A CCR, empresa controladora da ViaMobilidade, operadora das linhas 5-Lilás e 17-Ouro de metrô, informou em comunicado que receberá cerca de R$ 300 milhões a título de desequilíbrio econômico financeiro do contrato de concessão.
A decisão se embasa em regramentos estabelecidos no contrato que podem ser pleiteados pela concessionária e que são avaliados pelo poder concedente, ou seja, pelo governo do estado.
Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
A justificativa para o aporte milionário foi o impacto da pandemia de Covid-19 nas receitas da concessionária. Com a diminuição do número de passageiros, a arrecadação caiu de forma abrupta em toda a rede de transportes.
Ao todo a concessionária deverá receber o montante de R$ 297.891.836,47. A forma de recebimento deverá ser analisada pelo governo do estado. No caso do reequilíbrio da ViaQuatro, empresa irmã, o valor devido foi superior a R$ 1 bilhão.
Inclusive, a própria ViaQuatro poderia solicitar o reequilíbrio econômico-financeiro do contrato pelo mesmo motivo pelo qual a ViaMobilidade pleiteou o ajuste contratual.
Tal fato resultaria em maiores despesas por parte do estado que, contratualmente, se vê obrigado a realizar a cobertura financeira devido às circunstâncias não previstas dentro das cláusulas da concessão. De tal forma, mitiga-se consideravelmente o risco da iniciativa privada na gestão das linhas.
ué.. só interessa quando dá lucro? então não é privatização, é doação… a gente continua sustentando esses vagabundos. o lucro deles não é dividido para o povo que paga imposto. í fica fácil ser a favor da privatização
quando a crr pegou a L5 veio presente de grego que a L17 junto só que o atraso da L17 é mais multa por causa da 17 do que a queda de passageiros catracados da L5
Tudo isso pra forçar/acelerar mais a concessão das linhas restantes pra essa empresa sem vergonha, que não fez nenhuma mudança significativa na linha.
O mais engraçado o pessoal metendo o pau na CCR mas não sabe as gambiarras que a CPTM faz deixar as linhas operacionais e não resolve problemas crônicos exemplo de dormentes madeira entre presidente altino e osasco
Quem projeta um trem munca vai prever TODOS os problemas q ele pode dar, no caso de dar um problema e o manual mão ensinar a resolver, sobra para o pessoal da manutenção resolver com gambiarras, isso é normal, acontece em qualquer lugar do mundo.
Lembrando q um erro não justifica outro
Tá ganhando quanto pra ficar puxando o saco da CCR?
A CPTM não recebe R$6.32 por passageiro como a viaquatro nem muito menos os R$2.40 da viamobilidade, enquanto a CPTM com gambiarras operava melhor todas as linhas a viamobilidade com todas essas garantias não conseguiu fazer uma melhora sequer sem ser uma simples troca de piso em estação
o mais engraçado que a extensão da L9 começou na mesma época da L17 . a extensão da L9 tá para terminar e l17 literalmente morta e presente de grego para vm
Então! essa abominável linha Ouro está em operação desde que década? Porque pagar por um trabalho que nem sequer foi terminado e ainda pelo visto vai por mais alguns bons anos para acabar as obras. Essas malditas empreiteiras são as sangue sugas elas que deveriam arcar com todos os prejuízos e ainda pedirem desculpas a população que estão fazendo de Besta.
no caso não terminou a obra linha ouro, então não começou a operação (que é onde entra a ccr/via mobilidade para lucrar). Ela está cobrando a falta de faturamento que faria aumento de caixa até para ela honrar outros contratos que encomendou.
Acho pior para o povo se deixar quebrar, como aconteceu no RJ. tanto operação quanto aquela obra que decidiram encher o túnel inacabado com água…
E ainda dizem que quando privatiza melhora, para quem compra né, o governo com NOSSO dinheiro repassando um absurdo desses para empresário, cadê a economia que dizem que dá para o governo quando privatiza? tudo conversa pra boi dormir! Desfaça esse contrato já Ministério público!
É o capitalismo sem risco e sem concorrência. A verdadeira mamata
privatizar para melhorar 🤣😆
…vou levar meu carro para o ex dono arrumar também kkkk…
assim fica fácil… só tem lucro.