A ViaMobilidade, concessionária que opera as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos, deverá construir uma nova estação entre Santa Rita e Amador Bueno, no município de Itapevi.
Para mostrar como ficará a estação, a empresa produziu um material ilustrativo onde é possível ter um vislumbre do projeto. Ambuitá será a primeira estação construída pelo Grupo CCR em São Paulo.
Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
As imagens mostram que a estação deverá ser maior que sua antecessora, construída quando a Fepasa ainda era a operadora do sistema em meados dos anos 70 e 80.
A fachada deverá ser envidraçada com algumas brises na parte superior, aproveitando a iluminação natural. Um conjunto de escadas fixas e rampas estão presentes nos acessos.
O paisagismo e o sistema viário deverão ser objeto de melhorias, permitindo melhor condição de acessibilidade para os passageiros oriundos dos ônibus. No interior da estação estarão presentes a bilheteria e SSO na área de livre acesso.
A linha de bloqueios será composta por cinco equipamentos, sendo um deles mais largo, para pessoas com deficiência. Rotas táteis deverão orientar o caminho para pessoas com restrições visuais.
A estação Ambuitá deverá ter plataformas laterais. Para isso será construído um mezanino subterrâneo que permitirá a travessia dos passageiros sem interferir com as vias. Este era um dos problemas da antiga estação.
O acesso às plataformas se dará através de escadas fixas e de elevadores que estarão dispostos em ambas as plataformas. A cobertura na estação deverá ser integral, abrigando os passageiros em dias de chuvas ou calor intensos.
O início da reconstrução da estação Ambuitá está previsto para acontecer em outubro deste ano, com prazo de ser finalizada em 36 meses.
Bom Dia! Lindo projeto! E um ganho à população que precisa. Parabéns!
LINHA DE BLOQUEIOS? HHAAHAHAHAHHAHA
Achei bem feia e pobre arquitetonicamente na real, mas acho q é meio padrão da linha, né?
Ambuitá em especial receberá um cuidado maior devido ao desnível entre o acesso e as plataformas. Fora isso a estação aposta no básico, fazendo da estrutura uma construção funcional para todos os públicos.
O paisagismo, talvez, seja o que torne a estação mais agradável aos olhos.
Achei uma ótima estrutura para uma estação que não tem um movimento tão elevado. Senti falta da informação se será uma estação para 4 ou 8 carros. Espero que as outras duas paradas da extensão sejam reformadas nesses padrões.
Nas imagens divulgadas até então não é possivel precisar se a estação estará adaptada para 8 carros.
Tudo indica que a estação seguirá o mesmo padrão de Santa Rita e Amador Bueno.
Cimenrita a ViaMobilidade não tem a intenção de reconstruir, mas o importante é fazer com que os trens circulem com intervalos menores nas DUAS vias da extensão da Linha 08 e retirar o ônibus concorrente no mesmo trajeto entre Itapevi e Amador Bueno, assim aumentaria a demanda do trem!
Não vai rolar e nem tem motivo pra isso, a linha Amador – Itapevi atende todo o resto dos bairros onde o trem não para, e a outra que passa por Ambuitá e Cimenrita tem intervalo de mais de uma hora, não tem concorrência com um trem de 30 em 30.
Quem viver, verá.
one fica isso?
No município de Itapevi, esta escrito na matéria
Impressão minha ou não vai ter escadas rolantes?
A estação contará apenas com escadas fixas e elevadores