Nesta quarta-feira (13) foram reveladas novas informações e detalhes da reforma da estação Itaquaquecetuba da Linha 12-Safira. A parada deverá ser a primeira de três que receberão projetos para geração de energia solar.
A divulgação ocorreu em palestra com o tema “Desenvolvimento Interno de Projetos de Sistemas Fotovoltaicos na CPTM” durante a 29º Semana de Tecnologia Metroferroviária promovida pela AEAMESP. A apresentação foi realizadas pelo Engº Claudimar Chaves e pela Engª Giovana Oliveira.
Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
Durante a apresentação, que abordou diversos aspectos e projetos internos da CPTM para geração de energia solar, foi citada a estação Itaquaquecetuba como um dos futuros empreendimentos que receberão as inovações.
Na nova estação, que deverá ser ampliada e contar com novas plataformas, está prevista a instalação de 660 módulos fotovoltaicos. A capacidade de geração de energia será de 360 kWp, totalizando aproximadamente 400 mil kWh por ano.
A estimativa das equipes técnicas da CPTM é de que o novo sistema possa abastecer até 80% do consumo de energia da estação. Caso se confirme, esta será a primeira estação completamente adaptada para receber energia solar em grandes proporções.
A previsão é de que o investimento no projeto tenha um retorno financeiro dentro de sete anos. Após este período a CPTM começaria efetivamente a ter benefícios duradouros, principalmente relacionados a redução do consumo de energia de fontes externas.
Nova estação
Durante a apresentação foram exibidos novos renders da estação em BIM (sigla em inglês para Modelagem da Informação da Construção). Nela é possível visualizar diversos elementos como uma nova passarela, mais ampla e agora coberta, um novo acesso, novo prédio administrativo e um mezanino ampliado.
A estação passaria a contar com duas ilhas e quatro plataformas. Não se sabe exatamente se o número de vias férreas será ampliado, apesar de no local existir espaço para o acréscimo de novas vias, sem interferir com a via segregada de carga da MRS Logística.
a ViaMobilidade agradece, pois vai receber de mão beijada todos os melhoramentos e modernizações sem gastar um tostão quando ganhar a concessão num próximo leilão de privatização.
Agora fica dúvida o metrô tentou fazer isso aí não conseguiu por causa da burocracia pública para colocar as placas de energia solar nas estações que largou na gaveta