Um dos trens mais raros da frota da CPTM agora está de cara nova. A Automotriz da CPTM, também conhecida como Litorina, foi vista circulando com mudanças na identidade visual.
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A automotriz RDC é atualmente utilizada como carro administrativo da CPTM, operando exclusivamente para eventos especiais. Nos últimos anos, o trem passou por melhorias e foi remobilizado.
No final do ano passado, a CPTM abriu licitação para mudanças visuais nas composições do Expresso Turístico, o que também incluiu a Litorina. A proposta é de que os trens tenham mais detalhes em inox, recuperando muito de suas características originais.
A presença da Budd RDC é bastante nostálgica e relembra até certo ponto a forma como o trem foi encontrado. Antes de ser reformada, o trem estava encostado em um dos pátio da empresa, ainda com identidade da antiga Rede Ferroviária Federal.
Apesar da reforma, durante muitos anos o trem ficou parado sem utilização. A remobilização do trem e seu eventual uso pode indicar não só uma ampliação na oferta de lugares no Expresso Turístico, mas também a oferta de um nível de serviço mais elevado, tendo em vista que o trem é extremamente confortável e silencioso.
Modelo raro
A Litorina é um Budd Rail Diesel Car, automotora de propulsão a diesel, que foi fabricada em 1949 a pedido da Rede Ferroviária Federal (RFFSA). O veículo possui ar-condicionado e até mesmo uma pequena cozinha.
Da mesma forma que os amarelinhos Toshiba de 1948 em bitola métrica até 2021 ainda trafegaram na Bahia e acordo com o texto, a Litorina é um Budd Rail Diesel Car, automotora de propulsão a Diesel, de fabricação em 1949, portanto com 75 anos, e na ativa, sendo que a locomotiva da foto não faz parte do conjunto, nesta hora é que se comprova a qualidade da manutenção e conservação, quando ao mesmo compara com alguns dos da série 7000 com aproximadamente quinze anos já foram baixados!