Aberta em 15 de setembro de 2022, a licitação de estudos de engenharia e arquitetura para desenvolvimento do projeto básico da estação Cerro Corá, da Linha 2-Verde, enfim, teve o vencedor selecionado e habilitado pelo Metrô.
Trata-se do Consórcio STEMM – Linha 2, formado pelas empresas Sondotécnica Engenharia de Solos S/A, TUV Rheinland Ductor Ltda, Empresa Brasileira de Engenharia de Infraestrutura Ltda, Metroeng Engenharia Ltda e Multiplano Engenharia Ltda. O grupo pediu R$ 10,5 milhões para executar o serviço, valor que foi considerado bastante inferior à média dos concorrentes.
Nesses casos, o Metrô exige mais documentos e detalhes para verificar se a proposta é de fato exequível, ou seja, se o concorrente não utilizou do expediente de oferecer um valor irreal para depois buscar algum tipo de aditivo.
Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
Por conta desse impasse, o Metrô suspendeu a licitação em março para analisar a proposa da STEMM. Somente em julho o certame foi retomado, com a avaliação das propostas comerciais. O resultado confirmou o consórcio como vencedor, a despeito da nota técnica ter sido a pior entre os cinco participantes.
Com a habilitação, o Consórcio STEMM Linha 2 providenciará a documentação para providências de assinatura do contrato.
Ligação com a Linha 20-Rosa
O projeto de extensão da Linha 2-Verde entre Vila Madalena e Cerro Corá é de suma importância para a malha metroferroviária. Será nesta estação que haverá a conexão com a Linha 20-Rosa, a ser implantada entre Santa Marina e o ABC Paulista.
A estação Cerro Corá já será construída prevendo as plataformas da Linha 20 em um nível inferior ao da Linha 2-Verde. No entanto, ainda não está claro a quem caberá construir a nova estação. O governo trabalho com um projeto de Parceria Público-Privada (PPP) para a Linha 20-Rosa e pode incluir a extensão no escopo da concessão.
A demanda estimada para a estação Cerro Corá é bastante elevada: as plataformas da Linha 20 poderão receber diariamente cerca de 72,5 mil passageiros, enquanto às da Linha 2-Verde terão um volume um pouco maior, de 73,4 mil usuários/dia.
Tantos meses para uma licitação tão pequena (R$ 10 mihões) de um projeto básico. Imagine para os projetos básico, execução e concessão da Linha 20-Rosa…