A CPTM formalizou no começo de janeiro a contração de serviços de limpeza, asseio e conservação dos trens, locomotivas e veículos de serviço para as linhas 7-Rubi, 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade.
Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
As atividades que deverão ser realizadas em todas as linhas da estatal estão divididas em dois lotes, um que contempla o Serviço 710 e outro que contém os ramais que operam na região leste.
As atividades a serem realizadas estão discriminadas em Limpeza Diária de Manutenção (LDM), Limpeza Corretiva (LC), Limpeza Simples (LS), Limpeza de Locomotivas (LLO) e Limpeza de Veículo de Serviço (LVS).
Para além destas atividades, a empresa contratada também deverá ser responsável por mobilizar recursos logísticos e operacionais para prover locais para limpeza de trens. Neste caso estão contempladas as estações Pirituba da Linha 7-Rubi, Eng. Manoel Feio da Linha 12-Safira e o Pátio de Roosevelt.
A Limpeza Diária de Manutenção (LDM) contempla as atividades de higienização enquanto o trem estiver recolhido em atividades preventivas ou corretivas. A Limpeza Corretiva é realizada interna e externamente nos trens em ambientes específicos, neste caso, os pátios de Jundiapeba e Barra Funda.
A Limpeza Simples (LS) contempla atividades de maior amplitude, sendo possível utilizar a máquina para lavar trens e equipamentos para remoção de pichações. A Limpeza de Locomotivas e a Limpeza de Veículos de Serviços também entram neste mesmo padrão.
A empresa vencedora do certame foi a Empresa Tejofran de Saneamento e Serviços Ltda. O valor do contrato é de R$ 40.350.000,00 e terá duração de 30 meses.