CPTM vai compartilhar seus pátios de manutenção com futura concessionária do Trem Intercidades

Governo do estado decidiu tirar obrigação de construção de novos pátios pela vencedora do TIC Eixo Norte para substituir as instalações na Lapa e Pirituba
Pátio Lapa (Jean Carlos)

O governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) promoveu uma mudança referente às áreas de manutenção do edital do Trem Intercidades Eixo Norte, que ligará a capital paulista à Campinas, com parada em Jundiaí. Segundo a Secretaria de Parceria em Investimentos, a obrigação de construção de novos pátios para a CPTM a fim de liberar as instalações da Lapa e Pirituba, foi suprimida do texto.

Em vez disso, a futura concessionária que vencer o leilão, previsto para o início de 2024, ficará com 80% da área disponível e o restante com a CPTM.

A atual gestão afirmou que a mudança vai gerar uma economia de R$ 800 milhões aos cofres públicos já que, segundo ela, o custo de construção de novas áreas de manutenção ficaria a cargo do governo e não da parceira privada.

Como comentando neste site, o edital do TIC Eixo Norte foi alterado para torná-lo mais atrativo aos possíveis interessados na iniciativa privada, porém, isso tornou o projeto mais caro para o estado.

Além de bancar a maior parte do investimento, o governo do estado ainda criou mecanismos que garantem um lucro mínimo à concessionária além de eliminar pontos em que a empresa arcaria com o risco integral por receber todo o valor pela operação.

Pátio Pirituba (Jean Carlos)

Área da CPTM será passada para suas sucessoras

Originalmente, o edital previa uma situação semelhante a que foi inserida na concessão das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, cujo pátio Presidente Altino, em Osasco, foi repassado mediante investimentos da ViaMobilidade na construção de novas oficinas pela CPTM.

No edital, o governo já antecipa que a área a cargo da CPTM poderá ser repassada para “suas sucessoras”, ou seja, dentro do plano já revelado, todas as demais linhas da companhia serão leiloadas.

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O pátio Lapa é usado sobretudo pelos trens da Linha 7-Rubi (que fará parte da concessão do TIC Eixo Norte) e da Linha 10-Turquesa, cujo leilão deverá fazer parte do pacote que incluirá o trem regional para a Baixada Santista.

Em Pirituba, a CPTM armazena itens usados na via permanente como uma grande quantidade de trilhos, dormentes e outros equipamentos. Nesse caso, a área acaba sendo utilizada em tese pelas cinco linhas da companhia.

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14 comments
  1. Privatizações do Tarcísio:

    Concessionária: a
    Ele: Toma eu te dou

    Com o governo dando tudo, eu vou abrir minha concessionária também

  2. Governo do Estado está entregando o transporte sobre trilhos de mão beijada para essas concessionária, não admite o fracasso que é a Privatização as linhas 8 e 9 administradas pela Via Calamidade estão aí pra provar, fazendo o trabalhador sofrer diariamente com a falta de competência.

  3. Alô, MP?!
    Não tem nenhum cabimento essas propostas que fogem do interesse público e favorece o setor privado. Na visão dos privatistas a CPTM ainda que é uma torneira de gastos…

    1. No mundo inteiro os grandes projetos ferroviarios de interesse público são plenamente bancados e geridos pelos governos. Não há como conciliar tais projetos com os interesses e a lógica dos capitais privados.
      Se o governo não assumir diretamente estes projetos, eles jamais se tornarão realidade. Simples assim.

    2. Muito bom, meus parabéns ao Thorcisio. Na conceção das linhas 8 e 9, o governo fez um negócio tão bom pra Imobilidade que até hoje os funcionários da CPTM estão trabalhando nas bilheterias das estações privatizadas. Acho que o Thorcisio vai inovar e colocar o pessoyda tração, Segurança e manutenção para trabalhar de graça para a nova empresa, que talvez seja a CCR. Pelo menos vai ter um pessoal que já domina o serviço. Bom a empresa que comprar, ops, ganhar a licitação não terá problemas semelhantes aos das Imobilidade com as linhas 8 e 9. E o prejuízo aos cofres é claro, só não ver quem não quer ou é mal intencionado.

    3. MP também não tá nem aí pro interesse público. Quando o povo vai perceber que esse monte de instituições e canais represam as demandas do povo de propósito para que os POLÍTICOS sejam os únicos donos da chave que abre a porta do serviço público?

  4. Pessoal vcs não sabe a burocracia que para construir de uma linha de metrô com pátio , corredor de ônibus , prédios do zero , vc precisa de estudo do solo a 20m de profundidade poluição sonora, do ar, pássaros da região do empreendimento água . Já com atuais não a tanta burocracia .

    1. Para, é um PÁTIO de manutenção, não é uma estação, não é uma linha inteira, é um PÁTIO, a iniciativa privada pode muito bem construir sie, chega desse mimimi todo.

      E outra, se não consegue construir um pátio imagine uma linha? E ainda tem gente q apoia essas atrocidades.

  5. O atual governo acha que a CPTM é como a SuperVia ou está querendo transforma-la em uma. Este governo não tem ideia da importância da CPTM para o transporte da Grande São Paulo. Os trens Intercidades são importantes, mas estão há muitos degraus abaixo de importância em relação aos trens metropolitanos para a população. Bem, talvez para entes coorporativos privados os TICs são mais importantes, mas acredito que o governo está aí para servir à população, não as corporações privadas. Não, é?

  6. Este estilo de “Passar a boiada” prometendo é muito e realizando pouco bem representado pelo forasteiro indicado pelo fascista, pois para eles os fins justificam os meios com o Ministério Público sendo omisso mais uma vez!
    Quando se quis, foi fundado o Metrô de São Paulo “do Zero”, com nenhuma experiência nacional em sistemas metroviários. Mas em poucos anos, e a partir de um intercâmbio sobretudo entre brasileiros, alemães e americanos, o Metrô atingiu excelência reconhecida internacionalmente. A CPTM vinha caminhando em sentido parecido, em um trabalho de 2 décadas e meia para se consolidar uma rede de mobilidade metropolitana. Mas o “neoliberaloide” optou sempre pelo que faz de melhor: arranjar desculpas “técnicas” para evocar o conformismo, à lá “não tem jeito”/”você está sendo ‘utópico’”, que de técnico não tem nada!
    Detalhe que a CPTM entregou as melhores linhas (sem cargueiros) assim como as Linhas 4 e 5, para, para em tese, facilitar a concessão e a ViaMobilidade não fizeram o mínimo do que a CPTM fazia quando administrava a malha L8 e L9. Concessões desesperadas como essa, o monotrilho da Linha 18 jogado fora (mais absurdo ainda) e do custo dos pedágios R$35,20 Anchieta Imigrantes que só renovou e não fez nenhum deságio (como na Dutra, que é federal, por exemplo) mostra a incompetência que foi o período Tarcísio / Dória cheios de interesses por trás e tem gente passando o pano para isso.
    Que pensassem em tudo isso antes de conceder, teremos vários ônus financeiros sim, mas as irresponsabilidades não podem ser relevadas por conta disso. A justiça não funciona do jeito que a matéria quer vender, quem comete irregularidades deveria pagar por isso, no caso, o Estado fazerem concessões desastrosas, infelizmente o Estado pagará com os impostos que recolhemos. Que sirva de aprendizado para alertar a população parar de incentivar essa políticagem de entreguismo e passem a valorizar as nossas competentes Estatais!

    Estes são alguns dos motivos que creio que são totalmente equivocadas essas concessões, ainda mais no formato como estão manipuladas, principalmente por implicarem num impacto orçamentário colossal.

  7. esse Tarcísio deve estar ganhando muito, mas muito dinheiro com essas concessões todas. CPI nele!

    e sobre compartilhamento de areas, até hoje tem gente da CPTM em presidente Altino porque a via mobilidade não construiu nada do que foi prometido. então ao fim, essa mudança não altera em nada.

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