Concessionária MetrôRio propõe concluir estação Gávea mediante extensão e unificação de contrato

Empresa que opera as linhas 1 e 2 faz parte do mesmo grupo que controla a Linha 4, mas contratos separados tornam operação complexa
Os dois poços da estação Gávea cobertos
Os dois poços da estação Gávea cobertos:(GE)

A estação Gávea, da Linha 4 do Metrô do Rio, pode finalmente ser concluída. Basta para isso que o governo estadual chegue a um acordo com a MetrôRio, concessionária responsável pela operação das linhas 1 e 2.

A empresa enviou uma proposta ao estado, conforme apurou o jornal O Globo, em que condiciona a conclusão da estação, parada desde 2015, à extensão do contrato de concessão em dez anos.

Além disso, a MetrôRio quer que a Linha 4 faça parte da concessão das linhas 1 e 2. Atualmente, o ramal aberto há sete anos é responsabilidade da Rio Barra CRB (Metrô Barra), mas que faz parte do mesmo grupo controlador da MetrôRio.

Dentro da proposta, a concessionária pretende investir R$ 600 milhões para finalizar a estação, cujo corpo principal foi aberto e posteriormente preenchido com água para preservar sua segurança. O tatuzão usado na obra também ficou submerso, durante o impasse entre gestões passadas sobre uma possível expansão da Linha 4.

A estação Gávea será a mais profunda do Rio e ponto de partida para futuras expansões sentido o centro (Reprodução)

Por fim, a MetrôRio propôs a redução da tarifa cheia do Metrô carioca, que é de R$ 6,90 e cairia para R$ 6,50. A concessão da Linha 4 se encerra em 2036 e a das linhas 1 e 2, em 2038.

O controle acionário da concessionária estava nas mãos da Invepar, mas a holding vendeu sua participação para a Hmobi, controlada pelo fundo de investimentos Mubadala, dos Emirados Árabes Unidos.

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O governo do Rio respondeu à reportagem do jornal afirmando que os estudos para concluir a estação estão avançando e que a proposta será apresentada ao Tribunal de Contas do Estado e ao Ministério Público.

A estação Gávea é a primeira de uma extensão da Linha 4 a partir de São Conrado no sentido nordeste e que poderia dar início a um traçado alternativo e mais direto para o centro da cidade.

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