People Mover do Aeroporto de Porto Alegre ficou 11 dias parado por falta de peça

Veículo de transporte operado pela Trensurb foi implantado pela Aeromovel e utiliza a mesma tecnologia do People Mover que está sendo construído no Aeroporto de Guarulhos
People Mover do Aeroporto de Porto Alegre (Trensurb)

Ligação sobre trilhos entre o Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, e a única linha de metrô da cidade, o People Mover operado pela Trensurb ficou 11 dias sem funcionar em janeiro.

Os veículos fabricados pela Aeromovel não puderam operar entre 11 e 22 de janeiro em virtude de uma falha foi no disjuntor principal do sistema de abastecimento de energia da linha, segundo relatou o jornal Correio do Povo.

O equipamento, feito sob medida para ser usado na linha, não teve condições de ser reparado e será substituído.

A Trensurb, no entanto, instalou um componente semelhante que possibilitou o restabelecimento da operação na segunda-feira.

Estação do People Mover (Trensurb)

Tecnologia Aeromovel

O sistema operado no sul do país foi implantado em 2013 e opera comercialmente desde 2014. Com 814 metros de extensão e duas estações, o People Mover utiliza a tecnologia desenvolvida pela Aeromovel e que consiste em trens com propulsão pneumática.

É a mesma solução que está sendo adotada no Aeroporto de Guarulhos, o maior do país, e que deverá estrear em meados deste ano.

O sistema People Mover da AeroGRU deverá ser inaugurado em 2024 (AeroGRU)

O People de Guarulhos, no entanto, é bem maior, com 6 km de extensão, quatro estações e três veículos com dois carros cada (um deles de reserva).

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Vale observar ainda que os trens da GRU Airport terão a carroceria fabricada pela Marcopolo Rail enquanto os dois veículos de Porto Alegre foram montados pela empresa T’Trans.

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  1. Da mesma forma como aquele contrato de concessão com a Viamobilidade este da GRU Airport Guarulhos foi mais um daqueles mal redigidos, que os benefícios da empresa devolvem ao estado são praticamente nulas, ai ficou-se “refém” da mesma, por omissão e falha contratual de concessão daquele aeroporto do qual o locatário estava mais preocupado com a exploração comercial e com o lucro que se pode obter com o aluguel para lojas, estacionamentos e shoppings no local, do que a mobilidade e o conforto e mobilidade dos usuários é fator secundário.
    O método mais conveniente deveria ser as composições trafegarem sem transbordo em engº Goulart a exemplo que ocorre na Estação Tietê da Linha 1-Azul, conforme defendido neste site!
    Enquanto os gestores trocando os atuais BRT por People Mover que é o mesmo que trocar seis por meia dúzia e não aumentara em nada a demanda ao invés de se expandir a Linha 13-Jade rumo em direção a Bonsucesso, aguardando a Linha 2-Verde levando o trem até os bairros mais populosos de Guarulhos através de no mínimo quatro estações beneficiando o Alto Tietê como já foi anunciado neste site, e não será a simples troca dos atuais ônibus circulares na GRU Airport por VLT, Aero Móvel, Monotrilho ou People Mover, ou agravar ainda mais o gargalo e levando para Barra Funda interferindo em outras linhas ou quaisquer outros que irá aumentar a baixa demanda desta linha!
    Para isso o planejamento deveria focar na conclusão de dois anteprojetos que já estão bastante adiantados, e economicamente muito viáveis e rápidos de se executar e concluir com relação a novas linhas embrionárias. O primeiro é a finalização do anteprojeto de infraestrutura, enquanto o segundo tem maior ênfase nas edificações.

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