A ViaMobilidade, operadora das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos, tem apostado na operação de serviços especiais para o atendimento a grandes eventos. O mais recente deles foi o Expresso Primavera Sound em que cerca de 4 mil pessoas foram transportadas em dois dias de evento de música, realizado no Autódromo de Interlagos.
Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
O atendimento para o evento, que ocorreu nos dias 2 e 3 de dezembro, foi mais modesto que a primeira experiência do tipo, durante o festival The Town, realizado em setembro e que contou com viagens exclusivas entre Pinheiros e Autódromo sem paradas intermediárias.
A proposta deste tipo de serviço complementar é prevista no contrato de concessão, facultando à concessionária a exploração de serviços ferroviários sem prejuízo da operação comercial.
Segundo a Viabilidade, foram transportados 475 mil passageiros na Linha 9-Esmeralda. A oferta de viagens foi distribuída com 609 viagens no serviço regular e 20 viagens especiais.
Na estação Autódromo foi registrada a passagem de 80 mil passageiros. Nos finais de semana, a demanda nesta estação é dez vezes menor, de 8 mil pessoas.
No serviço expresso foram transportados 4,4 mil passageiros, ou menos de 1% da demanda. A tarifa nesta modalidade era de R$ 30. O contingente de pessoas foi reforçado no ramal que contou com 550 funcionários para prestar atendimento.
Durante a operação do serviço não foram registradas ocorrências de grande repercussão. O padrão de atendimento também pode ser considerado um destaque positivo, tornando a experiência de viagem, no geral, mais agradável.