O Metrô de São Paulo irá publicar nesta sexta-feira (18) uma nova licitação para contratar uma empresa que produza o laudo macro de avaliação de áreas a serem desapropriadas para implantação da Linha 20-Rosa.
A companhia assinou um contrato em junho com a empresa CTA Consultoria Técnica e que tem como escopo o mesmo serviço, mas incluindo apenas estações do trecho da Linha 20 dentro da capital.
Ele compreende a análise de imóveis no entorno das futuras estações Santa Marina, Lapa, Vila Romana, Girassol, Teodoro Sampaio, Fradique Coutinho, Tabapuã, Jesuíno Cardoso, Hélio Pellegrino, Moema, Rubem Berta, Indianópolis, Saúde e Abraão De Morais além de área para o chamado “Pátio Norte” do ramal.
O aviso no Diário Oficial, no entanto, não explica quais estações estão envolvidas, mas tudo leva a crer que se trate do trecho da Linha 20-Rosa que incluirá o ABC Paulista, destino final do ramal.
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O Metrô adiantou se tratar de “áreas para desapropriação, necessárias para a implantação das estações, ventilações e saídas de emergência, subestações primárias e Pátio”, sem especificar a região.
Esses detalhes serão revelados nos documentos da licitação, a serem disponibilizados amanhã. A data da sessão pública de recebimento de propostas está marcada para o dia 14 de setembro.
Obra cara e complexa
A Linha 20-Rosa passou a ser cogitada como mais força após a gestão Doria ter cancelado a Linha 18-Bronze, que atenderia o ABC Paulista. Até então, o projeto seguia em fase preliminar e numa primeira sondagem foi descartado por conta do alto custo de desapropriações, entre outros.
Durante o governo passado, a Linha 20 teve seus primeiros estudos contratados, além de seu trajeto ter sido alterado algumas vezes. Entre as mudanças estão o final em Santo André e Santa Marina e também evitar o eixo da Avenida Paulista na região dos Jardins.
Desde que foi concebida, a Linha 20 é pensada em duas fases de implantação, a prioritária, dentro da capital, e então a extensão até o ABC. A razão é que a demanda da primeira fase é bem superior e capaz de tornar o ramal mais atrativo para a iniciativa privada.
A gestão de Tarcísio de Freitas, no entanto, tenta viabilizar uma concessão capaz de bancar o projeto como um todo como forma de cumprir a promessa de levar o Metrô para a região.
Já sabemos o final da história, a linha vai até a estação Saúde, e depois a Next Mobilidade vai por um ótimo BRT no lugar, e o secretário dos transportes, vai dizer o msm do BRT-ABC “dá conta da demanda”
exatamente, já até vejo a Metra apresentando um projeto entre saúde/Abraão de Morais e santo André, com “paradas ultramodernas e pagamento antecipado, agilizando o embarque. Paradas que a noite vai ser verdadeiros Marcos urbanos e vao requalificar o entorno”. Os prefeitos de Santo André e em especial o de São Bernardo vão dar força pra sair do papel e a prefeitura de SP só vai aceitar essa coisa ridicula. a obra vai ficar 4+ anos atrasada e a senhora feudal de SBC vai continuar dominando o feudo dela
essa linha vai demorar muito a ter obras iniciadas se for em 2030 temos que levantar as maos pro céu
Gostaria de saber COMO funcionam as avaliações de valor para desapropriação dos imóveis.
Eu faria algumas mudanças nesse traçado:
–> A linha poderia passar abaixo do eixo da Faria Lima, com mais estações na região. Esse gap gigante entre Fradique e Tabapua (só para não desagradar o pessoal das mansões do Jardins) é ilógico. Há muitas empresas e empregos nesse trecho que ficarão longe de estações.
Depois de Girassol, eu faria uma estação na Pedroso de Morais, cruzaria a Amarela na Faria Lima, seguiria para uma estação até perto do Iguatemi (futura conexão com a linha Marrom?) e só aí a Tabapuã.
–> Ainda sentido Sul, faria uma mudança entre as linha Lilás e Azul: depois da estação Rubem Berta, faria uma curva para parada no Aeroporto de Congonhas (conexão com linha Ouro), e depois iria rumo Conceição, voltando ao traçado proposto em Abraão de Morais.
Me parece fazer todo sentido o aeroporto mais movimentado do Brasil se conectar diretamente com o maior eixo de negócios do país. Da Faria Lima a Congonhas em 10/15 minutos seria um ganho incrível.