Nesta quinta-feira, 7 de dezembro, o Metrô de São Paulo realizou as sessões públicas para entrega de propostas para duas licitações relativas a laudos de desapropriações de projetos de expansão.
Às 10h, a comissão de licitação recebeu as propostas para o certame de cadastramento de imóveis e avaliação imobiliária para a extensão da Linha 2-Verde, entre Vila Madalena e Cerro Corá, onde haverá a ligação com a Linha 20-Rosa.
Quatro horas depois foi a vez de abrir as propostas para o mesmo escopo, mas envolvendo o pátio Medeiros, da Linha 19-Celeste (Guarulhos-São Paulo).
Em ambas a empresa CTA Consultoria Técnica entregou a propostas de menor valor.
Na Linha 2-Verde, a concorrente pediu R$ 117.800 para realizar o serviço, cerca de R$ 24 mil mais em conta que o segundo colocado, o consórcio PME.
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Na segunda licitação, a diferença foi menor: a CTA pediu R$ 190 mil, apenas R$ 832,70 mais barato que a proposta da Geafix Engenharia e Consultoria.
A próxima fase é a entrega dos detalhes das propostas, que deverá ser feita pela CTA até a próxima terça-feira, 12 de dezembro.
Com a execução do serviços, o Metrô terá como providenciar as desapropriações no futuro, liberando espaços para ampliar a malha sobre trilhos.
Será que essa extensão da Linha 2 a oeste não merecia já uma conexão com a Linha 9, na estação Vila – Lobos/ Jaguaré? A distância não é muita e seria uma conexão importantíssima.
A Linha 9 já estará muito bem servida com as Linhas 4; 5; 17 e 22 se conectando a ela.
É um trajeto óbvio para a Linha 2 – Verde seguir pela Rua Cerro Cora até a estação Imperatriz Leopoldina no futuro, inclusive isso já esteve em alguns planos antigos.
Mesmo com as Linhas 6 e 20 conectando “em breve” antes da Barra Funda, o usuário da Linha 8 – Diamante leva muito tempo para fazer baldeação com outras linhas, a 2 – Verde faz sentido total em Imperatriz.
E antes que digam que ela ter mais de 30 estações faria o uso da mesma impossível, o trajeto Oeste para Centro é bem pouco utilizado, mesmo com a conexão com a Linha 20 ali, no futuro.
Além disso, a grande maioria dos usuários que viessem da Linha 8 para a Linha 2 iriam descer entre Cerro Cora e Chácara Klabin, onde se conectam as linhas que levam aos polos de emprego.
Não iria afetar quase nada os usuários da Linha Verde indo do Oeste e Centro para o Leste.
não merecia, e não é viável pois será redundante com a L20, visto que metade da demanda que serve a L4 e posteriormente adentra a L2 no eixo da paulista vem da L8, essa parcela da demanda já trocaria de linha duas vezes sendo percorrendo Presidente Lapa-Cerro Corá, Osasco-Jaguaré ou Osasco-Pinheiros-Paulista, e a região é de alto padrão com pouca demanda, seria gastar dinheiro pra melhorar em nada a locomoção da região
Eu não consigo entender, pra que desapropriar se tem umas 2 praças logo acima, melhor gastar 💸 desapropriado do que usar a praça pública?
Aparentemente dá menos dor de cabeça desapropriar casas do que desconstruir praças. Veja o caso do Complexo Rapadura.
Na minha opinião deveriam mudar o nome desta estação para “Vila Ipojuca” ou “Vila Anglo Brasileira”, que são os dois bairros próximos que não tem seus nomes já associados à outras estações.
Ruas/avenidas grandes demais para ter mais de uma estação nelas não podem ter o nome da própria via, pois se não perde o sentido.
É um trajeto óbvio para a Linha 2 – Verde seguir pela Rua Cerro Cora até a estação Imperatriz Leopoldina no futuro, então para que criar uma dor de cabeça desnecessária agora?
a L2 não seguirá esse trajeto, uma vez que a L20 já irá substituir ela atendendo essa região, e as estações levam nomes mais identificáveis pra população, e o nome da avenida é mais conhecido
Leia de novo e se não entender, continue lendo até fazer sentido.