A CPTM publicou na quarta-feira (8) a licitação de serviços de engenharia para a manutenção preventiva e corretiva em trens da Série 9500, que foram fabricados pela sul-coreana Hyundai Rotem e operam no Serviço 710.
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A manutenção das 30 composições deverá ser realizada em dois ambientes. No Pátio Lapa irá ocorrer a maior parte das intervenções preventivas e corretivas, enquanto no Pátio Luz estarão disponíveis equipamentos especiais para a remoção de truques.
No Pátio Lapa, além da manutenção de trens, a empresa contratada também será responsável pelos custos de operação do abrigo. Despesas de água e energia deverão ser arcadas pela empresa.
Os eventos do contrato são divididos em dois blocos. O Evento A engloba as manutenções de rotina, corretivas e preventivas. O Evento B envolve reparos contra vandalismos e pequenos acidentes.
Até o nono mês de contrato a empresa responsável pela manutenção deverá realizar a primeira intervenção de Nivel F na Série 9500. A revisão F é realizada a cada 1,2 milhão de quilômetros rodados. Até dois trens podem ser revisados simultaneamente.
Trens com problemas
Algumas composições da Série 9500 estão com a manutenção parada há vários meses. Segundo um dos anexos, foi possível identificar que três unidades estão com longo período sem receber serviços. São eles:
- D504 – Última revisão em março de 2022
- D580 – Última revisão em janeiro de 2023
- D592 – Última revisão em janeiro de 2022
Das três composições, apenas uma delas (D592) voltou a operar. Não se sabe exatamente por qual motivo estas composições estão há tanto tempo sem a realização de reparos.
Com a concessão da Linha 7-Rubi e do Trem Intercidades, o governo garantiu que a futura concessionária deverá ter à sua disposição todos os 30 trens da Série 9500 em condições operacionais. Existe a possibilidade de que os trens hoje “imobilizados” possam retornar a operação após serem reparados.
Os trens que vão ser concedidos??? 🤡
Passou da hora de dar um tapa nesses Rotem, Jesus Amado.
Desde 2001 toda a manutenção de trens da CPTM é terceirizada.
Após a CPTM não conseguir provar para a Secretaria da Fazenda de onde tiraria recursos para contratar mais funcionários via concurso público, a empresa optou pela terceirização da manutenção dos trens.
Essa é mais uma mostra de que a concessão é o melhor caminho para a CPTM.
E a ppp dos 8500 fonema s , que vão fazer nos 9500 somente isso