Tatuzão da Linha 2-Verde avançou 230 metros e chegará em Vila Formosa em março

Tuneladora que escava em direção à Vila Prudente voltou a operar em 6 de janeiro após pausa inicial. Previsão de chegada foi revelada pelo governador Tarcísio de Freitas
Anéis montados pelo tatuzão para apoiá-lo no início da escavação (CMSP)

Enquanto o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) estava no canteiro de obras da futura estação PUC-Cardoso de Almeida (Linha 6-Laranja) na manhã desta quarta-feira (31), do outro lado da cidade o maior tatuzão já operado no Brasil seguia escavando na Zona Leste.

Tarcísio foi prestigiar a chegada do Tatuzão Sul, uma das duas máquinas que abrem os túneis da Linha 6, uma PPP em sociedade com a LinhaUni. Mas foi o próprio governador que chamou a atenção para o que ocorria longe dali.

Em meio ao discurso, o governador destacou o fato de São Paulo ter no momento três tuneladoras em atividade simultânea. Não se trata, no entanto, da primeira vez que isso ocorre já que a Linha 5-Lilás usou três equipamentos ao mesmo tempo, mas dois deles de menor porte.

A novidade foi a previsão que “Cora Coralina”, nome de batismo da tuneladora da Linha 2-Verde, chegará à futura estação Vila Formosa em março.

Quase no mesmo momento, o Metrô de São Paulo, que é responsável pela expansão da Linha 2 até a Penha, publicou em seu perfil em redes sociais que o tatuzão do consórcio CML2 já havia avançado 230 metros e que já se aproximava metade do caminho até sua primeira parada.

A localização da estação Vila Formosa e do Complexo Rapadura (Google)

Como mostramos aqui, o CML2 fez uma pausa nas escavações em meados de dezembro para montar o último módulo do TBM (Tunnel Bore Machine, como é conhecido em inglês).

Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

Após as festas de fim de ano, a tuneladora voltou à atividade em 6 de janeiro. A distância aproximada entre o Complexo Rapadura, de onde ela partiu, e Vila Formosa, seria de 650 metros, portanto, faltariam cerca de 400 metros para serem escavados.

Total
0
Shares
Antes de comentar, leia os termos de uso dos comentários, por favor
5 comments
  1. Começou em novembro de 23. Vai chegar à estação Vila Formosa em março de 2024, Qdo percorrerá aproximadamente 700 metros. Nessa velocidade, chegará a Estação Vila Prudente (um pouco mais de 4.000 metros) daqui 2 anos e meio aproximadamente. Essa tuneladora pode perfurar até 15 mts dia. Mas em pouco mais de 2 meses perfurou 230 metros pelas informações. Algo está errado. Teve 1 parada técnica, mas isso ñ acarretou tanto atraso, e, outras paradas técnicas ocorrerão. Terá que acelerar muito pra chegar em dezembro na Vila Prudente.

    1. Vlamir, no começo é mais lento mesmo e depois o ritmo vai aumentando. Essa expectativa de 15m por dia é bem arrojada mas pode ser factível no futuro. O tatuzão sul da linha 6-laranja é um exemplo, no primeiro trecho fez 5m/dia, no segundo já foi para 7, depois 9 e chegou a 13m/dia. Muita coisa pode acontecer no caminho, mas esse ritmo de 15m/dia acredito que seja somente se não houvesse nenhuma intercorrência em nenhum dia durante todo a escavação, cenário improvável. De toda forma, vamos acompanhar o ritmo e esse site faz um acompanhamento bem legal. veja a reportagem do tatuzão sul e o ótimo infográfico que o Ricardo Meier elabora:

      https://www.metrocptm.com.br/tatuzao-sul-da-linha-6-laranja-chega-a-estacao-puc-cardoso-de-almeida-nesta-quarta-31/

  2. em questões de *transporte*, Tarcisio recebeu a melhor herança que um governador poderia ter recebido, obras importantissímas que serão concluídas justo em ano de eleição

  3. Henrique Tomaz, Agradecendo suas informações. Sei que 15 mts. dia de perfuração seria o limite máximo, mas espero que 10 mts. dia/média seja bem razoável. Mas como vc disse, vamos acompanhar.

    1. No mínimo 5 m/dia em média (a qual já é calculada considerando as pausas/paradas necessárias para manutenção etc.) é possível sim manter; e, assim, a expectativa bem realista (e até um pouco pessimista), nesse caso, seria finalizar os túneis até a VSE Falchi Gianini, entre as estações Orfanato e Vila Prudente (já que o “shield” não irá até a Estação V. Prudente) no máximo até o 1⁰.sem./2026.

      Sendo assim, poderia sim entregar a 1ª fase no prazo.
      Mas atrasaria a entrega até Penha.

Comments are closed.

Previous Post

Audiência pública de concessão das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade deve ocorrer em maio

Next Post

Secretário de Tarcísio prevê Linha 6-Laranja abrindo parcialmente em abril de 2026

Related Posts