O processo de reforma e ampliação da estação São Joaquim, da Linha 1-Azul, tem evoluído de maneira preocupante. O Metrô iniciou as tratativas para projetar as modificações necessárias para adaptá-la para a futura conexão com a Linha 6-Laranja apenas há poucos anos e somente em setembro do ano passado assinou contrato para execucação das obras com o Consórcio Telar/Construbase/GROS-São Joaquim.
Apesar disso, apenas no início deste mês, a CETESB, Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, concedeu a Licença Ambiental de Instalação, que permite o início das obras na antiga estação, aberta em 1975.
A licença tem duração de seis anos e deve ser suficiente para que as obras sejam concluídas com folga, afinal o prazo de execução é de 38 meses.
O projeto, no entanto, flerta com o risco de que a Linha 6-Laranja seja inaugurada em 2027 sem conexão direta entre as duas “São Joaquim”.
Se não houver atrasos no ramal metroviário tocado pela concessionária LinhaUni, a expansão da estação da Linha 1-Azul terá de ficar pronta em cerca de três anos.
Em se tratando de obras metroviárias, prazos enxutos como esse são invarialmente descumpridos, diante de imprevistos de todos os tipos.
Demanda atual vai crescer significativamente
As modificações que o consórcio terá de fazer são delicadas e envolvem escavações de túneis entre a superfície e parte das vias da Linha 1 além do remanejamento de salas técnicas, escadas e elevadores, além de uma grande reforma nos acessos.
Além disso, é preciso trabalhar em conjunto com a construtora Acciona, para que a ligação saia como planejado.
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Quando ficar pronta, a nova estação São Joaquim será um lugar diferente de hoje. Em 2023, a parada recebeu em média 29 mil usuários em dias úteis, um fluxo muitas vezes destinado às várias faculdades na região.
Desde o estudo ambiental encomendado pelo Metrô, a a estação São Joaquim da Linha 6-Laranja já aparece com uma enorme demanda, de mais de 120 mil passageiros por dia. Certamente, esse público não merece ter de fazer uma baldeação pela superfície.
Com o atraso na inauguração desse trecho da linha por conta da estação 14-Bis, há tempo hábil para as obras.
Penso o mesmo, é bastante improvável que a L6 abra em 2026 completa, não só pela 14 Bis mas também por conta da inundação, foi um atraso pequeno e muito bem contornado mas ainda assim um atraso, é perfeitamente normal pensar num atraso de até 1 ano pra obra, o mesmo caso da L2 que strasou o mesmo tanto o início de escavação do complexo rapadura, os prazos todos foram aumentados em 1 ano, é muito possível que essas linhas só fiquem completas de fato em 2027 junto da expansão da São Joaquim
FOI MENCIONADO LINHA 1 O HOSPITAL OSWALDO CRUZ , QUANDO ESTE SE LOCALIZA NA ESTAÇÃO VERGUEIRO EM FRENTE AO HOSPITAL BENEFICIENCIA PORTUGUESA. O HOSPITAL DA LINHA 1 É O SANTA HELENA.
A linha uni e o Metrô poderiam fazer uma parceria para uma reforma estética na São Joaquim da L1 ter um padrão similar, e evitar o contraste que vemos na Santa Cruz da L1 e L5.
nao tem absolutamente nada de errado nesse contraste e é o que se ve em quase todos os metros do mundo. Tendo seguranca, elevadores e escada rolante, ta otimo.
O Hospital Oswaldo Cruz tem uma segunda unidade na Rua São Joaquim, além do prédio principal próximo da BP.
a bp também tem mais para baixo na rua de frente para entrada da portaria de carros
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