A ViaMobilidade, operadora das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos, deverá realizar investimentos importantes no sistema de sinalização. Além da modernização do sistema analógico remanescente da Fepasa, a concessionária deverá implantar o sistema ATO (Controle Automático de Trens) no trecho entre Júlio Prestes e Itapevi.
A implantação do sistema de sinalização ATO (Automatic Train Operation) e do ATS (Automatic Train Supervision) são investimentos inéditos não previstos no contrato de concessão.
Segundo a ViaMobilidade, os novos sistemas serão implantados no trecho entre Júlio Prestes e Itapevi. A previsão para a conclusão destes novos empreendimentos foi estipulada para 2024.
“As mudanças incluem um novo sistema de supervisão e controle de tráfego (ATS – Automatic Train Supervision) para a Linha 8, assim como a implantação de um sistema ATO (Automatic Train Operation) de via para o trecho de Júlio Prestes a Itapevi. A previsão é de que estes trabalhos sejam concluídos em 2024.”
Operação mais eficiente na Linha 8-Diamante
O sistema de sinalização ATO permitirá que os trens possam circular de forma automática. Os trens deverão realizar aceleração, frenagem e abertura de portas de forma totalmente automatizada, trazendo maior desempenho para a operação e economia de energia.
O sistema ATS, que é implantado no CCO, permitirá que o controle da operação seja otimizado. Os trens poderão circular em rotas pré-programadas ou segundo o comando do controlador de tráfego. Um servidor, que é um computador de alta potência, deverá fazer a gestão de todas as informações.
A união dos dois sistemas permitirá que a operação possa ser regulada de forma mais eficaz. Isso trará ao passageiro maior previsibilidade nas suas viagens e maior estabilidade na operação da Linha 8-Diamante.
Apesar do alto grau de automatismo, os operadores de trens ainda são peças fundamentais para a operação das composições. Os mesmos serão responsáveis por atuar em situações emergenciais, prestando auxílio aos passageiros e comunicando o CCO em casos de anormalidade.
Modernização do sistema analógico por digital
A modernização do sistema de sinalização da Linha 8-Diamante começa a dar sinais visíveis de implantação. A melhoria prevista no contrato de concessão vai aprimorar a segurança e o controle de trens em parte do trecho. Os equipamentos são fabricados pela empresa alemã Siemens.
Como já exposto em matérias passadas, a modernização do sistema de sinalização ocorrerá no trecho entre Imperatriz Leopoldina e Osasco, chamado de “Domínio 2”. Esse é o único trecho que ainda opera com equipamentos da época da Fepasa com quase 40 anos de uso.
No trecho é possível visualizar de forma clara os novos sinaleiros que irão compor o novo sistema. Os sinais com dois focos, um amarelo e outro vermelho, facilitam a leitura por parte dos maquinistas.
O novo sistema também trará benefícios para a Linha 9-Esmeralda que sofrerá impactos positivos no trecho entre Osasco e Presidente Altino.
De forma resumida, o novo sistema de sinalização digital trará maiores benefícios do que o sistema atual. O tempo de resposta dos comandos recebidos do CCO e executados no campo será menor. Os equipamentos eletromecânicos serão trocados por placas eletrônicas e softwares programados.
“Estes sistemas fazem a interface com os equipamentos que ficam na via, como as máquinas de chave, por exemplo, que são utilizadas para realizar a mudança dos trens de uma via para a outra. Os intertravamentos também “conversam” com os sinaleiros, que funcionam como semáforos na ferrovia e ainda determinam a velocidade que o trem deve desempenhar em determinado trecho, dependendo das condições, como por exemplo, proximidade do trem à frente”
Em termos de manutenção, haverá a necessidade de menos equipamentos para a realização de reparos, tornando o processo de restabelecimento mais rápido. O sistema também permitirá a coleta de dados, aumentando a vigilância no sistema e minimizando eventuais impactos na operação.
Para a modernização do sistema, uma série de novos equipamentos está sendo adotada. São ao todo 10 servidores e seis estações de trabalho para o CCO de Presidente Altino.
Em campo está sendo realizada a troca de 40 sinaleiros de um aspecto por sinais de dois aspectos. Vinte circuitos de via deverão ser modernizados e 30 quilômetros de novos cabos deverão ser implantados para dar suporte a toda a infraestrutura.
Se fizerem mesmo está bom, vai ajudar muito a Linha 8 que tanto precisa de investimentos. Ansioso pra ver
Parabéns ao governo do Estado. Isso prova que as PPPs estão no caminho certo. Foi assim nas teles e será assim nas ferrovias.
O estado do rio rindo da sua cara nesse momento, a primeira notícia boa em 2 anos de concessão e tu com essa de caminho certo, ah por favor né
Depois de rir desse comentário, tem que avisar que o estado deixou a nova sinalização de campo instalada e testes para o sistema CTBC já haviam sido feitos, logo há uma estrutura já instalada pela estatal
O estado abandonou a implantação do CBTC na Linha 8 em 2016. De toda a Linha 8, apenas um pequeno trecho entre Julio Prestes e Domingos de Moraes estava em condições de testes. O resto da linha recebeu uma pequena parte dos equipamentos (nenhum dos equipamentos principais) e mais nada.
A instalação foi abandonada após má gestão da CPTM (apesar de receber R$ 20 bilhões de investimento do estado em 30 anos).
Isso o “Ferroviário” não conta.
só li verdades, e aos montes.
contra fatos não há argumentos a favor do estado neste post
pois é, o ferroviário e o pessoal do estado não fala que começou e abandonou todas as melhorias da linha 8 em prol de todas as outras, afinal vai ser concedida.
agora aqui vai a empresa fazer o trabalho do estado na metade do tempo.
parabéns a Viamobilidade que está fazendo tudo e mais um pouco, enquanto tem gente q reclama e fecha os olhos
o sistema da L8 e por rele da época da fepasa
A Fepasa contratou a sinalização ATC das Linhas Oeste (atual 8) e Sul (atual 9) em 1976 a um custo de US$ 23 milhões. Para auxiliar na instalação do novo sistema, a Fepasa contratou a Deutsche Bundesbahn (DB) empresa ferroviária alemã para treinamento, testes e certificação.
Apesar dos recursos investidos e da consultoria realizada pela DB, o primeiro trecho do ATC foi inaugurado em 1985 (trecho esse que está sendo substituído agora pela Siemens) e o projeto foi concluído apenas em 1992, cerca de 16 anos após a assinatura do contrato.
A Fepasa pode ter demorado mas terminou a instalação do ATC em sua gestão do sistema.
Já a CPTM está instalando o ATO na Linha 9 desde 2009, sendo que as obras finais do sistema serão concluídas pela ViaMobilidade em 2025. Se os prazos forem concluídos, o ATO também terá levado 16 anos para ser instalado.