Já com licença ambiental para operar, estação Varginha ganha últimos retoques

Nova estação da Linha 9-Esmeralda já conta com vias de acesso e acabamentos em reta final. Viaduto rodoviário ao sul também já conta boa parte dos trabalhos realizada
Estação Varginha em outubro de 2023 (iTechdrones)

A inauguração da estação Varginha, da Linha 9-Esmeralda, está cada vez mais próxima, como mostram imagens aéreas recentes do canal iTechdrones. A nova parada no extremo sul da capital dever ser inaugurada nas próximas semanas já que desde sexta-feira (6) conta com a licença ambiental de operação emitida pela Cetesb.

Pelo vídeo do canal é possível notar que a obra está nos últimos retoques. Enquanto a cobertura ganha sua forma final e proteções laterais contra chuva, é possível ver o novo viário que será implantado na região.

Nele, uma avenida de faixas duplas percorre a lateral da estação terminando em um acesso para o futuro viaduto na Avenida Paulo Guilguer Reimberg, que também avança com rapidez.

Pelo ritmo dos trabalhos, o viaduto poderá ser liberado muito em breve, permitindo que a CPTM, responsável pela obra, possa isolar a área sul das plataformas e que será ligada à extensão das vias até o estacionamento.

Na estão em si seguiam os trabalhos de finalização do prédio técnico e do acesso principal, que posseum passarelas sobre a nova avenida. Até mesmo árvores já estavam plantadas em áreas verdes, como parte do paisagismo da estação.

Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

Grades e iluminação também já foram instaladas na grande parte do empreendimento e até mesmo uma placa vertical com o nome “Varginha” e o padrão CPTM é visto no local.

No único acesso por enquanto (o segundo ainda não foi iniciado) já se veem as escadas rolantes instaladas assim como vidros e o piso.

Mais a leste já se nota o imenso terreno onde será o terminal de ônibus passando por terraplenagem. Vale dizer que a obra tem outra empresa contratada e um prazo de entrega desconectado em relação à estação.

A estação já recebeu trens em testes, o que significa que a alimentação elétrica está funcionando. Com o aval da Cetesb será preciso finalizar os últimos detalhes e também contar com uma visita do técnica do Corpo de Bombeiros, para emissão de um certificado que comprova a segurança da estação em ações contra incêndio.

Como já antecipado pelo governo, a estação Varginha começará a operar de forma assistida, com um serviço ainda limitado. Pelo bom andamento das obras, não parece que será necessário muito tempo para que os sistemas de sinalização, eletricidade e afins sejam testados e liberados para operação plena. Assim se espera.

Total
0
Shares
Antes de comentar, leia os termos de uso dos comentários, por favor
2 comments
  1. No vídeo do Passeando em São Paulo que foi feito alguns dias depois do iTechdrones, já mostra o viaduto com as pistas asfaltadas, assim como as alças de acesso a ele e com a sinalização viária de solo sendo pintada, o viaduto está praticamente pronto. Acredito que as obras de implantação da via permanente para manobras e estacionamento ao sul de Varginha em breve poderão ocorrer com a liberação do tráfego no viaduto, falta pouco pra isso e talvez a operação assistida nem demore um ano como foi em Mendes-Vila Natal, o problema são as crônicas falhas técnicas da Linha 09, pois Varginha acrescentará uma demanda enorme para a linha!

  2. do que adiantam as obras adiantare se as empresa que estão fazendo está obra estão deichando um monte de obras inacabadas pra trás no viatudo Natália no dias de chuva os pedreste pra passar por cima tem que passar nas laterais tem que pisar em várias possa de água ou passar no meio da pista pra não molhar os pés na passagem do vila natal pro jd Guanabara nos dias de chuva não tem quem passe a passagem fica cheia de água fora os motoqueiros que vivem passando pela passagem de pedestres virou passagem de motos na rua amora natal e na rua Jussara natal fizeram o asfalto o esgoto tá saindo todo por baixo do asfalto isso porque nem entregaram as obras ???

Comments are closed.

Previous Post
PPP do Trem Intercidades contará com maior participação publica (Jean Carlos)

Opinião: PPP do Trem Intercidades ficou refém de grupos privados

Next Post
Composição da Série 2070 na estação Calmon Viana (Jean Carlos)

Contrato de manutenção da Série 2070 é homologado por R$ 96,2 milhões

Related Posts