Confira a operação da Linha 15-Prata com a manobra na estação Jardim Colonial

Durante o horário de vale, o Metrô tem operado o monotrilho entre Vila Prudente e Jardim Colonial sem a necessidade da transferência em São Mateus. Manobras são realizadas no track switch após a ultima estação.
Composição manobrando após a estação Jardim Colonial (Jean Carlos)
Composição manobrando após a estação Jardim Colonial (Jean Carlos)

O Metrô de São Paulo iniciou no começo deste mês a operação, em caráter experimental, do novo aparelho de mudança de via da estação Jardim Colonial da Linha 15-Prata.

O site esteve neste sábado (09) no monotrilho da Linha 15 para conferir de perto como funciona a operação do ramal, que contava com trens realizando viagens entre Vila Prudente e Jardim Colonial sem necessidade de transferências.

Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

A operação diferenciada ocorreu no período da noite. Na estação São Mateus as plataformas laterais estavam recebendo os trens. A plataforma 1 atendia aos trens no sentido Jardim Colonial e a plataforma 2, aos trens sentido Vila Prudente.

Por conta da estratégia, a parada na via central da estação, usada na operação normal, estava desativada. Na plataforma 3 (central), os passageiros que fariam a transferência para Jardim Colonial tomavam um trem em uma das plataformas laterais.

A viagem até Jardim Colonial já é realizada fhá z alguns meses com velocidade operacional elevada, assim como no restante do trecho. Os trens nesta região operam por ambas as vias, já que a manobra na região está ativada.

Estação São Mateus com sinalização especial no mezanino (Jean Carlos)
Estação São Mateus com sinalização especial no mezanino (Jean Carlos)

Ao chegar na estação, o trem é evacuado e segue para a área de manobra. A composição passa pelo track switch sem trocar de via, de forma que a fique atrás do aparelho de mudança de via.

Após a composição estar atrás da área de manobra o track switch altera seu posicionamento. O trem inverte o sentido e passa a operar na via oposta. Essa manobra, partindo da estação Jardim Colonial, executando a manobra e voltando à estação durou cerca de três minutos.

A sensação que se tinha era de uma operação muito mais fluída com o novo aparelho de manobras. Em nenhum momento se viu lentidão ou demora na passagem dos trens.

Embarque para a estação Jardim Colonial (Jean Carlos)
Embarque para a estação Jardim Colonial (Jean Carlos)

Talvez o único ponto que deva ser melhor ajustado é a comunicação geral e a adequação do passageiro às mudanças. Alguns deles sentiam-se um pouco confusos quanto a necessidade ou não de se fazer transferências na estação São Mateus.

Na estação em si eram disparados avisos sonoros constantemente, além de haver placas sinalizando o sentido das plataformas.

A “operação especial” Vila Prudente-Jardim Colonial deve ocorrer por enquanto nos horários de menor movimento. Durante os dias úteis, segundo relatos, a operação tradicional, com atendimento até a estação São Mateus continua sendo preferencial.

Total
0
Shares
Antes de comentar, leia os termos de uso dos comentários, por favor
4 comments
  1. Ano q vem, a Alstom começara a fabrica as 19 novas composições, com elas, será possível operar sem baldeação em todos os horários.

  2. E aos sábados, domingos e feriados, os trens da Linha 15 também manobram após Jardim Colonial durante toda a operação comercial ou só à noite também como foi mostrado no vídeo?

    1. tem que destravar mais duas estações apos Colonial pelo menos ate jardim pedra branca fazer so duas estacoes ate 2026 é muito pouco.

      1. Ja estão fazendo duas após Jd. Colonial, Boa Esperança e Jacu-Pêssego.

        A extensão final, inclui as estações Jd. Marilu(no final da Av. Ragueb Chohfi), Jd. Pedra Branca(Na Estrada do Iguatemi) Cidade Tiradentes (em frente ao Terminal de ônibus) e Hospital Cidade Tiradentes(frente ao hospital, na Av. dos Metalúrgicos)

Comments are closed.

Previous Post
Tatuzão da Linha 6-Laranja

Governador Tarcísio pode ter maratona de inaugurações de metrô em 2026

Next Post
Mais de 1.000 funcionários aturam na operação do Expresso (Jean Carlos)

ViaMobilidade diz ter atingido quase 95% de aprovação durante operação no evento “The Town”

Related Posts