Desde 3 de outubro, os passageiros da Linha 9-Esmeralda têm sido impactados por alterações nos intervalos do ramal em decorrência de serviços de manutenção.
Durante a greve dos funcionários do Metrô e CPTM, uma falha no sistema de energia afetou uma das vias da Linha 9-Esmeralda. A concessionária inclusive levantou suspeita de sabotagem através de atos de vandalismo.
Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
Independentemente da causa dos problemas, um fato é notório: a gravidade da avaria no sistema de rede aérea da Linha 9-Esmeralda foi de grandes proporções. Num dos trechos afetados houve rompimento dos cabos e dos elementos de sustentação dos cabos elétricos.
Houve também pontos onde os cabos estavam esfumaçando, denotando possível superaquecimento. Uma provável causa para este fenômeno é um curto circuito que eleva a corrente elétrica nos cabos.
Os cabos superaquecidos podem perder suas propriedades físicas e químicas, sendo inclusive suscetíveis à oxidação. A fiação de energia pode se tornar mais maleável do que o normal, além de também sofrer aumento em sua resistência elétrica aumentando os riscos de aquecimento dos cabos e gerando maior risco de falhas.
Como solução para este problema, a ViaMobilidade informou por meio de nota que está realizando a troca dos cabos danificados. Ao todo 1.500 metros foram trocados na semana passada. A meta é realizar a troca emergencial de 5.000 metros neste mês.
Segundo a concessionária, as chuvas fortes têm impactado a evolução nos serviços de manutenção que precisam ser paralisados constantemente. A empresa afirma ter reforçado o contingente do time de manutenção para atuar durante a operação comercial.
Infelizmente, a falha do dia 03 foi algo grave mesmo. Agora, o que incomoda são perfis tendeciosos, que falam que até hoje a Linha está com falha, perfis políticos falando a mesma coisa.
Pessoal acha que é fácil trocar 5km em uma noite, ou mesmo uma semana, debaixo de condiçôes climáticas adversas…
ela recebe muito bem para fazer o que for necessário para prestar o serviço. tenho pena e compaixão com assalariado, com o grupo CCR não.
Se fizesse manutenção PREVENTIVA, não ocorreria isso.
quer economizar, deu nisso.
Imagina essa concessionaria cuidando das linhas 7 e 11, as maiores da CPTM e com usuários intolerantes?
Além disso, entrou sabendo mto bem o que iria pegar, substimou e se deu mal.
Será que vai ter vergonha na cara e NÃO entrar na licitação para a concessão das próximas linhas? Espero que SIM!!
tá muito estranha essa história. tenho certeza de que dedo de sindicalista nisso.
De novo falando isso? Se tem suspeita então PROVE, caso o contrário, seu comentário não passa de achismo infundados.
ué; não era só privatizar, que melhorava? imagina quando esse inútil do Tarcisio vender o resto.. a agua, então. vai vir com esgoto. coleiformes fecais…
Como não, eles estão trocando 5km de cabos em duas semanas para ter certeza de não acontecer de novo, agora só precisa acontecer também na linha 8 para trocar a fiação inteira e deixar compatível para os trens da série 8900.
A CCR pegou essas linhas já vai fazer 2 anos, nesse meio tempo já era pra ela ter feito muita coisa.
De nada adiantará se não investir em MANUTENÇÃO PREVENTIVA. Essa é a corretiva, se só ficarem nisso, nada vai mudar para melhor…
o fato de não recolher o trem para arrumar avaria de ar condicionado, enquanto a CPTM recolhe, já é sinal claro que não quer gastar com manutenção preventiva….
Se a CPTM fizesse regularmente manutenção preventiva, não teria entregue 65% dos trens da Série 7000 para a ViaMobilidade com revisão geral vencida.
Esses citados “65%” são os mesmos trens que rodavam na CPTM até antes da concessão das linhas 8 e 9, mas não havia tantas falhas como já ocorreram nestas linhas após a concessão delas.
As linhas mais confiáveis da rede de trens metropolitanos se tornaram as menos confiáveis!
Vale lembrar que, quando a CPTM assumiu a operação dos trens urbanos/metropolitanos, em meados da década de 1990, os trens eram infinitamente piores.
Já deu para ver que a iniciativa privada (que se resume à CCR essencialmente) vai bem (e com ressalvas) quando pega tudo novinho, como a Linha 4. Mas não vai nada bem quando não é entregue tudo novo de mão-beijada, vide linhas 8 e 9.
Imagine se fosse a Linha 7!
Afinal, Ivo, me responda uma coisa: essas concessões (que você defende com unhas e dentes), que retiram dinheiro de impostos para bancar lucro privado garantido (líquido e certo), servem para que mesmo? Estão a serviço do que ou para quem?
🤔🤔
O meu achismo fundado nas suspeitas levantados por fatos que a policia esta investigando me paz acreditar fortemente que vandalismo em pros dos “pobre assalariados concursados que nao podem ser demitidos” que obedecem ordens de politicos estão fazendo de tudo para atrapalhar o assalariado privado que pode perder o emprego CLT para tentar dizer que a privatização esta dando errado.
Pena que a empresa privada esta correndo para trocar 5KM de fio de rede aérea para tentar normalizar a situaçao , enquanto perfil tendenciosos e politicos atacam a empresa que esta fazendo somente o trabalho dela para entregar aquilo que deve, mesmo com os fortes indícios de vandalismos.
Mas é tudo suposição e achismo de acordo com alguns ai ne, ainda bem q quem vai provar tudo é a policia, eu to so aqui, pegando o meu trem pro trabalho, com ele falhando ou nao.
Preocupa não a polícia vai achar, e quando achar, sindicato e filiados vão dizer que a pessoa foi comprada, só esperar pra ver, cada um usa a venda que quer 😉
A minha vai ser a de acreditar na polícia e nos fatos levantados quando ela prender os arruaceiros do sindicato e filiados a partidos por vandalismo <3
Assim eu vou poder andar de trem pro trabalho ou lazer sem me preocupar com alguém além de bandido destruindo a via, mas eu espero sem pressa alguma 🙂
Quem dá a palavra final é a PERÍCIA. A policia apenas pode levantar a suspeita, mas sem a perícia e os autores dos crimes, é só achismo….
Ja falei se tivesse tido sabotagem as câmeras teriam flagrando os sabotadores, vc só está vindo com achismos pra querer lacrar.
Referente as suspeitas de vandalismo eu penso que o metrô é reconhecido internacionalmente como serviço de excelência, inclusive desenvolveram com tecnologia proprietária os painéis que mostram lotação dos trens e tempo para chegada , entre diversas melhorias implantadas!
A CPTM, também presta um excelente serviço a população.
Tenho certeza que os colaboradores de ambos , não concordam com esse ato de vandalismo , que poderia ter culminado até com um descarrilamento de trem com pessoas dentro , caso não fosse descoberto a tempo de paralisar as operações, além do concreto encontrado nos trilhos, também foi furtado um aparelho de mudança de via.
Jamais se pode generalizar toda uma categoria , e tirar todos os seus méritos, pelo o que vandalismos, criminosos fizeram , os metroviarios, e ferroviários jamais iriam consentir com esse ato criminoso , que encontre o responsável!
Engraçado q vira e volta cortam cabos nas linhas da CPTM, recentemente aconteceu na linha 10 – Turquesa, mas não vejo NENHUM desses senhores virem dizer q é sabotagem de funcionários da CCR, ou de alguém ligado ao governo.