Futura estação Taboão da Serra, da Linha 4-Amarela, terá cinco poços secantes

Extensão do ramal será implantada pela ViaQuatro a partir de 2025. Prefeito do município recebeu detalhes do projeto, segundo jornal
Estação Taboão da Serra deverá ter conceito semelhante à Brooklin (CMSP)

A futura estação Taboão da Serra, da Linha 4-Amarela, terá um formato semelhante a de paradas como Adolfo Pinheiro, Brooklin e Campo Belo, da Linha 5-Lilás.

A razão é que a ViaQuatro, concessionária do ramal, decidiu construí-la pelo método de poços secantes. Nessa técnica, a estação subterrânea é escavada por meio de cinco poços circulares parcialmente sobrepostos.

Esse esquema de construção oferece uma boa área útil para plataformas e mezaninos e pode ter um avanço rápido de obras.

Um desenho da planta da estação foi obtido pelo portal O Taboanense após o prefeito de Taboão da Serra receber detalhes do projeto em 25 de janeiro.

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A imagem mostra uma concepção com elementos que lembram o acesso externo de Adolfo Pinheiro com o que parece serem plataformas laterais.

Terreno onde ficará a futura estação Taboão da Serra, da Linha 4-Amarela (Google)

O jornal cita três pisos subterrâneos, mas outros três acima da superfície, o que pode se referir à algum edifício técnico.

A estação Taboão da Serra será implantada onde antes funcionou a concessionária Sorana Sul, às margens da Rodovia Régis Bittencourt. O terreno de 30 mil metros quadrados deverá contar com um terminal de ônibus.

Outros dados obtidos pelo jornal falam em 3,3 km de extensão e um custo de R$ 3,2 bilhões. Haverá ainda uma segunda estação, entre Vila Sônia e Taboão da Serra.

As obras da extensão deverão ter início em 2025, mas não há uma previsão sobre prazo de inauguração do trecho, que será escavado pelo método NATM, ou seja, sem um tatuzão já que o trajeto é curto para justificar seu uso.

 

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10 comments
  1. eles podem usar o mesmo tatuzão da L6 se o tipo de solo for semelhante?
    alguém que entenda poderia me explicar melhor?

    1. Poder pode se o tipo de solo e o diâmetro do túnel forem semelhantes. Mas, além disso, precisaria ter um acordo comercial entre as duas empresas. Pela reportagem, não parece que isso irá ocorrer visto que a distância não demandaria um tatuzão. Além disso, a linha Uni deve usar os tatuzões para as supostas extenções norte e sul da linha que está em obras. Segue o jogo…

    2. nao precisa de shileld pra fazer duas estações só espero mesmo que estas obras começem em 2025 taboao da serra não é guarulhos uma estaçao basta.

  2. Ricardo, será que a extensão da linha 2-Verde para a Cerro Corá seguirá este mesmo racional econômico? Me refiro a usarem a técnica NATM para escavar os 1,5km necessários para essa extenção. Acho que vou até mandar essa pergunta na Audiência Pública. Mas se souber a resposta, compartilhe conosco. Abraços

    1. Com toda a certeza, a L2 já foi quase toda construída por NATM, o trecho Vila Madalena-Sumaré e Ana Rosa-Vila Prudente foi todo em NATM excluído os trechos elevados, a L4 também só foi construída em shield entre Faria Lima-Luz

  3. Nem precisa do shild nesse pedaço por que depois de vso tem 1km de túnel pronto do vse até a Dumon vilares depois até o Taboão que vão fazer o túnel e Natan

    1. Tem 840m de túnel mais ou menos, ou seja, só é necessário construir mais ou menos 3.1km considerando o estacionamento pós Taboão

  4. Ano eleitoral e sua mazelas de sempre, da boca pra fora prometem tudo, passou as eleições a maioria das (Sic) obras são deletadas, essa história da estação em Taboão já vem se arrastando há mais de uma década, e também não é uma obra tão simples assim. Abaixo um comentá que fiz aqui:-
    “Metrô-CPTM 01 11 22
    Ola Tiago, obrigado por trocar ideias, eu vinha pensando nisso algum tempo e estava rabiscando no papel o que eu achava desse projeto,
    Como morador antigo dessa região eu acompanhei quase tudo o que foi alterado em termos viários e vou dividir com vocês um pouco do que eu sei sobre esse trajeto. O túnel principal da linha Amarela parou na rua David Matarazzo onde está um poço de serviço e ventilação, a partir dali em direção ao Taboão tem algumas interferências, a primeira está logo na divisa do Parque do Jóquei com a av. Monsenhor Manfredo Leite onde tem um viaduto bem alto. No passado ali era um aterro com uma linha de tubos e um córrego que entupiu e criou uma represa no local alagando várias residências, seguindo até a esquina com a Dr. G. de Vilares o terreno é firme, eu acho que nesse cruzamento poderá ser a primeira parada dessa extensão, um pouco a frente das agências de carros é um aterro ate o início da subida da Igreja Sta Terezinha, antes tem uma bifurcação que vai para o Campo Limpo a esquerda e mais a pista que vem em sentido oposto, a direita está a pista que vai para o Taboão, nesse local é que o bicho pega, tem o piscinão no meio, já na divisa tem o riacho que vem do C. Limpo que foi rebaixado, o oleoduto da Petrobras passa ali e provavelmente exite um interceptor de esgotos de grande porte cruzando a área, mais a rede de altíssima tensão, e por último, ao cruzar esse riacho que citei, uma grande parte o túnel talvez seja necessário passar em área de domínio do DNER por ser mais reto, todos sabem, a burocracia federal é complexa e leva tempo, aqui no Taboão até hoje não saiu o segundo viaduto do Shopping. Há alguns anos tinha um projeto ou ideia de um viaduto nesse cebolão na entrada do Taboão.
    Tiago a única área disponível é o quarteirão onde está o Maxxi, Sorana e a Niasi, porém surgiu uma notícia de que a prefeitura de TS desapropriou a área da Niasi e isso complica tudo, depois quero comentar com você sobre aquele terminal que fizeram, abraços.”
    Complementando o meu raciocínio, se essa obra realmente acontecer, provavelmente a desapropriação vai ser maior podendo incluir a Sambaiba e outras empresas menores na mesma área, e com isso incluir mais um pátio de manobras e manutenção e até mesmo uma expansão futura até o Embu das Artes ou Cotia.
    São só minhas elucubrações, abraços
    Gilberto JV-TS

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