querem fazer paralização, eles sempre vem com uma proposta de catraca aberta como primeira opção de greve, o governador que não aceita catraca aberta e força a greve a ser feita na forma paralização, que prejudica a população. O governador que força a paralização, provavelmente com a intenção de sujar a imagem do sindicato dos metroviários.
Não existe almoço grátis. Eles fazem a proposta de catraca aberta pois sabem que não vai ser aceita. Existe o custo de operação (energia elétrica / água / etc) que se já é defasado quando pagamos a passagem imagina operar um dia inteiro sem nenhuma receita (e depois a conta vai para a população do mesmo jeito, ainda mais cara). Os metroviários podem fazer o protesto não usando uniforme por exemplo ou usando coletes indicando que estão em greve, dá no mesmo para a população.
Engraçado q pra bancar os subsídios bilionários pra CCR, fazendo empresários enriquecer com dinheiro não tem problema algum né? Não importa o custo, sempre vai haver dinheiro pra isso
Claro que os metroviários irão favorecer a greve e não aceitam a privatização. Há anos vivemos o transporte escasso e as greves pedindo aumentos de salários. Queremos transportes decentes e infelizmente, o nítido é que essa greve é para benefício próprio e não dá população. Greve por redução de tarifa ninguém faz, greve para catraca livre ninguém faz, ou quando estamos com problemas no transporte principalmente linha azul que é do metrô… ninguém faz. Pego transporte público todos os dias e sou vítima dessa lástima de transporte. Sou a favor da privatização independente de qualquer governo, quero qualidade.
Total apoio a greve e aos direitos. Não a privatização.
Bom dia a população está com vocês, metroviarios! Façam mais greves por favor, parem a semana inteira. Continuem assim!