Um evento simbólico foi realizado nesta segunda-feira (4) pelo Consórcio CML2 no Complexo Rapadura, na Zona Leste. Trata-se da descida da roda de corte do tatuzão da Linha 2-Verde.
A peça, que fica na parte frontal da tuneladora, é responsável por escavar o subsolo, abrindo caminho para a montagem das aduelas, anéis de concreto que dão o acabamento aos túneis.
Pintada nas cores do Brasil e do estado de São Paulo, a roda de corte possui quase 12 metros de diâmetro, necessária para que os túneis comportem vias duplas para os trens além de passarelas de emergência. Isso fez do tatuzão o maior já empregado no país.
O tatuzão da Linha 2 está sendo montado no futuro estacionamento de trens de Rapadura, entre as estações Vila Formosa e Santa Isabel.
Ele foi fabricado pela empresa CREG na China e é o primeiro do tipo a ser usado no Brasil. A montagem da máquina está sendo feita na vala de fundo enquanto o consórcio concreta o solo.
Ao jornal Valor, o presidente do Metrô, Júlio Castiglioni revelou que o tatuzão que escavará o percurso de oito estações entre Vila Prudente e Penha começará a funcionar em outubro.
Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
A meta é entregar o primeiro trecho, com as estações Orfanato, Santa Clara, Anália Franco e Vila Formosa, em 2026, e o segundo trecho (Santa Isabel, Guilherme Giorgi, Aricanduva e Penha) em 2027.
É uma bela roda, e um belo tatuzão, parabéns ao metrô, q fique pronto o mais rápido possível!
quando vai ser iniciado as obras na estação paulo freire?
Sem previsão, já que trata-se da 2ª fase da expansão