A conclusão do projeto básico de engenharia e arquitetura da Linha 19-Celeste, entre Guarulhos e a capital paulista foi postergada em seis meses pelo Metrô.
O contrato, assinado com o consórcio MNEPIE (Maubertec, Nova Engevix, Pólux, EGT e Intertechne), deveria se encerrar em 21 de janeiro de 2024, mas foi alterada para julho do ano que vem. Já o término dos serviços, antes previsto para 12 de setembro, ocorrerá agora até 12 de março de 2024.
Trata-se do primeiro aditivo do contrato, assinado no final de 2021, e que tem como escopo definir o trajeto de 15 estações e 17,6 km do ramal subterrâneo.
Os detalhes do aditivo trazem também uma majoração novalor original, que passou de R$ 93,1 milhões para R$ 95,9 milhões (acréscimo de R$ 2,73 milhões).
No documento, o Metrô cita a elaboração de um túnel rodoviário entre as avenidas Paulo Faccini e Tiradentes, em Guarulhos, e que não estava no contrato original.
Por outro lado, a companhia reconhece que a extensão do prazo não livra o consórcio de possíveis sanções por conta do atraso na entrega do projeto.
Ramal à espera de definição sobre seu futuro
A Linha 19-Celeste é estudada pelo Metrô há vários anos e está no estágio mais avançado antes de uma possível licitação de obras ou concessão à iniciativa privada.
O plano das gestões passadas era de repassar o ramal em uma Parceria Público-Privada (PPP), mas não houve tempo e recursos para isso.
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A administração Tarcísio de Freitas (Republicanos) planeja licitar a Linha 19 nos próximos anos, como parte do plano de privatização das linhas metroferroviárias.
Não está claro, no entanto, se ela será oferecida antes ou depois da Linha 20-Rosa, que está numa etapa menos avançada em seus projetos.
Mais um atraso né Ricardo? Sei que é normal nesse meio, mas assim, a entrega da obra completa desta linha, na melhor das hipóteses, ficará para jun/2030.
MInhas projeções (no cenário mais otimista, sem nenhum embate jurídico ou acidentes durante as obras):
Entrega do Projeto Básico: mar/2024 (melhor das hipóteses)
Preparação e Publicação do Edital do Projeto Executivo: set/2024 (se o governo não esperar a entrega do projeto básico da linha 20-rosa)
Leilão do Projeto Executivo / Concessão: mar/2025 (isso se as concorrentes não pedirem postergação de prazo ou houver mudança de prioridades do governo)
Início das obras: jun/2025 (se não houver contestação pelas perdedoras do leilão)
Fim das obras: jun/2030 (sem nenhum acidente e/ou paralisação das obras)
Operação assistida: dez/2030 (6 meses, no mínimo)
E vamos lembrar que esse é o cenário perfeito, se nada de errado acontecer. Em um cenário mais realista, eu colocaria mais 2 ou 3 anos, considerando postergações de prazos, constestações jurídicas, acidentes etc.
O que acha dessas projeções Ricardo?
Se a L19–Celeste está com estudos/projetos à frente da L20–Rosa, é natural e óbvio (ou deveria ser) que a L19 tenha suas obras iniciadas ANTES da L20.
Qualquer decisão contrária será pura politicagem e má-fé.
Além do mais, a ligação entre Guarulhos e o centro de São Paulo é urgente, é para ontem, e não pode se postergar mais.
A Linha 2 não tem capacidade para atender Guarulhos!
A ligação Guarulhos—São Paulo, pela L19, NÃO PODE ficar refém de decisões mal-intencionadas do atual governo.
Certamente, a L19 tem mais prioridade, pelo menos neste primeiro momento, do que o atendimento da região da Faria Lima pela L20.
Se eles de fato estivessem preocupados com a região do ABC, a L20 teria seu trecho prioritário saindo do próprio ABC (e NÃO “apenas” ligando a zona oeste à zona sul de São Paulo por uma questão financeira).
Além disso, se tivessem real preocupação com a população, também fariam a L18, e NÃO esse BRT limitado!